Pensando em investir em ações? Saiba como dar os primeiros passos! 

Pensando em investir em ações? Saiba como dar os primeiros passos!, lendo o texto abaixo!

Muitas pessoas têm se interessado pelo mercado de ações, mas para quem ainda não tem experiência pode ser difícil se inserir neste mercado. 

Nós te daremos algumas informações essenciais para quem está começando a investir em ações ao longo deste texto. Veja a seguir quais os primeiros passos para quem está pensando em inserir-se neste mercado:

O que são ações?

shutterstock 1190706364

Em primeiro lugar é importante entender o que são ações, que podem ser definidas como títulos que representam uma empresa. 

Publicidade

Desta forma, quando você compra ações está se tornando sócio da empresa e, por conta disso, pode ter participação nos lucros da mesma. 

Os ganhos com as ações acontecem de duas formas, uma delas é através de dividendos que são parte dos lucros da organização 

A outra é através da valorização da ação adquirida, já que as cotações dos ativos costumam oscilar com o tempo, de acordo com o crescimento da empresa, e também com as movimentações do mercado. 

Vantagens e riscos de investir em ações

Investir em ações pode ter vantagens e riscos. Dessa forma, entre as vantagens destacam-se as seguintes: 

  • Não é necessário ter muito dinheiro para começar a investir;
  • Há a possibilidade de receber os dividendos periodicamente;
  • A longo prazo o rendimento em ações pode oferecer boa rentabilidade;
  • É possível comprar ou vender os ativos a qualquer momento; 
  • Existe a possibilidade de emprestar suas ações e obter rendimentos extra.

No entanto, não são apenas vantagens que o investimento em ações oferece aos seus investidores,  esta modalidade também inclui alguns riscos que devem ser considerados por quem está pensando em começar a investir nesta modalidade. 

O potencial de lucro destes investimentos pode alimentar os riscos e a volatilidade, isso significa que com a possibilidade de lucros altos, há também a possibilidade de perdas consideráveis, desta forma, todos os investimentos devem ser bem avaliados antes de serem realizados. 

Portanto, é importante que, antes de dar início aos seus investimentos em ações, sejam estudadas as possibilidades e sejam tomados os cuidados para não se ter prejuízos altos. 

Um dos cuidados refere-se ao estudo da própria empresa, por isso, deve-se pesquisar seu histórico e as perspectivas futuras desta organização, assim como do mercado financeiro em geral. 

Tendo estas informações as chances de erro podem ser reduzidas, mas vale ressaltar que a ajuda de um profissional pode ser essencial para o sucesso dos investimentos. 

Dicas para quem quer começar a investir no mercado de ações

Para quem está pensando em começar a investir em ações, um dos primeiros passos é estudar sobre o assunto. 


Encerra em 13:00

Cartão que pode te liberar R$ 250,00 de limite.

Mais de 75256 pessoas já solicitaram o seu

* Sujeito à análise de crédito.

Além disso, você deverá abrir a sua conta em uma corretora de valores, que irá te auxiliar nas operações e realizar a intermediação entre você e a bolsa de valores. 

A corretora poderá te fornecer todas as informações necessárias para que você dê início aos seus investimentos em ações, mas para que os riscos destes investimentos sejam menores, o próprio investidor deve ter conhecimentos básicos sobre o assunto. 

Procurando cartão…