Projeto no Senado pretende aumentar o rendimento da poupança

Descubra tudo sobre o Projeto no Senado pretender aumentar o rendimento da poupança, lendo o texto abaixo!

Existem diversas modalidades de investimentos, para que você consiga deixar o seu dinheiro guardado da melhor forma possível e, uma delas, é a poupança, que tem um dos menores rendimentos, mas é a modalidade mais segura para quem não quer perder dinheiro.

Felizmente, para quem escolhe essa opção, o Senado está com um novo projeto que promete aumentar o rendimento oferecido pela poupança atualmente. Vem ver como isso vai funcionar na prática!

Aumento do rendimento da poupança

poupanca

Para quem já faz o investimento em poupança, essa nova possibilidade permite que os rendimentos sejam ainda maiores, o que vai ajudar quem quer se manter em investimentos seguros, e também quer ver o seu dinheiro se multiplicar.

Publicidade

A proposta foi apresentada pelo senador Rogério Carvalho (PT-SE), e tem como objetivo alterar a lei atual para um percentual de remuneração que seja, pelo menos, o mínimo que os bancos podem disponibilizar aos seus clientes. 

O Projeto de Lei (PL) visa a atração de novos clientes para esse tipo de investimento, o que vai acabar criando maior disputa entre as instituições financeiras, de acordo com o que cada uma oferece de percentual de rendimento para as poupanças.

O que está presente na legislação?

Todas as informações apresentadas foram divulgadas pela Agência Senado, a principal fonte de informações para esse tipo de alteração.

Dessa forma, segundo a legislação em vigor, Lei 8.177, de 1991, é estabelecido que o rendimento da poupança é constituído pela remuneração básica, correspondente à Taxa Referencial e pela remuneração adicional  – de 0,5% ao mês, caso a taxa Selic seja maior que 8,5% ao ano, ou de 70% da taxa Selic nas outras situações.

É importante ressaltar que a instituição financeira deverá ficar com o adicional em vigência por, pelo menos, três meses e poderá deixar de efetuar o rendimento depois desse período, desde que comunique os usuários da poupança com antecedência antes de revogar ao programa.

Por fim, a ideia é que o Banco Central seja o controlador do percentual de remuneração extra da poupança, pois políticas mais ofensivas de captação de recursos poderão gerar desequilíbrios e até mesmo problemas para instituições menores.

Saiba mais sobre a poupança

Segundo as estimativas, cerca de 67 milhões de brasileiro guardam, pelo menos, R$ 100 na poupança e, apesar de ser a aplicação mais tradicional no Brasil, também é a que oferece a pior rentabilidade no momento e, por conta disso, veio a necessidade do aumento do percentual de rendimento.

Para quem ainda não sabe, a poupança é um tipo de rendimento de renda fixa, acessível para todos os públicos, inclusive para quem é menor de idade, pois é possível abrir uma conta poupança com a ajuda de um responsável.

Antes de começar a fazer o seu dinheiro render, você precisa escolher um banco, levar alguns documentos necessários para a identificação do titular e do responsável, quando for o caso, e aguardar até que a conta seja aprovada. 

Sendo assim, o banco dependerá da sua escolha, pois o rendimento da poupança é o mesmo em todos os casos. 


Encerra em 13:00

Cartão que pode te liberar R$ 250,00 de limite.

Mais de 75256 pessoas já solicitaram o seu

* Sujeito à análise de crédito.

Procurando cartão…