Atualmente os clientes têm buscado bancos que ofereçam soluções rápidas e simples para os problemas do dia a dia.
Este fato serve muito aos bancos digitais que mostram que é possível ter um serviço financeiro completo, livre de burocracia e digital, com todas as possibilidades na palma das mãos.
O Nubank
E entre os bancos digitais de mais sucesso no país está o Nubank (NUBR33), uma fintech que é líder em tecnologia financeira.
O roxinho teve a sua fundação e lançamento do seu primeiro produto em 2014, funcionando de forma 100% virtual. A instituição financeira brasileira tem entre os seus serviços: cartões de crédito, investimentos, empréstimos, e muito mais.
Tanto no Brasil quanto no exterior, o Nubank acabou se tornando uma importante referência para serviços financeiros virtuais.
Este banco se tornou o banco mais valioso da America Latina na bolsa de valores de Nova Iorque, com US$50 bilhões, o que chega a R$ 278 bilhões.
A popularidade do roxinho Nubank
É impossível contestar que o Nubank possui uma enorme popularidade, que cresce a cada dia, contudo seu maior crescimento se dá entre o público mais jovem.
De acordo com uma pesquisa da Mambu, uma empresa alemã de tecnologia bancária, o banco digital é o mais usado entre os jovens de 18 a 35 anos de idade. Cerca de 28,2% desses jovens usa a conta digital do Nubank, a NuConta. como sua conta principal.
Esta pesquisa intitulada “The State of Young Adult Banking in the Region”, contou com a opinião de mais de 1.250 pessoas em 6 países da América Latina com idade de 18 a 35 anos, sendo 222 deles brasileiros, que tiveram a sua opinião constatada através de uma entrevista.
Este número demonstra que os bancos digitais têm mudado de fato o modo como as pessoas se relacionam com o mercado financeiro.
Assim como Nubank, os demais bancos digitais do mercado oferecem um serviço pensado para quem não quer enfrentar filas e burocracias na hora de contratar, administrar ou até mesmo cancelar um serviço financeiro.
A facilidade de resolver tudo através do celular é outro ponto importante que atrai os jovens para estes bancos, que usam a tecnologia ao seu favor para oferecer mais facilidade, autonomia e controle da vida financeira.
Mas, o Nubank não foi o único banco que apareceu na pesquisa realizada pela da Mambu, depois do banco digital aparecem como os mais utilizados os seguintes:
- Caixa Econômica Federal, com 12,5%;
- Itaú, com 7,9%;
- Bradesco, com 6,7%
- Banco do Brasil, com 6,2%;
- Inter, com 5,9%;
- Santander, com 5,8%;
- PagBank, com 4,4%;
- PicPay, com 2,9%;
- C6 Bank, com 2,4%.
De acordo com Sergio Costantini, diretor-geral da Mambu no Brasil, os bancos digitais estão conquistando grande parte do mercado justamente por se adequarem às necessidades e desejos dos clientes mais jovens.
O diretor comentou ainda que os jovens são um público com um maior conhecimento de tecnologia e do mundo digital e, por conta disso, os serviços com uma experiência aliada a tecnologia acaba sendo priorizada. Além disso, as taxas desses serviços muitas vezes são mais atrativas para o público.