loader image
Pesquisar
Close this search box.

Saiba tudo sobre a possibilidade de liberação de saque FGTS para a quitação de dívidas!

Saiba tudo sobre a possibilidade de liberação de saque FGTS para a quitação de dívidas, lendo o nosso texto a seguir!

O endividamento é um problema bastante recorrente entre os trabalhadores brasileiros, mas este problema pode alcançar uma solução nos próximos dias. 

Isso porque segundo uma declaração do ministro da economia, Paulo Guedes, realizada no dia 22 de fevereiro de 2022, o governo tem estudado a possibilidade de disponibilizar recursos do FGTS para o pagamento de dívidas. 

Segundo o ministro, os recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) seriam oferecidos aos cidadãos que estão em uma situação financeira difícil, deste modo eles podem usar o dinheiro disponibilizado para o pagamento de dívidas e assim sair do vermelho. 

Pronunciamento do ministro Paulo Guedes

Saque FGTS v3

Paulo Guedes declarou: “Há várias iniciativas que podemos ter até o fim do ano que devem ajudar a economia a crescer. Podemos mobilizar recursos do FGTS também, porque são fundos privados. São pessoas que têm recursos lá e que estão passando por dificuldades. Às vezes o cara está devendo dinheiro no banco e está credor no FGTS”. 

O último levantamento do Banco Central voltado ao tema demonstrou que a taxa de endividamento chegou a 51,1% da renda acumulada em 12 meses. 

O número chama a atenção dos especialistas no assunto, sendo a porcentagem mais alta da série histórica que teve seu início em janeiro de 2005. 

Redução do IPI

Em um evento que contou com a promoção do BTG Pactual, o atual ministro da economia fez o anúncio de outras medidas que devem ser tomadas pela mística da economia. 

Uma delas é o corte de 25% no Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), que para o ministro deve possibilitar uma a “reindustrialização” do país. Segundo ele, a indústria tem sofrido com a tributação no Brasil e esta medida pode solucionar o problema e voltar a atrair este setor. 

No mesmo evento, Paulo Guedes declarou que a agricultura tem se destacado e ganhado cada vez mais espaço, justamente pela ausência de imposto sobre os produtos agrícolas. 

Ele declarou que “Você vê que a agricultura está voando porque ela não tem o imposto sobre produto agrícola, o IPA. Agora, a indústria brasileira está sofrendo nas últimas três, quatro décadas. Impostos altos, juros altos e encargos trabalhistas excessivos. Nós temos de atacar essas três questões, é uma questão de tempo. Vamos fazer um primeiro movimento agora, reduzir 25% do IPI. É um movimento de reindustrialização do Brasil.”

Medidas a serem tomadas 

Além das medidas que foram citadas acima, outras devem estar sendo adotadas pelo governo federal como a redução da Tarifa Externa Comum (TEC) do Mercosul, imposto de importação, que deve sofrer queda até o fim de 2022. 

Ainda em novembro de 2021, o Ministério da Economia e das Relações Exteriores anunciou a notícia, tendo como principal foco a contenção da inflação, a reação de 10% das tarifas de importação, sendo que esta redução englobaria cerca de 87% dos itens sujeitos ao imposto.

Paulo Guedes ainda defendeu a reforma do Imposto de Renda,  aprovada pela Câmara de Deputados, que no momento está parada no Senado. 

O ministro defendeu ainda um um projeto que cria três novos programas com normas trabalhistas mais flexíveis, o que poderia incentivar a contratação de jovens. Mas, o projeto citado foi rejeitado ao passar pelo Senado em 2021.