Saiba tudo sobre empréstimos para MEI

Leia o texto abaixo e saiba tudo sobre empréstimos para MEI!
Empréstimo mei: saiba como solicitar o seu

Os pequenos empresários que possuem MEI podem sofrer um tanto quanto no mercado. Isto porque as taxas de juros não costumam ser baixas. 

E, neste cenário, é preciso que os microempreendedores saibam como usar os serviços de crédito ao seu favor. 

Os empréstimos podem ser uma importante estratégia, que permite que um dinheiro extra garanta o crescimento do negócio.  Embora contratar empréstimos não seja algo tão simples e para isso, os empresários devem ter clareza de seus objetivos e possibilidades de arcar com a dívida, quando bem planejado e utilizado o empréstimo pode ser uma boa saída. 

Publicidade

A seguir nós iremos te dar algumas dicas para contratar um bom empréstimo para MEI, confira:

Empréstimo para MEI: o que são

Empréstimo mei: saiba como solicitar o seu

Os empréstimos são um serviço de crédito bastante comum nas instituições financeiras, sejam eles destinados a pessoas físicas ou jurídicas. E, no caso dos MEIs não é diferente, é possível encontrar muitas opções no mercado. 

E as razões dos microempreendedores para buscar os empréstimos disponíveis são as mais variadas. 

De modo geral o empréstimo para MEI é bastante semelhante ao empréstimo pessoal, no entanto ele possui algumas particularidades que precisam ser observadas pelos clientes. 

Vale lembrar que, para os microempresários que possuem MEI pode haver uma dificuldade maior de comprovar sua renda para a Receita Federal. 

Em consequência disso a solicitação de crédito, seja no caso do empréstimo ou ainda cartão de crédito, a dificuldade de ingressar nos serviços de crédito dos  bancos e instituições financeiras pode aumentar muito nestes casos. 

Como consequência disso, os juros cobrados dos microempresários podem acabar aumentando muito, e isso torna a possibilidade de solicitar um empréstimo menos vantajoso nestes casos. 

É importante que o MEI que deseje solicitar um empréstimo nesta modalidade tenha em mãos seu extrato bancário dos últimos 90 dias, que será apresentado no momento da solicitação e assim ele poderá comprovar a sua média de rendimentos mensais. 

Mas, um problema desta modalidade é o fato do empréstimo ser solicitado através do CPF do cliente, não do CNPJ, como seria o habitual para empréstimos desta modalidade. 

Ou seja, os MEIs acabam contratando um empréstimo da modalidade de crédito para pessoa física e não para pessoa jurídica. Essa característica pode acabar fazendo uma enorme diferença para o bolso do empresário. 


Encerra em 13:00

Cartão que pode te liberar R$ 250,00 de limite.

Mais de 75256 pessoas já solicitaram o seu

* Sujeito à análise de crédito.

Como funciona o empréstimo voltado para MEI

Antes de solicitar um empréstimo para MEI é importante que o cliente saiba as principais regras e o funcionamento do empréstimo. 

Em primeiro lugar, para realizar a solicitação do MEI será necessário comprovar que o dinheiro solicitado será voltado para atividades da empresa e não para fins pessoais. 

Além disso, vale ressaltar que as taxas cobradas de microempreendedores individuais são bastante inferiores às cobradas nos empréstimos pessoais. 

No entanto, vale lembrar que as regras e funcionamento do empréstimo da modalidade oferecida para os MEIs podem variar de acordo com cada instituição financeira, portanto para ter acesso a informações completas, é preciso acessar o site ou ir até a agência física. 

Quais documentos são necessários para solicitar o empréstimo 

Os clientes microempresários que desejam solicitar o empréstimo de modalidade MEI precisam ter os seguintes documentos em mãos:

  • Comprovante de Residência atualizado, dos últimos 3 meses;
  • CPF;
  • RG;
  • Certificado MEI;
  • Um plano de investimento no qual esteja demonstrado qual será a funcionalidade do empréstimo em sua empresa/negócio;
  • Comprovante de renda da empresa e comprovante de renda pessoal.

Quem pode fazer o empréstimo voltado para MEIs?

De modo geral o cliente que deseja contratar um empréstimo desta modalidade precisa ter um CNPJ ativo, para desta maneira acessar a modalidade. 

Mas se você ainda não formalizou a situação do seu negócio não se preocupe, pois a formalização pode ser realizada rapidamente e o melhor, sem sair de casa, direto no Portal do Empreendedor.

Conseguindo o empréstimo para Microempreendedores

Se você está procurando por empréstimos nesta modalidade, saiba que é possível encontrar diversas instituições financeiras que oferecem crédito para MEI.  

Entre eles estão  BNDES, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil. Mas a lista não para por aí e os clientes podem pesquisar por outras instituições para comparar as condições. 

Além disso, vale lembrar  que os bancos têm diferentes linhas de crédito para diferentes finalidades do dinheiro. Isso significa que o cliente  pode encontrar, no mesmo banco, empréstimos voltados para diferentes finalidades, entre eles para pagamento de dívidas. 

Quem está endividado pode pegar empréstimo para MEI?

Em primeiro lugar, é preciso ter em mente que nem todos os bancos ou instituições financeiras liberam crédito para clientes que possuem alguma dívida no momento. 

No entanto, é possível sim encontrar bancos que aprovam clientes com dívidas. Além disso, é preciso lembrar que no processo de análise todas as instituições costumam considerar a situação financeira atual do cliente. 

Além disso, as tarifas e os juros cobrados nesses planos são maiores que a média do mercado, já que o banco tem o risco de não ser pago.

Caso você esteja negativado, existem também opções de empréstimos que oferecem crédito para clientes negativados. 

Algumas das principais opções de empréstimo para negativados que você encontra no mercado são: 

  • Empréstimo para pensionistas ou aposentados pelo INSS, ou funcionários públicos;
  • Empréstimo com garantia de imóvel;
  • Empréstimo com garantia de veículo. 

Empréstimos para negativados 

Se você é um microempresário e além disso, também estiver com o nome sujo, ou seja negativado, pode encontrar algumas alternativas nesta modalidade no mercado. 

Vale lembrar que, se você é MEI deve buscar por alternativas desta modalidade que sejam mais vantajosas, lembrando de analisar as taxas de juros. 

Além disso, contratar um empréstimo é uma decisão importante, para isso é importante que o empresário analise com calma a situação a fim de saber se terá condições de arcar com a dívida. 

Se você está negativado, solicitar um empréstimo que ajude a limpar seu nome pode ser uma ótima alternativa, afinal com o nome limpo você poderá ter acesso a outros serviços de crédito que não estão disponíveis para pessoas com o nome incluído em listas de inadimplência. 

A contratação de um empréstimo pode ter as suas vantagens e desvantagens, o cliente deve avaliar a sua situação para saber se esta é a melhor alternativa no seu caso. 

Procurando cartão…