Negativado: Saiba em quanto tempo seu nome fica limpo após pagamento da dívida!

Negativado: Saiba em quanto tempo seu nome fica limpo após pagamento da dívida, basta ler o texto abaixo!
Negativado: saiba em quanto tempo seu nome fica limpo após pagamento da dívida!

Estar negativado dificulta o acesso a diversos serviços financeiros e isso acaba se tornando um grande empecilho, quando você está precisando de dinheiro para resolver sua situação econômica.

Se você está com pendência em seu nome e seu CPF consta na lista de inadimplência de órgãos de proteção ao crédito, como SPC e Serasa, saiba que ao pagar suas dívidas, em poucos dias você estará com o nome limpo!

A partir do nosso texto, saiba quanto tempo leva para seu nome ficar limpo, como também, como consultá-lo:

Publicidade

Saiba em quanto tempo seu nome fica limpo após pagamento da dívida

Negativado: saiba em quanto tempo seu nome fica limpo após pagamento da dívida!

Se você está devendo, saiba que o prazo para que o credor retire seu nome da inadimplência é de poucos dias, sendo estabelecido pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC) um prazo de 5 dias úteis.

A empresa credora, além de tirar seu nome do banco de dados do Serasa ou SPC, deverá também entregar ao cliente um recibo ou comprovante que a dívida está quitada.

O prazo de 5 dias úteis estabelecido começa a contar a partir do pagamento da dívida. Além disso, este período só pode ser maior caso o pagamento seja feito com cheque, boleto ou outra maneira que dependa de confirmação.

Ademais, vale destacar que a empresa não pode alegar possuir um período interno para identificar a dívida e dar baixa no nome do inadimplente.

Agora, se você pagou suas dívidas pendentes e dentro de 5 dias úteis o status do seu nome não foi atualizado, será necessário tomar algumas medidas, sendo possível até ganhar uma indenização por danos morais.

Veja o que fazer caso seu nome continue sujo

Caso você tenha quitado suas dívidas, passou o prazo definido pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC) de 5 dias úteis e você ainda continua com o nome sujo, saiba que há medidas que podem ser tomadas.

Em primeiro momento, é indicado que você entre em contato com a empresa credora, sendo necessário relatar o seu caso e pedir baixa do seu nome da lista de inadimplência.

Caso esse método não funcione, apresente todos os comprovantes de pagamentos e dados que possam lhe auxiliar neste processo.

Se mesmo com essas medidas a empresa credora não concertar o erro, não der baixa no seu nome, você poderá buscar órgãos de defesa do consumidor, como o Procon, para fazer uma reclamação formal.

Saiba como consultar se seu nome está limpo

Para consultar se há dividas em seu nome, o Serasa oferece uma ferramenta que mostra diversas das suas informações financeiras, bastando apenas informar seu CPF através do site do órgão.


Encerra em 13:00

Cartão que pode te liberar R$ 250,00 de limite.

Mais de 75256 pessoas já solicitaram o seu

* Sujeito à análise de crédito.

Esta ferramenta também é importante na hora de verificar se a empresa credora já retirou seu nome da lista de inadimplência, deixando assim de estar negativado para estar com o nome lista e poder usufruir de inúmeros produtos e serviços financeiros sem a dificuldade de anteriormente.

Você também pode se interessar por…

Ficou interessado nas dicas do nosso texto? Então, continue no nosso site e saiba mais sobre o mundo das finanças! Leia mais um dos nossos textos clicando no botão abaixo:

Procurando cartão…