NFC em celulares: O que é, como funciona e como usar essa tecnologia; Confira!

Saiba tudo sobre a NFC: a tecnologia que permite pagamentos por aproximação sem a necessidade de equipamentos com fios.
Nfc em celulares: o que é, como funciona e como usar essa tecnologia; confira!

O Near Field Communication (Comunicação de Campo Próximo) em tradução direta, mais conhecida como NFC, mudou a forma como trocamos informações em nossas atividades diárias.

Graças a esta tecnologia, é possível efetuar pagamentos com aproximação, enviar informações de um cartão de visita para outros dispositivos equipados com esta tecnologia e até carregar o celular sem necessidade de conexões com fios.

Quer saber mais sobre o que é NFC no dispositivos celular e como funciona? Por tanto continue com a leitura.

Publicidade

O que é NFC?

NFC: como funciona essa tecnologia?

NFC significa Near Field Communication, que na tradução direta quer dizer “Comunicação de Campo Próximo”.

Esta tecnologia permite a troca de dados de um aparelho para outro sem a intermediação de softwares, você precisa somente aproximar um celular com NFC para um aparelho que também possua essa tecnologia e, em breve, a troca de dados ocorrerá normalmente.

Esta tecnologia nasceu no Japão entre 2002 e 2004. Algumas empresas japonesas viram a necessidade de uma ferramenta capaz de transmitir comunicações em curtas distâncias e, por isso, desenvolveram e lançaram o NFC no mercado.

Pouco tempo depois, a Organização Internacional de Padronização adotou a ISO / IEC 18092 como a interface e o protocolo fundamentais para NFC.

O que é NFC no celular?

Se você vir informações de que um telefone celular possui tecnologia NFC, este dispositivo já oferece suporte para comunicação física em curtas distâncias.

Nem todos os dispositivos possuem esta tecnologia instalada. O sistema de Near Field Communication começou a se popularizar com o surgimento de carteiras digitais, como Google Pay ou Apple Pay e Samsung Pay

Portanto, a maioria dos novos aparelhos já possui essa tecnologia instalada nativamente.

Como funciona o NFC? 

NFC funciona graças a um chip instalado no corpo interno dos smartphones. Este chip emite ondas de radiofrequência a curta distância, o que permite a ligação a outros dispositivos também equipados com esta tecnologia.

O alcance máximo dessas ondas de rádio é de 10 centímetros e toda a conexão é muito segura.

Na prática, o NFC no celular funciona assim: se você tem um cartão guardado na carteira digital, que está instalado no seu celular, o seu aparelho deve ter a tecnologia NFC.


Encerra em 13:00

Cartão que pode te liberar R$ 250,00 de limite.

Mais de 75256 pessoas já solicitaram o seu

* Sujeito à análise de crédito.

Em seguida, basta ativar o pagamento por aproximação no seu celular e colocar o dispositivo na máquina ou outro dispositivo que irá receber e processar o pagamento.

Para que é usado o NFC em celulares?

O NFC no celular é usado para várias coisas, como receber informações de um cartão de visita, carregar o celular por indução magnética, etc. No entanto, o método mais conhecido é o pagamento por aproximação.

Quando você tem um smartphone com NFC, tudo o que você precisa fazer é cadastrar seu cartão físico em uma carteira digital e fazer os pagamentos apenas encostando o celular nas máquinas.

NFC no celular é seguro?

A tecnologia aproveita a troca de informações em distâncias muito curtas, o que já é um fator de segurança muito forte.

Além disso, o pagamento só é autorizado por meio de uma senha digital que você insere no seu dispositivo, portanto, o risco de fazer um pagamento sem a sua autorização é mínimo.

Os principais celulares com NFC

Hoje em dia, muitos smartphones já possuem a tecnologia NFC, mas antes de comprar um novo aparelho, você deve ficar atento às suas informações técnicas.

Abaixo está uma lista de alguns smartphones habilitados para NFC que você pode comprar para aproveitar as vantagens do pagamento por aproximação.

Iphone NFC

Os aparelhos da Apple funcionam com o sistema iOS, o sistema NFC só foi lançado no iPhone 6. Ou seja, todos os celulares da marca lançados posteriormente já possuem essa tecnologia.

Xiaomi NFC

Os principais telefones Xiaomi com NFC são:

  • Xiaomi Mi 8;
  • Xiaomi Mi 9;
  • Xiaomi Mi 10;
  • Xiaomi Redmi 9;
  • Xiaomi Redmi Note 8;
  • Xiaomi Redmi Note 9;
  • Xiaomi Redmi Note 7.

NFC Samsung

Os principais Os telefones Samsung com NFC são:

  • Samsung Galaxy S20;
  • Samsung Galaxy S21;
  • Samsung Galaxy A32;
  • Samsung Galaxy A22;
  • Samsung Galaxy A72.

Motorola com NFC

Os principais smartphones Motorola com NFC são:

  • Linha Moto G desde a 6ª geração;
  • Linha Moto Z;
  • Dispositivos Moto E mais recentes.

Leia também: Crédito ou débito: Funcionamento, diferenças e vantagens; Confira!

Procurando cartão…