Taxa Selic sobre para 13,25%: como fica o seu dinheiro agora?

Taxa Selic sobre para 13,25%: Leia o nosso texto abaixo e descubra como fica o seu dinheiro agora!

Pelo menos uma vez ao longo da sua vida você já deve ter ouvido a palavra Selic introduzida em alguma conversa e, na realidade, ela é muito mais importante do que você imagina, pois tem grande influência na economia do nosso país.

Recentemente, a taxa Selic subiu para 13,25%, beirando um dos valores mais altos que já tivemos e muitas pessoas estão se questionando o que essa mudança afeta no seu dinheiro. Leia os próximos tópicos para entender melhor!

O que é a Taxa Selic?

maxresdefault 37

A Selic é a taxa básica de juros da economia e é um instrumento controlado pelo Banco Central como uma forma de estabilizar a inflação que, como você já deve ter ouvido falar, também não para de subir nos últimos meses. 

Publicidade

A Taxa Selic tem influência ativa em todos os tipos de juros do nosso país, indo desde os juros de empréstimos e financiamentos até os juros rendidos em aplicações financeiras e, por conta disso, muitas pessoas estão se questionando o que essa nova subida irá afetar nas suas aplicações.

É importante ressaltar que essa é a 11ª vez seguida que o Comitê da Política Monetária aumenta a Taxa Selic para realizar o controle da inflação, dessa forma, temos um dos valores mais altos desde o ano de 2017. 

Afinal, em 2021 o valor da taxa era de apenas 2%. Historicamente, a Taxa Selic mais alta que já presenciamos no Brasil foi de 14,25%

Como a Taxa Selic tem ligação direta com a inflação, não poderíamos deixar de comentar que, em um ano, tivemos uma suba de 11,73%. Apesar da situação parecer desesperadora, a projeção é que 2022 deve terminar com a Taxa Selic em 13,25%.

Como a Taxa Selic pode afetar o seu dinheiro atualmente?

O aumento dos juros acaba gerando uma reação em cadeia, que faz com que os empréstimos se tornem mais caros e, por conta da baixa procura, faz com que os preços caiam e isso acaba sendo visto em diversos outros fatores do nosso dia a dia, incluindo o rendimento dos nossos investimentos.

Atualmente, o único público que consegue ter um rendimento favorável com o aumento da Taxa Selic são as pessoas que investem em renda fixa, sendo alguns tipos de investimentos que estão diretamente ligados à Taxa Selic. Nestes casos, destacam-se os Certificados de Depósito Bancário (CDB) e o Tesouro Selic.

Os juros maiores podem afetar outras áreas da vida?

Comentamos anteriormente que os juros maiores acabam reduzindo a procura por empréstimos e financiamentos de crédito, mas, afinal, existem outras áreas da nossa vida que também são afetadas por conta dessa subida?

No geral, os juros do seu cartão de crédito ou do parcelamento de um boleto acabam ficando bem maiores e podem afetar consideravelmente o bolso de quem não está preparado financeiramente. 

Além disso, as empresas também acabam gerando menos empregos por conta das taxas que devem ser pagas para outras instituições financeiras, o que não deixa dinheiro para novas contratações.

Procurando cartão…