PIS/PASEP na Caixa: Saiba se você tem direito a receber!

PIS/PASEP na Caixa: Saiba se você tem direito a receber lendo o nosso texto abaixo!
Pis/pasep na caixa: saiba se você tem direito a receber!

O Abono Salarial, também conhecido como PIS/Pasep, é o valor de, no máximo, um salário mínimo a ser pago para trabalhadores que estejam de acordo com os requisitos previstos em lei.

Devido a pandemia Covid-19, grande parte dos brasileiros não tiveram acesso ao benefício, pois o Governo Federal decidiu pela suspensão do pagamento do abono salarial. No entanto, em 2022, o pagamento está previsto para ocorrer normalmente.

Confira no texto, a seguir, se você tem direito a receber este benefício e para quando estão previstos os pagamentos:

Publicidade

Saiba se você tem direito a receber o PIS Pasep na Caixa

Pis/pasep na caixa: saiba se você tem direito a receber!

O PIS é um valor destinado a trabalhadores do setor privado, sendo pago através da Caixa Econômica Federal. Já o PASEP destina-se à servidores públicos, com pagamento ocorrendo também através da Caixa desde 2020.

Trabalhadores que receberam até dois salários mínimos mensais com carteira assinada e que exerceram atividade remunerada durante, no mínimo, 30 dias, no ano anterior ao pagamento, tem direito a receber o abono salarial.

Além disso, para ter direito a receber o PIS/ Pasep, é necessários está cadastrado no sistema há pelo menos 5 anos e ter seus dados informados pelo empregador corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).

Veja para quando estão previstos os pagamentos

O calendário para pagamento do PIS/Pasep leva em consideração o mês de nascimento, para trabalhadores do setor privado e, o número final da inscrição, para servidores públicos.

Segundo a Caixa, o abono salarial do PIS/Pasep terá início agora no ano de 2022, iniciando a liberação dos recursos no segundo semestre, estendendo o calendário de pagamento até o primeiro semestre do ano seguinte.

Com isso, os valores previstos para serem pagos no segundo semestre de 2021, serão pagos agora, no início de 2022. Então, se você iria receber o PIS/Pasep no período no qual o benefício foi suspenso, os saques irão acontecer junto com o abono salarial de 2022.

Qual é o valor do Abono Salarial?

O Abono Salarial tem valor proporcional ao tempo de serviço do trabalhador no ano-base em questão. Por isso, para calcular o valor que você receberá, basta multiplicar o número de meses trabalhados no ano-base por 1/12 do valor do salário mínimo vigente na data do pagamento.

Vale destacar que o período igual ou superior a 15 dias de trabalho contará como mês integral neste cálculo.

Aprenda a sacar o seu benefício

O valor do abono salarial pode chegar ao valor de até um salário mínimo, levando em consideração a quantidade de meses trabalhados, sendo pago apenas para quem trabalhou os 12 meses no ano anterior.

Para sacar o PIS/Pasep, é necessário que o trabalhador possua o Cartão Cidadão e senha cadastrada. Com isso, basta se dirigir aos terminais de autoatendimento da Caixa ou a uma lotérica.


Encerra em 13:00

Cartão que pode te liberar R$ 250,00 de limite.

Mais de 75256 pessoas já solicitaram o seu

* Sujeito à análise de crédito.

Caso não possua o Cartão Cidadão, é possível receber o abono salarial em qualquer agência Caixa mediante apresentação de documento de identificação com foto.

Você também pode se interessar por…

Gostou do texto que você acabou de ler? Então, fique por dentro do mundo das finanças através de outro texto que preparamos para você, acesse clicando no botão abaixo:

Procurando cartão…