Todos os beneficiários do Auxílio Brasil vão ganhar o novo cartão?

Leia o texto abaixo e descubra se todos os beneficiários do Auxílio Brasil vão ganhar o novo cartão!

Recentemente, foi anunciado que o cartão do Bolsa Família, que estava permitindo apenas o saque dos benefícios, vai sair de circulação e ser substituído pelo novo cartão do Auxílio Brasil, o que vai facilitar muito a vida dos beneficiários.

Apesar disso, muitas pessoas ainda estão se questionando se todos os beneficiários do programa irão receber automaticamente o cartão ou se há a necessidade de solicitação. É exatamente isso que iremos te responder agora!

Por que a introdução de um novo cartão?

cartao auxilio brasil

Com a proximidade das eleições, alguns projetos que anteriormente estavam pendentes começaram a tomar forma, dentre elas a emissão e distribuição dos cartões do Auxílio Brasil, que estão sendo prometidos para os beneficiários desde janeiro de 2022.

Publicidade

Apesar disso, desde o final de junho algumas famílias já começaram a receber os novos cartões referentes ao Auxílio Brasil, mas não se preocupe que, para quem tem o cartão do Bolsa Família, ele vai continuar sendo válido com as suas funções mais reduzidas, mas ainda assim excelente para quem precisa.

O Auxílio Brasil foi criado em novembro de 2021, como uma forma de substituir o Bolsa Família, programa social criado durante o governo do ex-presidente Lula. Desde a criação deste novo programa, mais de 14 milhões de famílias já foram redirecionadas.

Todas as pessoas que recebem o benefício irão ter direito ao programa?

Infelizmente, não temos boas notícias referentes a emissão e distribuição do cartão do Auxílio Brasil. O novo cartão contará com um chip, permitindo a realização de compras no débito, mas não oferece a possibilidade de realizar pagamentos por aproximação e nem será ofertado para todas as famílias beneficiárias do programa.

Segundo as informações que foram divulgadas, o cartão será distribuído, inicialmente, para famílias que recebem o benefício por meio de poupança social digital. 

A prioridade será, principalmente, para as famílias de cidades que não contam com nenhum ponto de pagamento da Caixa Econômica Federal ou que contam com poucos para uma grande quantidade de pessoas.

Mais informações sobre o cartão e suas formas de utilização

Falando mais especificamente sobre o cartão em si, não existe a necessidade de realizar a sua solicitação, visto que está sendo escolhido para quem e em que quantidade será distribuído. 

Além disso, o novo cartão conta com uma tecnologia diferente no seu chip, que é mais segura e evita clonagens. Dentre os serviços que são disponibilizados para os usuários, referentes ao cartão e a conta, destacam-se:

  • Pagamento de compras na função débito;
  • Dois saques por mês em terminal de autoatendimento, unidade lotérica e/ou correspondente Caixa Aqui;
  • Dois saques em bancos 24h por mês;
  • Três transferências para contas de outros bancos por mês;
  • Transferências ilimitadas para contas da Caixa;
  • Transferências e recebimentos ilimitados via Pix.

Depois que você receber o seu cartão do Auxílio Brasil, será preciso realizar o cadastro da sua senha para conseguir utilizar as funcionalidades, visto que ele não conta com a tecnologia de pagamento por aproximação.

O cadastramento da senha deve ser realizado nas agências da Caixa, nas lotéricas ou por meio do aplicativo Caixa Tem (disponível para Android e iOS).

Procurando cartão…