Dicas para que você adquira seu primeiro cartão de crédito

Você ainda não possui cartão de crédito e, por isso, possui dúvidas quanto ao uso e funcionamento desta ferramenta? Então, você precisa urgentemente conferir nosso texto!
Dicas para que você adquira seu primeiro cartão de crédito

E quando chega um momento que a gente precisa de mais uma alternativa financeira, é necessário pesquisar para descobrir qual a melhor forma para que possamos realizar alguns planos ou até mesmo pagar algumas contas.

Encontramos, então, o cartão de crédito como uma dessas alternativas mais simples e seguras. Por isso, abaixo veremos como fazer o primeiro cartão de crédito.

O cartão de crédito: o que é e como funciona?

Cartão de crédito é opção de 62% da população para pagar contas - Economia  - R7 Economize

O cartão de crédito é um cartão de plástico que pode ou não conter um chip, na frente contém o nome do portador, data de vencimento e número do cartão e, no verso, um espaço para assinatura e um código verificador e a tarja magnética. 

Publicidade

Ele funciona como um cartão que possui um empréstimo feito pela instituição financeira ou Banco, chamada, nesse caso, de limite.

O limite é concedido com base no seu histórico financeiro, o qual você realiza compras à vista ou parcelado e possui um prazo de pagamento com datas preestabelecidas. O valor limite pode ir aumentando com o tempo e a utilização do cartão.

Quem pode solicitar um cartão de crédito?

Até o momento, só quem pode solicitar o cartão de crédito são pessoas maiores de 18 anos, além disso, o solicitante precisa ter o nome limpo sem nenhuma restrição e uma renda fixa.

Como solicitar o cartão de crédito?

Antes das dicas exatas, é importante salientar que a pessoa precisa ter 18 anos ou mais e a instituição irá realizar a análise de crédito para conceder ou não o limite.

Abaixo, estão as dicas que você pode seguir com o intuito de conseguir um cartão de crédito de maneira mais facilitada.

Uma dica forte importante é manter seus dados pessoais atualizados para alguma eventual consulta de alguma instituição financeira. Como por exemplo mudança de emprego ou aumento de salário.

Ademais, manter- se positivado no Serasa também é outro fato a se destacar, pois para autorização de limite a instituição financeira vai analisar seu score junto ao Serasa.

Se você vai solicitar seu primeiro cartão de crédito, temos uma ótima sugestão: o cartão do banco Inter. 

Se você já possui conta corrente nesta instituição, basta apenas solicitar o cartão e ativar a função crédito no aplicativo mesmo, e se não houver nenhum impedimento o crédito pré aprovado já estará liberado. 

Mas se você não tiver crédito pré aprovado por ser o seu primeiro cartão de crédito e assim não conseguir limite para ativar seu cartão, precisará esperar 90 dias para uma nova avaliação. O que é normal por motivo do banco não conseguir informações suficientes para essa modalidade de empréstimo.


Encerra em 13:00

Cartão que pode te liberar R$ 250,00 de limite.

Mais de 75256 pessoas já solicitaram o seu

* Sujeito à análise de crédito.

E para quem conseguiu habilitar a função crédito do cartão Inter? Quais os cuidados?

Em primeiro lugar, sempre ter em mente quanto realmente pode gastar dentro daquele limite disposto, pois se atrasar uma parcela do cartão poderá entrar em uma bola de neve e assim não conseguirá pagar devidamente. 

O ideal é gastar somente 30% do valor disponível do seu salário e se o limite disponível for bem maior tem que ter cuidado para não se exceder nas compras parceladas.

Evite o crédito rotativo! E uma dica muito importante, pois são os juros mais altos do mercado, podendo chegar até 16,9% em algumas instituições.

No banco Inter é cobrado 7,7%por exemplo. E além do crédito rotativo são contados multa por atraso e mora por dia.

Uma última dica para o pagamento do seu cartão de crédito: pague um valor entre o valor mínimo e máximo para evitar a multa por atraso. E depois faça um segundo pagamento utilizando o código de barras do boleto.

Quais os tipos de cartão de crédito?

Cartão universitário: este não possui necessidade de comprovação de renda, porém é necessário ficar de olho na cobrança de algumas taxas.

Cartão sem anuidade: normalmente oferecidas por empresas 100% digitais que não possuem custo de operação e por isso oferecem produtos de qualidade e com preço mais em conta.

Cartões de loja: também não possuem anuidade porém não oferecem limite alto e normalmente são restritos a utilização na própria loja.

Leia também: Cheque caução: Saiba o que é!

Procurando cartão…