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Pagamento por aproximação: 8 dicas de segurança para a proteção de fraudes

O pagamento por aproximação é prático, rápido e fácil. Todavia, alguns cuidados devem ser tomados. Leia nosso texto e saiba quais são eles.

Para a grande maioria dos clientes, o pagamento por aproximação é uma comodidade. Com ele, você só precisa aproximar o seu cartão de crédito na maquininha que o pagamento já é efetuado sem precisar digitar a senha. Muito prático, não é mesmo?

Porém, para se beneficiar das transações com mais velocidade proporcionadas pelo cartão contactless é necessário tomar alguns cuidados. Veja abaixo as nossas dicas de segurança:

Antes de confirmar a transação confira o valor

Cartões por aproximação são alternativas para evitar covid-19 - A Crítica  de Campo Grande Mobile

Quando você vai utilizar a senha para confirmar o pagamento você tem a oportunidade ver o valor da transação, porque o valor aparece a todo tempo na tela da maquininha.

Pagar por aproximação faz com que as transações sejam mais dinâmicas e, na maioria das vezes, o cliente acaba esquecendo de conferir o valor antes de realizar o pagamento. Por este motivo, redobre a atenção nesta etapa!

Fique de olho na distância entre o cartão e a maquininha

É possível realizar o pagamento em uma distância de até 4 cm entre o cartão e a maquininha, isso com a tecnologia contactless. Por isso, eu indico manter o cartão afastado até o momento que você possa conferir o valor da transação.

É muito importante que você saiba que as compras feitas por aproximação são limitadas a R$200 por transação. Se o valor da compra estiver acima de R$200 será solicitado a senha. São disponibilizados para cada cliente até 5 pagamentos por dia com aproximação a cada cliente.

Acompanhe o status das suas transações

Agora com os aplicativos de cartão ou de instituições financeiras não é mais necessário que você espere a fatura chegar para ver as compras que você fez no último mês.

Para você ter certeza que reconhece todas as transações, aproveite esta como unidade para conferir seu extrato sempre que possível. No final deste texto vamos te mostrar o que você deve fazer em compras não reconhecidas.

Ative as notificações do aplicativo

Você deve ficar de olho no extrato para te auxiliar você pode ativar as notificações do aplicativo para ser notificado sempre que uma nova compra for efetuada.

Desse jeito, você consegue identificar muito rápido quais as compras você deve suspeitar e pode prosseguir para o bloqueio do cartão de crédito.

Se precisar desabilite a função

Os mais novos cartões do Inter são emitidos com a tecnologia contactless, porém você quem escolhe se vai deixar essa função habilitada ou desabilitada a qualquer instante.

Para isso, entre número de cartões, e clique em configurações> bloqueios e senhas. Em compras por aproximação, clique em cima da bolinha para desativar.

Redobre a atenção ao cartão

Caso você deixe a opção de pagamento por aproximação ativada, é necessário ter mais atenção ainda com o lugar onde você deixa o seu cartão de crédito, pois ele vai poder ser utilizado por qualquer pessoa sem sua autorização.

Pelo mesmo motivo também você deve evitar emprestar seu cartão para terceiros.

Em caso de perda ou roubo bloqueio cartão

Caso você seja assaltado ou perca o seu cartão, prossiga para o bloqueio do cartão pelo aplicativo, informe ao seu banco sobre o que aconteceu, o quanto antes melhor. Desse jeito, você acaba evitando compras futuras.

Para bloquear o seu cartão, você precisa somente clicar na opção bloquear temporariamente que aparece logo abaixo do cartão.

Como reportar uma compra não reconhecida

Se mesmo você tomando todos os cuidados que foram passados acima, ainda foi vítima de alguma fraude envolvendo compra aproximação, fique calmo que nós te ajudamos.

Confira como agir caso não reconheça uma compra feita no seu cartão de crédito Inter.

O primeiro a se fazer é bloquear o cartão pelo aplicativo. Logo a seguir, ligue para a central de cartões por telefone (3003-4070) – opção 2 ( capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 940 0007 – opção 2 ( demais localidades).

Para garantir essa segurança, o seu cartão imediatamente será cancelado e você receberá uma nova via em até 15 dias úteis. Lembrando que o prazo máximo para efetuar a contestação é de no máximo 45 dias após a data da compra.

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