Você com certeza já ouviu falar no Score Serasa, mas você sabe qual a real importância dele em sua vida? Não?! Então, leia o nosso texto e descubre

Publicidade
Score serasa: saiba tudo o que precisa sobre essa ferramenta!

Inúmeras são as instituições financeiras que negam a liberação de cartões de crédito, financiamentos e até empréstimos a diversos clientes, com a justificativa de que aquele consumidor possui baixa pontuação no Score Serasa e, por isso, não atende às exigências de linha de crédito necessárias.

Publicidade

Todavia, muitas pessoas desconhecem o que significa o Score Serasa e como ele é definido. Considerando a necessidade de esclarecimento de tal fato, preparamos este artigo para você, leitor e consumidor, que deseja inteirar-se sobre o assunto. Basta apenas ler nosso texto na íntegra!

Saiba tudo sobre o Score Serasa

Score serasa: saiba tudo o que precisa sobre essa ferramenta!

O Score se refere a uma pontuação que é calculada pela Serasa e que vai de 0 a 1000 pontos. Esta é uma das principais e mais importantes ferramentas utilizadas por várias empresas e instituições bancárias para determinar o limite de crédito ou ainda, conceder ou negar, este, ao consumidor.

A pontuação é dividida em três partes, são elas: baixo risco, médio risco e alto risco, além disso, cada uma delas é composta por uma cor.

Se a pontuação do seu Score Serasa estiver entre 0 e 300, você estará compondo a aba da cor vermelha e estará sendo classificado como um consumidor que possui alto risco de não cumprir com suas obrigações financeiras e de, possivelmente, cometer inadimplências no que se refere ao pagamento das suas dívidas.

Mas se sua pontuação estiver entre 301 e 700 sua cor será a amarela e a Serasa estará assegurando às empresas, que o risco de você não pagar suas dívidas é médio. Já pessoas com a pontuação entre 701 e 1000, possuirão a cor verde como destaque e serão classificadas como os melhores perfis de consumidores do mercado. 

Como fazer a consulta ao Score Serasa

Após as informações acima, você deve ter ficado um pouco curioso e com certeza quer saber como deve fazer para consultar seu Score, não é mesmo? Mas a boa notícia é que a consulta pode ser feita de forma inteiramente gratuita, através do site ou do aplicativo Serasa. 

Publicidade

Para realizar a consulta através do site clique aqui. Mas se você desejar, também poderá fazer o download do aplicativo Serasa diretamente no seu smartphone, o aplicativo está disponível para o sistema Android e iOS. Após realizar o seu cadastro, será possível consultar a sua pontuação no Score Serasa.

Fatores que podem influenciar no aumento ou diminuição do Score Serasa

Depois de ter consultado o seu Score, satisfeito ou não com o que você viu, uma das suas dúvidas, com certeza, é a respeito de quais são os fatores que influenciam no aumento e/ou na diminuição da sua pontuação.

Publicidade

Como já citado, a pontuação é calculada pela Serasa. Entretanto, a empresa considera várias diretrizes do seu perfil, para que finalmente seu Score Serasa seja determinado.

A primeira delas é, indiscutivelmente, o pagamento e a regularização de contas em dia, sempre dentro do prazo. Evitar atrasos ou longos parcelamentos com juros que levem seu CPF a ficar negativado, é uma boa escolha.

Se possível, tente pagar suas contas sempre no débito automático, é uma forma prática e bem pontual na hora de quitar as dívidas, isso inclui contas de luz, água, cartão de crédito, planos de operadoras telefônicas, entre outras. 

Evite a utilização do cheque especial.  De acordo com a Serasa essa atitude é considerada, na maioria das vezes, um grande risco de endividamento. 

Além disso, a busca descontrolada por linhas de crédito em várias instituições financeiras, também é vista como algo negativo e que pode diminuir o Score, pelo fato de, em um curto período de tempo, seu CPF ser consultado por diversas empresas.

Em situações em que você esteja com o nome negativado, o mais recomendável é quitar as dívidas e assim regularizar seu CPF o mais breve possível. Ao fazer isso, a Serasa entenderá que você está preocupado em melhorar sua saúde financeira.

Conheça o Cadastro Positivo

O Cadastro Positivo se caracteriza como mais uma das opções de aumento do Score. Ele pode ser definido como um currículo financeiro ou ainda um banco de dados do consumidor.

E o melhor! Você pode aderir a este recurso sem nenhum custo, basta fazer a solicitação através do site ou do aplicativo da Serasa. Mas você ainda deve estar se perguntando de que forma o Cadastro Positivo é constituído, não se preocupe! Te esclarecemos agora mesmo, como tudo funciona.

No cadastro positivo constarão todas as suas informações de consumidor, elas irão compor uma espécie de histórico de pagamentos de todas as contas que estão ligadas ao seu nome e CPF, incluindo as contas atuais e também futuras, como luz, telefone, água, gás, empréstimos, cartões de crédito, etc.

Ao efetuar o pagamento da sua conta de luz ou de qualquer outra conta antes do vencimento e sem acréscimo de juros, você receberá, através do Cadastro Positivo, uma pontuação para o seu Score.

Isto serve também para a quitação das demais contas antes do vencimento. Dessa forma, seu perfil será sempre muito bem visto pela Serasa e seu Score estará cada vez mais alto,  além disso, também existe uma outra vantagem em se manter no Cadastro Positivo.

Como ele possui todo um histórico financeiro do consumidor, as possibilidades de linha de crédito se multiplicam, pois o cadastro realiza, de forma automática, uma maior inclusão financeira do cliente no mercado.

Embora seja um pouco difícil, também é possível que algumas pessoas consigam empréstimos ou ótimos limites em cartões de crédito, mesmo estando negativados ou com uma baixa pontuação no Score.

Entretanto, este fato não é muito recorrente. A justificativa para isso é que, ainda que seja habitual que diversas empresas recorram ao Score para a liberação de linhas de crédito, cada instituição possui critérios e políticas próprias na realização de negócios.

Ademais, além da consulta a Serasa também existem outras informações pessoais do futuro cliente que podem ser tomadas para a análise e fazerem diferença. Tudo dependerá das exigências solicitadas por cada corporação.

Mas, a melhor alternativa sempre será tentar cumprir com as obrigações financeiras dentro do prazo estabelecido, com isso, seus relacionamentos com instituições bancárias e demais empresas será bem mais produtivo, tanto para você cliente, quanto para o credor.

Você também precisa conhecer outras promoções que o Serasa disponibiliza para os seus clientes, sendo o Serasa Limpa Nome, que auxilia você a pagar todas as suas dívidas. Clique no botão abaixo e fique sabendo tudo sobre!

Share