loader image
Pesquisar
Close this search box.

Saiba se este é o momento de comprar títulos do governo e investir no tesouro direto 

Saiba se este é o momento de comprar títulos do governo e investir no tesouro direto, lendo o nosso texto a seguir!

Muitas pessoas estão procurando uma fonte de investimento e entre as possibilidades é comum encontrar os investimentos no tesouro direto. 

A taxa Selic esteve em 2% no início de 2021 e passou para para 10,75% em fevereiro de 2022, o que fez com que muita coisa mudasse. 

Com esta disparada dos juros, muitos investidores têm pensado na possibilidade de comprar títulos públicos na forma de tesouro direto. 

Mas, antes de se jogar nessa possibilidade é importante entender quais são os riscos e vantagens, afinal, será que esta é uma boa ideia? É o que vamos te contar agora, veja: 

Tesouro Direto: é o momento de comprar títulos do governo?

cropped Tesouro Direto

Antes de fazer investimentos neste setor é preciso ter em mente algumas coisas que irão ajudar a avaliar se este é o melhor momento para comprar títulos do governo. 

Em primeiro lugar, é preciso que esteja claro que os títulos do Tesouro Direto possuem diferentes rentabilidades. 

Um exemplo disso é o Tesouro Selic que paga a Selic, mais um bônus, mas no caso do Tesouro Prefixado, a rentabilidade é acima de 11%, enquanto o Tesouro IPCA é a inflação (que está na casa dos 10% ao ano), mais um bônus.

No entanto, vale ressaltar que não necessariamente investir no Tesouro Direto seja a melhor opção, isso porque deve ser levada em consideração a rentabilidade que está mais em conta no momento. 

Atualmente, o Tesouro é um dos investimentos mais seguros do país, o que acaba atrasando e muito os investidores. No entanto, é necessário tomar cuidado na hora de investir, especialmente quando se pretende investir todo o dinheiro disponível. 

Este cuidado e cautela são importantes principalmente por conta das variações tanto da Selic quanto dos índices, como o IPCA. 

Qual a melhor opção para investir?

Isso significa que a melhor opção para os investidores é não se prender a um investimento exclusivamente, mas sim manter a carteira de investimentos diversificada. 

Os especialistas alertam ainda que o investimento no Tesouro Selic atualmente é mais recomendado, principalmente, para ser utilizado como uma reserva de emergência. 

Vale ainda ressaltar que, neste caso, o valor usado para a reserva deve ser de 6 a 12 vezes maior que o valor dos gastos médios mensais do investidor, o que garante de fato sua segurança e uma garantia. 

Para os especialistas, aqueles que têm este dinheiro extra disponível podem investir, pois assim poderá aproveitar importantes vantagens. 

No entanto, os especialistas no assunto chamam a atenção para o fato de que o Tesouro Direto nem sempre é o investimento mais indicado para o momento de cada pessoa. 

Neste caso, é preciso fazer uma avaliação pessoal, visto que a depender dos objetivos deste investimento, esta opção pode ser mais ou menos vantajosa.

Por exemplo, no caso de renda fixa privada, os clientes podem encontrar títulos, como CDBs, que estão pagando acima de 14% ao ano ou outros investimentos que contam com benefícios mais vantajosos.