Já ouviu falar sobre o novo recurso do WhatsApp, mas não sabe como utilizá-lo? Preparamos um textinho especial para esclarecer possíveis dúvidas sobre o assunto, vem conferir!

Publicidade
Whatsapp pay: veja como funciona este novo recurso do app!

O novo recurso do WhatsApp promete ser muito prático e útil aos seus usuários, a nova função de fazer e receber pagamentos está chamando a atenção de todos.

Publicidade

Você já pensou em pagar ou receber dinheiro como se estivesse enviando uma mensagem de texto, um áudio ou um arquivo com foto? Esta nova maneira de mexer com seu dinheiro, é uma opção que o WhatsApp Pay está propondo.

Afinal, como funciona esse recurso? Fique atento às próximas informações

Whatsapp pay: veja como funciona este novo recurso do app!

O WhatsApp lançou um novo serviço aos seus usuários de conta, que veio para mudar de vez o seu conceito sobre como enviar e receber pagamentos de forma prática e ágil. A proposta desse recurso, é fazer com que você consiga realizar pagamentos rapidamente como se estivesse enviando uma mensagem.

Disponível desde 2020, o WhatsApp Pay foi suspenso no Brasil pelo Banco Central para que fosse realizada uma consulta quanto a segurança do serviço oferecido. Contudo, logo após foi aprovado seu funcionamento novamente em território brasileiro.

A base da proposta do serviço Pay é simples de entender, para utilizá-lo,  basta você configurar um cartão de débito e a partir daí você já fará parte dessa nova era de pagamentos.

Com essa inovação, fica mais fácil realizar pagamentos sem burocracia e sem demora com aplicativos de bancos que, na maioria das vezes, são ineficientes e apresentam problemas quando acessados.

Saiba mais sobre a segurança do serviço WhatsApp Pay

Esse serviço foi analisado pelo Banco Central do Brasil, todavia, sempre ficamos com o pé atrás quando o assunto se trata do nosso dinheiro.

Publicidade

Por isso, preparamos informações para você perder de vez o medo de acessar e de usufruir  deste novo recurso.

Primeiramente, para ter acesso ao serviço, você deve ter conta em um dos bancos que aceitam e disponibilizam o serviço, um cartão de débito e ter uma conta no Facebook Pay, que é o responsável pela movimentação de pagamentos no WhatsApp Pay.

Publicidade

Outro fator importante, é que o WhatsApp não tem acesso ao dinheiro que você está enviando e nem as informações da sua conta bancária, o que mostra mais uma vez que o serviço preza pela segurança de seus usuários. 

As informações são protegidas com sistema de segurança criptografia de ponta a ponta. E além disso, o serviço proporciona entrada com código PIN ou identificação por meio da biometria.   

Acessando o WhatsApp Pay

Você deve ter instalado o aplicativo WhatsApp no seu dispositivo móvel Android ou IOS, a partir daí verifique se tem alguma atualização disponível para o App na loja de aplicativos do sistema, se tiver, instale.

Após isso, veja se seu banco aceitou o serviço do WhatsApp Pay, abaixo está a lista dos bancos que permitem o acesso aos seus clientes.

  • Banco do Brasil
  • Bradesco
  • Nubank
  • Inter;
  • Itaú;
  • Next;
  • Woop (conta digital);
  • Mercado Pago (carteira digital);
  • Sicred;

Outro requisito para utilizar o serviço é que o usuário deve ser maior de 18 anos.

Passo a passo para acessar o serviço

Abra seu aplicativo, entre em alguma conversa com um contato,( pode ser qualquer conversa), entre na opção do clipe, (mesmo lugar onde você entra para enviar algum arquivo) e escolha a opção pagamento.

O acesso também está disponível nos três pontinhos (android) quando você está na tela inicial do app ou em “Ajustes”(IOS), neste caso você seleciona a opção “ Pagamentos”.

Logo após, você verá que o WhatsApp Pay vai mostrar uma tela com configurações para cadastrar algum meio de pagamento. 

Nesta tela, será necessário inserir suas informações, (nome completo,CPF e telefone), além dos dados do meio de pagamento (cartão de débito).

Na próxima e última etapa, basta esperar o código de confirmação que lhe será enviado por SMS ou verificar no seu endereço de e-mail ou ainda no app do seu banco.

Pronto, você já é um usuário ativo do WhatsApp Pay e pode receber e realizar pagamentos quando quiser. Abaixo, terá mais informações de como utilizar o serviço, você verá que é bem simples e direto.  

Realizando pagamentos

Para fazer pagamentos via WhatsApp Pay é muito simples, por isso essa proposta tem ganhado cada vez mais força, principalmente nos dias corridos em que não abrimos mão de praticidade e agilidade.

Confira o passo a passo de como usar o serviço:

  • Inicialmente você deve acessar a conversa com o contato que quer enviar o dinheiro, logo após clique no clipe de papel, (aquele mesmo que você usa para enviar outros arquivos).
  • Clique na opção de pagamento e digite o valor desejado para enviar ou receber.
  • Você também pode enviar junto um texto para o seu destinatário, caso seja desejar, é como se fosse uma descrição do pagamento, ou qualquer outra observação que queira incluir junto ao envio.
  • Depois você deve escolher a forma de pagamento que deseja, dentre as que estiverem disponíveis, no caso as formas que você cadastrou no Facebook Pay.
  • Confirme os dados, se estão todos corretos, estando tudo certo, basta somente confirmar a operação, digitando o PIN que você cadastrou no Facebook Pay.
  • Feito isso, você fez seu pagamento e o dinheiro chegará na mesma hora ao destinatário. 

Viu só como é fácil de utilizar o WhatsApp Pay?  Vale a pena tirar um tempinho do seu dia para fazer o cadastro do seu cartão de débito no app e aproveitar essa nova ferramenta, oferecida pelo WhatsApp, que está revolucionando o mundo financeiro.

Pronto!!  Agora você faz parte da nova forma de pagamento da atualidade. Mas vale ressaltar que existem limites quanto ao uso da ferramenta, somente pode ser enviado R $1.000,00 por transação e no máximo R $5.000,00 por mês.

E também tem um limite máximo de transações diárias: é permitida no máximo 20 transações por dia no WhatsApp Pay. Lembrando que os pagamentos só podem ser feitos dentro do Brasil.

Os bancos dos usuários podem estabelecer limites para envios e recebimentos, algo que pode ser justificado como mais um recurso de proteção ao seu dinheiro e à sua conta bancária.

Leia também: Jogos online: Veja como ganhar dinheiro com os melhores!

Share