loader image
Pesquisar
Close this search box.

Tudo ficou mais caro, e agora? Confira dicas de como economizar!

Os últimos dias, desde a pandemia, tem sido difícil para inúmeros brasileiros. E foi justamente pensando nisso, que preparamos este artigo com ótimas dicas para você economizar. Leia e confira!

O preço dos produtos em geral aumentou muito nos últimos tempos não é mesmo? Entre eles: a gasolina, o gás de cozinha e diversos produtos alimentícios.

E como todos nós sabemos o povo brasileiro tem passado muita necessidade devido a diversos problemas financeiros que só pioraram com a pandemia do Covid-19. Pensando nisso, vale destacar as altas taxas de desemprego.

Como lidar com os aumentos?

Tudo ficou mais caro, e agora? confira dicas de como economizar!

No final do mês as contas têm ficado cada vez mais apertadas, os preços de todos os itens básicos para a subsistência tem sofrido um aumento significativo. Vale destacar o constante aumento da gasolina, que agrava e ameaçam o nosso bolso diariamente.

O combustível há poucos anos custava em média R$4,62 reais e agora está quase chegando a R$7, além de energia elétrica que aumentou 20,8%.

O consumidor está pagando o preço da inflação que neste ano chegou ao maior valor já registrado, portanto muitas vezes nos perguntamos o que podemos fazer para tentar economizar.

Para tentar te ajudar da melhor maneira possível e fazer com que você tenha algumas economias, separamos algumas dicas que estarão logo abaixo.

Dicas para economizar

Energia elétrica

A energia elétrica foi outro setor que também encareceu muito. Começamos o ano pagando muito caro pela conta de luz e de lá para cá o cenário não melhorou, pois sabemos que nosso país está em uma grande crise hídrica e com isso os valores da energia elétrica aumentaram muito.

Existem algumas formas que podemos adotar para reduzir o consumo de energia elétrica e, com isso, dar um descanso para o nosso bolso no final do mês.

  • Aproveite o máximo possível a luz natural do dia e assim você evita o uso de lâmpadas;
  • Deixe acumular bastante roupa para assim realizar a lavagem de uma vez, não sendo necessário utilizar a máquina de lavar todos os dias. Fique atento: Ela consome em média 0,5 kW hora a cada ciclo;
  • O chuveiro elétrico é outro grande inimigo da conta de luz, sempre que puder economize o máximo e não tome banhos demorados.

O governo federal criou um programa para incentivar aquelas pessoas que economizam no mínimo 10% de energia entre os meses de Setembro e Dezembro de 2021, quem atingir essa meta irá receber um bônus de 50 centavos por cada quilowatt-hora que consumir.

Gasolina 

Esse é outro assunto que ultimamente muitas pessoas estão falando que é o preço da gasolina, nos últimos tempos esse combustível aumentou demais o seu preço e isso tem prejudicado muitas pessoas que trabalham utilizando seu carro e sua moto ou até mesmo quem estava planejando uma viagem.

Uma boa saída para quem quer economizar gasolina, é substituir o carro pelo transporte público. Dessa forma, você consegue uma grande economia em determinado período, se você trabalha como táxi ou Uber, a dica que fica é acelere menos o seu carro e utilize marchas mais leves. 

Gêneros alimentícios 

Um alimento que teve seu aumento muito elevado, foi o arroz. Atualmente, encontramos este produto pelo preço de R $25 em alguns Supermercados, pacote de 5kg. Outro item que essencial a nossa subsistência é o café. Este, sofreu um aumento de cerca de 35% a 40% este ano.

Segundo estudos da Associação Brasileira da indústria de café, uma cesta básica está beirando os R $664 na capital gaúcha. Uma boa maneira de economizar é substituir alguns alimentos por outros que estejam em promoções.

Gás de cozinha

O gás de cozinha já foi reajustado 8 vezes esse ano, e não existe nenhuma dica que pode ser tão efetiva para mais economia do gás, mas podem ser utilizadas algumas formas de preparo mais rápidas.

  • Evite abrir a porta da cozinha, pois isso esfria o fogão e consome mais gás;
  • Sempre cozinhe com as panelas fechadas, pois assim os alimentos são preparados com mais rapidez e consome menos gás;
  • Outra dica é cortar os alimentos em pedaços pequenos, pois o cozimento se torna mais rápido, em caso de grãos deixe-os de molho em água potável em até um dia antes do cozimento.

Essas foram algumas dicas que nós trouxemos para você de como economizar e onde é possível realizar esses cortes de gastos, agora é com você!

Leia também: Nubank: Como cancelar uma conta em débito automático?