Planeja pedir um aumento ao seu chefe? Confira dicas de como agir!

Quer um aumento de salário, mas não sabe como falar isso para seu chefe? Não se preocupe! Siga nossas dicas e alcance o seu objetivo!
Planeja pedir um aumento ao seu chefe? confira dicas de como agir!

Muitas pessoas se sentem muito inseguras ao pedirem um aumento de salário. Acontece que falar sobre dinheiro é algo tido como tabu em nossa sociedade, pedir então, mais ainda.

Desse modo, o momento de pedir um aumento e a maneira de conduzir a conversa devem ser bem pensados, e não podem não deixar de acontecer.

Confira abaixo algumas dicas que separamos para ajudar você a começar a conversa com seu gestor e pedir o tão desejado aumento de salário. 

Publicidade

Quando pedir um aumento de salário?

Chefe prometeu aumento de salário e não cumpriu? Você pode ser indenizado |  Exame

A necessidade de pedir um aumento vem quando o funcionário sente que tem contribuído para a empresa, mas que a sua remuneração não está compatível com o que deveria ser.

Para ajudar a embasar seus argumentos, leve informações e dados sobre sua performance profissional nos últimos tempos. 

Como pedir aumento de salário?

É claro que não existe uma fórmula certa para essa conversa, muitas vezes, embaraçosa. Mas, trazer dados sobre suas conquistas e habilidades para a empresa nos últimos meses ajudará bastante. 

Mapa de carreira

Para início de conversa, é importante que você tenha planos para sua carreira em mente. O ser humano está em evolução a todo momento e esses planos podem mudar com o tempo.

Mas estabelecer um planejamento é saber bem onde você está e onde quer chegar. Sem planejar nada, você fica à mercê da sorte, o que acontecer está bom, e desse jeito, fica muito mais difícil atingir objetivos concretos.

Isso se aplica também a pedir um aumento de salário, pois este está diretamente relacionado à realização de seus sonhos e metas. 

Ter esse mapa da carreira é útil pois ajuda tanto a desenvolver argumentos para convencer seu superior, quanto para mostrá-lo que você merece reconhecimento e que o que está pedindo é justo. 

Veja, por exemplo, se você quer seguir carreira de gestor de times, é aconselhável desenvolver certas habilidades (soft skills), tais como escuta ativa, comunicação não-violenta e tipos de liderança. 

Ao apresentar tudo isso esquematizado, fica mais fácil mostrar as suas conquistas profissionais, provar que seu desenvolvimento está a todo vapor e criar uma argumentação que destaque suas qualidades. Interessante, não é mesmo?

Não só isso, mas o mapa da carreira te ajuda a mostrar à empresa que você é fundamental para ela e que ela pode se beneficiar com o seu trabalho. 


Encerra em 13:00

Cartão que pode te liberar R$ 250,00 de limite.

Mais de 75256 pessoas já solicitaram o seu

* Sujeito à análise de crédito.

Entretanto, você não precisa necessariamente mostrar esses planos de carreira ao gestor. Eles servem para você se basear para preparar um planejamento pessoal, profissional e financeiro, além de serem a sustentação de seus argumentos para o aumento de salário. Entendido?

Conheça o mercado

Recomendamos, também, conhecer o seu mercado de atuação e quanto os profissionais da sua área costumam ganhar. Afinal, se você estiver ganhando muito menos do que o resto, é uma situação injusta.

Saber disso pode valorizá-lo enquanto profissional perante seus superiores, dando uma sensação de que você é competente. 

Liste os argumentos que irá usar no momento de pedir o aumento. Algumas questões que podem ajudá-lo a construir seu raciocínio são:

  • Qual valor você gera para a empresa em que trabalha? 
  • Você trouxe inovações relevantes para os projetos dos quais fez parte?
  • Quanto você se desenvolveu desde que começou na empresa?

Prepare-se

Pode ser bem válido construir seus argumentos embasados nas questões acima, valorizando seus pontos fortes, mas não esqueça que você trabalha em equipe e que seu trabalho beneficia a todos que trabalham com você. 

Negocie

Estar preparado para negociar é fundamental na hora de pedir seu aumento. Isso inclui não tomar uma postura de ultimato, ameaçando pedir demissão caso receba um “não”.

Se o seu superior concordar em lhe dar o aumento e perguntar quanto você quer, o que você responderia? Essa é outra questão sobre a qual é pertinente pensar, pois vai ao encontro da capacidade da empresa. Será que ela teria suporte para dar o aumento que você quer?

Por isso a capacidade de negociar é importante. A sua proposta deve valorizá-lo enquanto profissional e também levar em conta a capacidade da empresa.

Esteja preparado para ter seu pedido negado. Pode ser também que o chefe deixe o pedido para um momento futuro. De qualquer forma, não seja impulsivo e foque no que fazer a partir disso.

Veja se realmente vale a pena pedir demissão ou se é melhor focar em novos projetos dentro da empresa mesmo. Seja como for, faça um bom planejamento da sua situação em geral para não fazer nada que se arrependa. 

Leia também: Digio: Instituição anuncia aceitação do Apple Pay; Veja como usar!

Procurando cartão…