loader image
Pesquisar
Close this search box.

Next e Laboratória: Oportunidades para mulheres na área de tecnologia!

Next e Laboratória: Oportunidades para mulheres na área de tecnologia, leia o texto a seguir para descobrir tudo sobre!

As mulheres ainda precisam enfrentar diversos obstáculos no mercado de trabalho, principalmente em áreas de atuação de predominância masculina, como a construção, ciências e tecnologia.

Para ajudar a mudar essa realidade, algumas empresas criam iniciativas para inserir o público feminino nessas áreas, como a fintech Next que fez parceria com a Laboratória, para disponibilizar um programa focado na capacitação, inclusão e empregabilidade das mulheres.

Acompanhe nosso texto e saiba mais sobre essa iniciativa do Next em parceria com a Laboratória, como também, informações sobre esse mercado:

Next em parceria com Laboratória gera oportunidades para mulheres

OK Laboratoria

Para incentivar a diversidade de gênero na área da tecnologia e promover um mercado digital mais inclusivo, o Next mantém uma parceria com a Laboratória, edtech de impacto social, a qual conta com um bootcamp intensivo de seis meses para mulheres.

Através desse programa, as participantes aprenderão conceitos Javascript e habilidades socioemocionais, para adquirirem novas competências e ingressarem no segmento tecnológico.

Com essa parceria, seis desenvolvedoras já foram contratadas pelo Next, as quais atuam com linguagem de programação front-end, responsável pela interface gráfica de sites e aplicativos.

Atualmente, o Next conta com 23% do quadro nesta área formado por mulheres, sendo um percentual acima da média nacional, de 20%.

Essa iniciativa abre uma porta para que mulheres possam migrar de carreira, visando um futuro promissor no mercado de tecnologia, o qual está em alta.

Tecnologia para todas

Esta iniciativa atende mulheres a partir dos 18 anos, priorizando jovens que tenham, preferencialmente, cursado o Ensino Médio em escolas da rede pública. Além disso, ex-alunas de rede particular também podem participar, desde que tenham contado com bolsa integral por critério de renda.

O caminho para a equidade de gênero

A equidade de gênero no mercado de trabalho é uma luta constante para as mulheres, inclusive no setor de tecnologia. De acordo com um estudo do Instituto Allen, será preciso 116 anos para que a presença feminina alcance o mesmo número da masculina na Ciência da Computação.

Confira maneiras de quebrar esse paradigma

Programas de incentivo

Programas de incentivo possibilitam excelentes oportunidades para as mulheres, pois, além da formação, muitos programas incentivam mentorias, abordam competências e habilidades interpessoais.

Desenvolver cultura inclusiva e acolhedora

Por se tratar de um setor predominantemente masculino, é importante desenvolver e fortalecer a cultura de trabalho em que a prevalência seja de um ambiente diverso e inclusivo.

Incentivar liderança feminina

Um dos grandes motivos da desistência feminina na área de tecnologia é a falta de representatividade. Para mudar isso, é preciso criar políticas intencionais e condições para que mulheres ocupem o espaço de liderança e de influência nas tomadas de decisões.

Promover equidade salarial

A desigualdade salarial entre pessoas de mesma função e gêneros diferentes é pauta antiga da luta pela equidade de gênero.

Além disso, mulheres também têm mais dificuldade de serem promovidas. Segundo a TrustRadius, 39% das entrevistadas sentiram que seu gênero foi uma barreira para promoção em 2021 e, desse total, 37% eram negras e relataram sua cor como mais uma barreira que inviabiliza a progressão em suas carreiras.

Ficou interessado?

Fique por dentro de todos os assuntos relacionados ao mercado financeiro através do nosso site. Para isso, leia outro texto clicando no botão abaixo: