As carteiras digitais são uma grande inovação no mercado financeiro, pois elas facilitam muito o dia a dia das pessoas. Para saber mais sobre elas, leia nosso texto!

Publicidade
Tudo o que você precisa saber sobre as carteiras digitais

Hoje em dia podemos fazer muitas coisas através do nosso celular, sem precisar sair de casa, encarar filas, entre outros. 

Publicidade

É claro que com tantos avanços tecnológicos a área financeira acabou se adaptando a esta nova realidade e hoje é possível usar o seu celular para realizar pagamentos e transferências, por exemplo. 

Este é o caso das carteiras digitais, hoje nós falaremos tudo o que você precisa saber sobre este serviço que frequentemente é oferecido pelos bancos digitais. 

O que são carteiras digitais?

Tudo o que você precisa saber sobre as carteiras digitais

As carteiras digitais são uma forma bastante simples de gerir o seu dinheiro, de maneira virtual usando apenas o seu celular. 

Elas funcionam, basicamente, como uma carteira onde você guarda o seu dinheiro e é possível usá-lo para realizar pagamentos. 

No entanto, a grande diferença é que tudo acontece de maneira virtual, ou seja, você não precisa sacar o seu dinheiro ou guardá-lo na sua carteira. Todas estas transações podem ser realizadas de maneira bastante descomplicada através de um aplicativo de celular. 

Existem algumas variações de acordo com cada instituição financeira, mas geralmente as carteiras digitais funcionam através de aplicativos de celular. 

Publicidade

Essa tecnologia permite que o seu smartphone se torne um dispositivo apto para a realização de pagamentos. 

Então o aplicativo funciona como se fosse a sua carteira, o saldo disponível seria o seu dinheiro e é possível usá-lo da mesma maneira que você usaria o seu dinheiro físico.

Publicidade

Mas com o tempo as carteiras digitais acabaram crescendo e hoje elas oferecem ainda mais serviços e possibilidades, portanto você pode usar a carteira digital de diferentes formas.  

Mas, é importante lembrar que as carteiras digitais são diferentes das contas digitais. Alguns bancos e cartões oferecem a alternativa de conta digital, mas não oferecem a alternativa de carteira. 

Enquanto as contas digitais permitem que você gerencie o seu dinheiro de forma online, a carteira digital é um meio de pagamento e transações através da internet que não necessariamente precisa estar ligada a um banco. 

Portanto as carteiras digitais são direcionadas para a realização de pagamentos, sendo possível fazer isso de forma offline!

Um exemplo de carteira digital é o PayPal, onde você pode cadastrar cartões e contas tanto de bancos digitais quanto de bancos tradicionais. 

Como funcionam as carteiras digitais  

Agora que você já sabe o que são as carteiras digitais, é hora de entender melhor como elas funcionam na prática!

É importante entender que basicamente a tecnologia usada pelas carteiras digitais é a tokenização, uma tecnologia que transforma os dados cadastrados no momento em que você realiza a solicitação do seu cartão em um código. 

Este código é chamado de Token e ele fica armazenado no seu dispositivo e é isso que permite que você realize pagamentos por aproximação com o seu celular. 

Quando você realiza a aproximação do seu smartphone a um terminal habilitado, os seus dados são transmitidos para este terminal e isso permite a realização do pagamento. 

Uma outra maneira de realizar pagamentos utilizando a sua carteira digital é através de um QR code gerado pelo vendedor. 

Neste caso o processo é muito simples e a maioria das pessoas já conhece: basta apontar a câmera do seu celular para o QR code para realizar o pagamento. 

Essa tecnologia permite que você use apenas o seu smartphone para realizar pagamentos, uma grande facilidade para o seu dia-a-dia. 

Além disso, não é preciso substituir totalmente a sua carteira física, mas imagine que você esqueceu a sua carteira em casa, com a carteira digital isso não é um problema já que você pode usá-la para realizar pagamento sem problema. 

Elas são seguras?

Embora muitas pessoas desconfiem da segurança das carteiras digitais, elas são muito seguras!

Podemos dizer que este modelo é muito mais seguro do que o dinheiro físico ou cartões físicos que você carrega em uma carteira tradicional. 

A tecnologia tem se mostrado uma grande aliada na garantia da nossa segurança e as carteiras digitais cumprem bem este papel, preservando a segurança dos nossos dados. 

O processo de pagamento com a carteira digital é muito mais seguro, afinal de contas você não precisa apresentar o seu cartão, por exemplo, e isso diminui as chances de seus dados serem clonados. 

Além disso, as suas informações ficam criptografadas, ou seja, é muito mais difícil sofrer com o vazamento de dados em transações online. 

Nos processos em que você simplesmente aponta o seu smartphone para uma maquininha, por exemplo, a segurança também está garantida já que as suas informações estão todas criptografadas, sendo muito mais difícil decifrá-las. 

As carteiras digitais são seguras, não há motivos para temer esta tecnologia! Mas além da segurança elas ainda possuem outras vantagens que você precisa conhecer!

Vantagens de se ter uma carteira digital 

As carteiras digitais oferecem muitas vantagens, são muito mais práticas e seguras do que você pode imaginar. Mas elas ainda possuem muitas outras vantagens que garantem o seu sucesso. 

Certamente a maior vantagem que as carteiras digitais proporcionam é a praticidade no seu cotidiano, a facilidade de realizar pagamentos de forma muito rápida e simples. 

Além de todos os benefícios de contar com uma carteira 100% digital, que permite que você otimize o seu tempo na hora de realizar pagamentos, podemos considerar que a segurança é um dos pontos fortes das carteiras digitais. 

Lembre-se que as carteiras convencionais não possuem senha, já o seu smartphone é protegido por senha assim como o aplicativo da carteira!

Na hora de realizar as transações as carteiras digitais também possuem mais segurança, já que utilizam tecnologias que garantem a segurança dos seus dados!

Mas as vantagens não param por aí, é claro, você ainda pode usar toda esta tecnologia sem pagar nada por isso. Ou seja, não é preciso pagar nenhuma taxa para usar a sua carteira digital. 

No entanto, é preciso adicionar crédito a esta carteira para realizar os pagamentos que deseja. 

As carteiras digitais tem se popularizado cada vez mais e tudo indica que a tendência é crescer ainda mais, definitivamente esta é uma tecnologia que veio para ficar. 

Isso demonstra que este é um serviço bastante vantajoso em que você consegue exercer um controle de gastos muito maior, tendo tudo ao alcance das suas mãos. 

Conheça algumas carteiras que oferecem cartões de crédito

O Ame e o PicPay começaram os seus serviços como meras carteiras digitais, no entanto, recentemente passaram a oferecer cartão de crédito para os seus clientes e para a sua sorte, nós temos textos falando sobre essas maravilhas, para conhecê-los clique nos botões abaixo!

Share