Saiba quais são os impostos que você paga e nem sabe!

Saiba quais são os impostos que você paga e nem sabe, lendo o nosso texto a seguir!
Saiba quais são os impostos que você paga e nem sabe!

Pagar impostos é algo que devemos fazer e não podemos fugir disto, pois estes estão presentes em tudo o que compramos. Por isso, nós brasileiros somos um dos povos que mais paga impostos no mundo.

No entanto, a grande maioria da população não sabe quais impostos pagamos e no que eles estão presentes. Por isso, separamos neste texto alguns dos impostos que você paga e nem sabe que paga.

A partir do nosso texto, saiba quais são os impostos que você paga e nem sabe:

Publicidade

7 impostos que você paga sem ter conhecimento

Saiba quais são os impostos que você paga e nem sabe!

IPTU – Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana

O IPTU é o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana, estando previsto na Constituição Federal e sendo de competência municipal e do Distrito Federal.

Esse imposto é cobrado de pessoas físicas e jurídicas que possuem propriedade imóvel localizada em zona ou extensão urbana.

IPVA – Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores

O IPVA é o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, também estando previsto na Constituição e incidindo sobre a propriedade de veículos.

O valor deste imposto é calculado sobre o valor do veículo, com percentual variando de acordo com o estado.

IRPF – Imposto de Renda Pessoa Física

O IRPF é o Imposto de Renda Pessoa Física, sendo um imposto federal calculado com base na renda tributável declarada, sendo cobrado de pessoas físicas que tenham tido naquele ano um ganho acima de um determinado valor.

A alíquota deste imposto é variável, sendo proporcional à renda tributável. variando entre 7,5% a 27,5%.

ITBI – Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis Inter – Vivos

O ITBI é o Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis Inter – Vivos, sendo de competência municipal, incidindo sobre a transferência de propriedade imóveis.

A alíquota é fixada em lei ordinária do município competente, variando de acordo com o valor venal do imóvel, girando em torno de 2% a 3%.

ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços

O ICMS é o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, estando previsto na Constituição e sendo de competência estadual, sendo cobrado sobre a movimentação de mercadorias em geral.

O valor varia de acordo com a tributação estabelecida pelo estado, costumando estar ente 8% e 12% sobre o valor inicial dependendo também do tipo de produto.


Encerra em 13:00

Cartão que pode te liberar R$ 250,00 de limite.

Mais de 75256 pessoas já solicitaram o seu

* Sujeito à análise de crédito.

IOF – Impostos sobre Operações Financeiras

O IOF é o Imposto sobre Operações Financeiras, sendo um imposto federal que é cobrado sobre operações de crédito, câmbio e seguro, além de operações relativas a títulos e valores mobiliários.

O valor varia de acordo com a operação financeira, com alíquotas podendo ser fixas, variáveis, proporcionais, progressivas ou regressivas.

IPI – Imposto sobre Produtos Industrializados

O IPI é o Imposto sobre Produtos Industrializados, sendo um imposto federal que é cobrado tanto sobre produtos nacionais quanto importados, estando presente em muitos produtos como eletrodomésticos e automóveis.

A alíquota depende do tipo de produto, podendo ser fica, variável ou zero, variando geralmente entre 5% e 9% do valor do produto.

Você também pode se interessar por…

Gostou do nosso texto acima? Então não saia do nosso site e leia outro texto que preparamos para você, acesse o clicando no botão abaixo:

Procurando cartão…