Cheque caução: Saiba o que é!

Você já ouviu falar em cheque caução, mas não sabe o que significa? Não se preocupe! Preparamos este artigo especialmente para esclarecer suas possíveis dúvidas sobre o assunto.
Cheque caução: saiba o que é!

Primeiramente, é importante dividir para entender. Cheque é simplesmente um mini documento que autoriza o pagamento a outra pessoa com data pré estipulada. 

Cheque caução

Já o cheque caução é uma alternativa quando o locatário não possui fiador, então o cheque pode ser utilizado como garantia de pagamento.

Você sabe o que é cheque caução? - Konkero

Já o caução é o valor que você precisa fornecer a alguém ou alguma instituição como garantia de pagamento para a reserva de alguma coisa, como por exemplo: um imóvel para alugar ou outras finalidades.

Publicidade

Então, o cheque caução é o documento que garante o pagamento de um valor pré estipulado por uma empresa para que alguma pessoa possa locar um imóvel ou veículo.

Como preencher um cheque caução?

Utilizar somente caneta azul ou preta, pois na leitura do cheque na máquina de scanner essas cores ficam legíveis.

Preencher o valor de maneira numérica R$ 500,00 e depois preencher por extenso: quinhentos reais.

Escrever também na folha do cheque o nome do beneficiário e em seguida “não á ordem”, para que fique garantido que esse cheque não seja repassado a terceiros ou em caso de furto esse não seja descontado indevidamente.

Colocar a data para desconto e assim deixar como aviso, já que foi a data combinada, mas vale ressaltar que este fato não impede do cheque ser descontado em outra data, infelizmente.

Todavia, ajuda para que a empresa não se engane em caso de necessitar utilizar o cheque caução.

Como fazer um cheque caução?

Hoje em dia esse método não é o mais seguro, mas, caso precise utilizar, preste atenção na forma mais segura:

Basicamente, você deve preencher o cheque com o valor solicitado, fazer ele nominal, se possível, para que não ocorra possíveis repasses a terceiros, colocar no verso do cheque que se trata de um cheque caução e avisar ao seu banco que está fornecendo esse tipo de cheque.

O porquê de fazer?

Normalmente é utilizado como garantia de pagamento de um bem, produto ou serviço. E é importante ressaltar que o cheque só poderá ser descontado se o compromisso de pagamento estipulado não for respeitado.

Esse cheque é comum em negociações de imóveis e ou veículos.


Encerra em 13:00

Cartão que pode te liberar R$ 250,00 de limite.

Mais de 75256 pessoas já solicitaram o seu

* Sujeito à análise de crédito.

Para que serve um cheque caução?

Para o aluguel de uma residência a Imobiliária ou o proprietário pode solicitar o cheque caução;

É solicitado caso o locatário não cumpra os devidos pagamentos ou saia da residência antes do tempo mínimo estipulado no contrato ou até mesmo entregue o imóvel com danos. 

No caso de Imobiliária eles podem solicitar até três meses de aluguel, amparados por lei.

Pode ser aplicado também ao aluguel de um veículo, o locador solicita esse cheque no momento da locação. E o cheque é entregue à locadora no momento que alugar. 

Se caso o locador não realizar a entrega do veículo ou se envolver em algum acidente a locadora poderá descontar o cheque.

Quando fazer um cheque caução? 

O momento de fazer pode ser quando for solicitado pela empresa ou pessoa a que você vai realizar uma negociação, normalmente um contrato de aluguel.

Quem pode fazer?

Qualquer pessoa com conta em algum banco que possua uma reserva em dinheiro e que esteja ciente que vai precisar solicitar um talão, precisando assim saber que se você tem acesso a essa modalidade, é importante também ter conhecimento de que esse talão vai gerar encargos.

Depósito do cheque caução 

A empresa, em situações previstas em contrato, pode depositar o cheque. No momento do depósito ou saque o cheque precisa estar identificado com data prevista correta, é importante estar identificado no verso como cheque caução.

Porém o banco não é responsável caso esse cheque porventura não esteja identificado, dessa forma, ele poderá ser descontado normalmente. 

Em casos em que ele tenha sido depositado indevidamente, o dono do cheque poderá protestar junto à defesa do consumidor. 

Mas se a empresa depositar o cheque e não houver fundos, a situação acarretará em protesto da empresa e o locatário ficará com o nome no SPC.

Recibo ou contrato

É importante mencionar também que, exigir o recibo ou contrato com todas as informações pré acordadas na emissão do cheque caução é fator indispensável.

Leia também: Inter Weeki 2021: Saiba como conseguir um cartão Black do Banco Inter

Procurando cartão…