loader image
Pesquisar
Close this search box.

Não encontrou seu nome na lista do Banco Central? Veja como recuperar um dinheiro esquecido de outra maneira 

Não encontrou seu nome na lista do Banco Central? Veja como recuperar um dinheiro esquecido de outra maneira, lendo nosso texto a seguir!

Mais de 100 milhões de pessoas acessaram o sistema do Banco Central na última semana para checar se o seu nome estava na lista de pessoas que poderiam resgatar resíduos de instituições financeiras. Mas, se você não estava entre estes sortudos veja, a seguir, outras formas de encontrar o dinheiro perdido:

Cotas do PIS/PASEP

shutterstock 1486752722

Uma das possibilidades para quem trabalhou de entre 1971 e 1988 são as cotas do PIS/PASEP. 

Se este é o seu caso, você deve verificar com a Caixa Econômica Federal se você possui contas a receber. 

Ao todo são mais de R$23,5 bilhões, que os beneficiários esqueceram. Vá agora mesmo até uma das agências da Caixa e confira se você está entre os trabalhadores que têm direito a receber.  

Abono Salarial de anos anteriores

Outra forma de encontrar dinheiro esquecido é através do abono salarial, ao qual trabalhadores com carteira assinada que recebem até dois salários mínimos têm direito, sendo possível achá-lo depois de dois anos. 

Mas, muitas pessoas acabam esquecendo desse dinheiro, verifique se você tem direito a sacar este dinheiro para aproveitar. 

Revisão de auxílios do INSS

Algumas pessoas também podem ter algo a receber dos auxílios do INSS, que tiveram um erro no cálculo. Cerca de 11 mil segurados entre o ano de 2002 e 2009 do INSS foram afetados por este erro. 

Você poderá consultar no Meu INSS, ou através do telefone 135, se o seu nome está entre os segurados afetados que têm direito a revisão a partir do mês de abrir. 

Saque-aniversário do FGTS

Muitas pessoas acabam esquecendo da possibilidade de realizar o saque aniversário do FGTS. 

Aqueles que optarem pelo saque-aniversário têm acesso a cota de 2022 de acordo com os meses de seus aniversários. 

Você pode conferir o calendário do ano no site do Governo Federal e descobrir se o seu saque-aniversário já está disponível para ser retirado e assim conseguir um dinheiro extra. 

Contas Inativas do FGTS

Os trabalhadores que foram demitidos após  trabalhar de carteira assinada e ficaram três anos sem trabalhar formalmente podem sacar todos os saldos das contas inativas do FGTS, sendo este um direito desconhecido por muitas pessoas. 

Aqueles que possuem um diagnóstico de doença grave, como o câncer, por exemplo, também têm direito de solicitação da retirada do valor disponível. 

Programas estaduais de nota fiscal

É possível conseguir dinheiro através de notas fiscais, isso acontece através de programas estaduais que incentivam os cidadãos a registrar seu CPF nas notas fiscais. 

Realizando uma compra e incluindo o CPF, os cidadãos recebem créditos relativos à parte do ICMS que o estabelecimento recolhe com a transação e tem direito a receber o valor proporcional à compra.

Para aproveitar este benefício, você deve procurar pelo programa do seu estado e se cadastrar, depois passe a fornecer o seu CPF no momento de realizar as suas compras. No final do ano, você terá direito a sacar os valores disponíveis.  

Em alguns estados é possível ainda usar os créditos no abatimento de impostos, como o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).