Reserva de emergência: Confira dicas de onde investir!

Você é daquelas pessoas que sofrem com a dificuldade de guardar dinheiro para uma reserva de emergência? Não mais! Confira o nosso artigo e ponha em prática nossas dicas!
Reserva de emergência: confira dicas de onde investir!

Imprevistos podem acontecer a qualquer momento e ter à sua disposição uma reserva para emergências é algo fundamental.

Outro ponto que é muito importante ser destacado é onde você deve realizar esse investimento para que esse dinheiro possa te dar lucro e não desvalorizar, por isso nós preparamos um texto com algumas dicas e informações.

Reservas para urgências 

Você sabe o que é RESERVA DE EMERGÊNCIA? A importância de ter uma? Como se  organizar para ter? | Blog do personal financeiro

Existem grandes divergências quanto a reserva, alguns especialistas defendem que esse valor deve ser equivalente a 6 salários, porém há outros analistas que concordam que três salários já é suficiente.

Publicidade

Mas um ponto comum de concordância entre as partes é que esse dinheiro deve ser guardado em um fundo de acesso fácil e ágil, pois como o próprio nome diz: é uma reserva para emergências ou seja pode ocorrer a qualquer momento.

Não adianta de nada você fazer uma reserva de emergência e escolher a opção de poder retirá-la somente daqui um ano, se acontecer alguma emergência dentro desse período você não terá acesso a esse dinheiro, ou seja, não lhe serviu de nada essa economia.

O que é uma reserva de emergência? 

A reserva de emergência é um dinheiro que você guarda em alguma instituição financeira ou em um fundo de investimentos, que servirá para lhe salvar de imprevistos, como problemas de saúde, carro, troca de celular e outros problemas que vierem a ocorrer.

Como fazer?

Segundo a pesquisa da CNDL, metade dos brasileiros não têm o hábito de poupar dinheiro, pois quase todo o salário é comprometido em gastos subsistenciais, pagamento de contas e diversos outros serviços.

Portanto, não é costume do brasileiro poupar dinheiro e isso muitas vezes pode ser grave, pois de um dia para o outro podem ocorrer algumas emergências e nós não estaremos preparados para conseguir vencê-las.

Abaixo nós preparamos um passo-a-passo para auxiliar na criação da sua reserva de emergência.

Dicas para poupar

1- Primeiramente você deve organizar as suas despesas, e ter um controle financeiro para que você entenda onde é possível realizar uma economia e com isso juntar esse dinheiro para a sua reserva de emergência.

2- É de suma importância  ter um controle financeiro para que você saiba todo o capital que entra e que sai durante o mês.

3- Com a pandemia muitas pessoas tiveram seu salário comprometido integralmente, dessa forma muitas dívidas se acumularam, por isso nossa dica é: primeiramente pague suas dívidas e depois pense em criar um fundo de emergência.

4- O ideal é que você crie uma mania de guardar todo mês um certo valor, com isso você conseguirá automaticamente fazer sua reserva de emergência.


Encerra em 13:00

Cartão que pode te liberar R$ 250,00 de limite.

Mais de 75256 pessoas já solicitaram o seu

* Sujeito à análise de crédito.

Onde devo investir minha reserva?

É importante que você encontre um banco seguro e adequado para guardar sua reserva de emergência. 

Existem algumas opções que são viáveis, mas não esqueça que você deve ter disponível esse valor a qualquer momento, portanto o fundo de emergência deve ser um investimento com acesso rápido e fácil.

Poupança 

A poupança ainda é a forma de investimento mais usada pelo brasileiro, embora ela não seja tão vantajosa quanto outras opções do mercado. Todavia, por ser um investimento seguro e permitir saques a qualquer momento, ela ainda é a queridinha do brasileiro.

Mas, a poupança não é o melhor local para investimento da sua reserva de emergência, existem outras opções que podem ser o melhor caminho.

Renda fixa 

A Renda fixa é uma boa opção de investimento para o seu fundo de emergência, através dela é possível ter uma boa noção sobre os rendimentos, Além disso existem dois tipos de renda fixa:

  • Renda fixa prefixada: valor de rendimento certo de 6% ao ano.
  • Renda fixa pós fixada: rendimento de acordo com outro índice financeiro do mercado.

Conta no Nubank

Essa é uma grande opção para você que deseja guardar sua reserva de emergência, pois a conta do nubank não tem tarifas de manutenção nem taxas escondidas ou juros abusivos.

Nela, existe a opção de guardar dinheiro e ele ainda rende 100% do CDI, com rendimento diário e acesso ao dinheiro quando você quiser.

Leia também: Geração Z: Jovens estão caindo cada vez mais em golpes; Entenda o pôr que!

Procurando cartão…