loader image
Pesquisar
Close this search box.

PIB e finanças pessoas: sabia qual a relação entre os dois

PIB e finanças pessoas: sabia qual a relação entre os dois, lendo o nosso texto abaixo!

Muito se escuta falar sobre PIB, mas muitas pessoas não entendem qual é a relação do Produto Interno Bruto e as suas finanças pessoais. Mas, nós vamos te ajudar a entender como estes dois se relacionam na prática. 

Em primeiro lugar, podemos dizer que a soma do modo como as pessoas estão financeiramente resultam no PIB nacional, isto porque o  PIB é a soma de todos os bens e serviços finais produzidos por um país, estado ou cidade, que de modo geral é calculado anualmente. 

O PIB

pib

Fala-se bastante sobre o PIB quando estamos falando de economia de um país, mas muitas pessoas não sabem como este valor é calculado. 

De modo geral o PIB (Produto Interno Bruto) é a soma das riquezas produzidas no país, mas você sabia que este valor pode ser afetado pelas suas finanças pessoais? 

O cálculo do PIB é realizado pelo Banco Central, que fez uma declaração onde diz que caso os brasileiros poupassem 1% a mais, o PIB do país teria tido um crescimento de mais de 8 bilhões de reais, um crescimento bastante significativo. 

Este cálculo pode ser explicado de forma simples, acontece que o valor que as pessoas economizam para uma reserva ou para um investimento futuro é usado e redirecionado para investirmos na produção de bens e serviços pelas empresas o que gera valor. 

PIB e finanças pessoais 

O PIB pode impactar muito na aprovação ou não de políticas públicas que visam o desenvolvimento financeiro do país, e estes por conseguinte afetam a vida financeira dos brasileiros de forma direta. 

Para boa parte dos especialistas em economia os investidores acabam sendo afastados por conta de incertezas no mercado econômico, o que afeta por sua vez a macroeconomia do país. 

Mas, o movimento acontece vice versa também, isto porque as finanças pessoais de cada cidadão acaba afetando na macroeconomia. Isso significa que o modo como você administra a sua vida financeira pode afetar os investimentos do país e toda a macroeconomia do Brasil. 

Um exemplo que demonstra na prática esse fato é que, no mês de maio, o Brasil deixou a lista de 25 países que mais atraem investimentos estrangeiros no mundo, esta foi a primeira vez que a nação fica fora do Índice Global de Confiança para investimentos (FDI Global Index), A.T Kearney, consultoria norte-americana.

Mas, a redução do crescimento do país não afeta apenas a macroeconomia, e pode afetar ainda o dia a dia dos cidadãos do país, afetando o preço das compras de supermercado e até mesmo o índice de desemprego do país. 

O PIB em ata indica que há uma atividade econômica e um nível de riqueza maior, o que significa uma melhoria na qualidade de vida da população. 

Isso quer dizer que quando os brasileiros reservam seu dinheiro na poupança ou fazem investimentos, esta reserva financeira faz a economia brasileira se movimentar e,  consequentemente, o PIB crescer. 

No entanto, quando os cidadãos se endividam e ficam no vermelho, a tendência é fazer com que o PIB sofra uma queda. Portanto, se você quer ver o crescimento do Produto Interno Bruto deve fazer um planejamento financeiro para começar a investir ou fazer uma reserva financeira.