PIX: Saiba como realizar pagamentos via Chaves e QR Code

Já ouviu falar na nova forma de realizar transações financeiras, mas não sabe, ao certo, como ela funciona? Leia nosso texto e sane todas as suas dúvidas sobre o assunto!
Pix: saiba como realizar pagamentos via chaves e qr code

Neste texto te informaremos como deve ser utilizada a nova forma de transferência desenvolvida pelo Banco Central:  o PIX. Com ele você consegue realizar pagamentos 24 horas por dia, 7 dias por semana e o melhor: o dinheiro cai direto na conta da pessoa que você enviar na mesma hora.

Publicidade

Com o PIX, você consegue ter um serviço de agilidade e rapidez para os serviços do dia a dia. Esta nova modalidade financeira veio para te ajudar a descomplicar as suas transferências bancárias que muitas vezes lhe dava uma dor de cabeça.

Nós preparamos este artigo, para te apresentar as duas formas de pagamento utilizadas pelo PIX e explicamos o passo a passo de cada uma delas.

Formas de pagamento pelo PIX

Pix: saiba como realizar pagamentos via chaves e qr code

O PIX já está disponível para todas as pessoas que queiram realizar transferências ou pagamentos tanto para estabelecimentos, como para seus amigos ou familiares.

Quanto à forma de pagamento utilizada pelo PIX, existem duas formas: pagamento por chaves ou por código QR Code, abaixo explicaremos como funciona cada uma delas.

Saiba mais sobre todas as informações das duas formas de realizar pagamentos e transferências de forma gratuita e 24 horas por dia todos os dias da semana.

Pagamentos via chaves

Para realizar pagamentos com a chave PIX, você deve criar uma chave no seu banco. Essa chave poderá ser suas informações pessoais como, e-mail, telefone, CPF ou CNPJ ou ainda uma chave aleatória.

Publicidade

O pagamento via chave é muito mais facilitado comparado a antiga forma de fazer transferências, quando você tinha que solicitar aos seus amigos os dados da conta e diversas outras informações. Agora a chave substitui todas estas informações.

Para transferir dinheiro para outra pessoa, você deve informar a chave PIX que ela cadastrou no banco dela, para assim conseguir completar o pagamento.

Publicidade

Existem algumas normas e informações que às vezes as pessoas não sabem sobre o PIX, que são muito importantes:

1- Você não poderá cadastrar uma mesma chave em contas diferentes, por exemplo, você deverá cadastrar em um banco X o seu telefone ou seu email ou qualquer outra chave e, no banco Y você deverá cadastrar qualquer outra chave, desde que não seja a mesma do banco X.

2- Existem limites de chaves que poderão ser cadastrados por conta, para contas de pessoas físicas o limite é 5 chaves cadastradas, já para pessoas jurídicas o limite são 20 chaves cadastradas.

Pagamentos via QR Code

A forma de pagamento via código QR Code, é ideal para realizar pagamentos de contas mensais, como por exemplo: contas com código de barras, contas de energia elétrica, água e boletos mensais.

Para este tipo de pagamento você deve utilizar a câmera do seu celular e deve apontá-la para o código QR code ou código de barras da conta que você quer pagar, com isso você realiza a transação.

É uma forma rápida e prática de realizar pagamentos via QR Code e código de barras, pois basta apontar o seu celular para o código disponível na conta e o pagamento será realizado.

Viu só como o serviço do PIX é muito ágil e prático para os seus pagamentos do dia a dia? Para você ter acesso ao serviço basta cadastrar suas chaves no aplicativo do seu banco ou diretamente na agência bancária e você poderá aproveitar os inúmeros benefícios que ele proporciona.

Hoje em dia, nossas necessidades exigem muita rapidez em transações financeiras, pagamento de contas, compra de produtos e inúmeros outros serviços podem ser pagos com PIX.

Desse modo, podem ser feitas muitas transações diárias sem nenhum custo, com muita rapidez e segurança.

Leia também: Cartão de crédito: Veja vantagens e desvantagens do parcelamento da fatura!

Procurando cartão…