Investimentos: Saiba o que são aplicações financeiras!

Investimentos: Saiba o que são aplicações financeiras, lendo o nosso texto abaixo!
Investimentos: saiba o que são aplicações financeiras!

Para começar a investir, é preciso ter certo conhecimento sobre aplicações financeiras, sendo necessário entender o conceito e aprender quais são as opções que mais se encaixam no seu perfil.

No mercado há diversas possibilidades de investimentos, como renda fixa ou tesouro direto, como também alternativas mais arriscadas e rentáveis, como ações da Bolsa. Para isso, é importante entender o que são aplicações financeiras.

A partir do nosso texto, saiba o que são aplicações financeiras, como também entenda o conceito e conheça alguns tipos:

Publicidade

Saiba o que é aplicação financeira

Investimentos: saiba o que são aplicações financeiras!

Aplicação financeira se trata de um investimento, não sendo um produto financeiro em si, pois o produto é o título ou o ativo oferecido pela instituição financeira, como por exemplo, uma ação de uma empresa, um fundo de investimento ou um CDB.

A aplicação financeira é o investimento que você faz, quando você adquiri esse ativo ou título para ter uma remuneração em cima do valor investido.

Portanto, a aplicação financeira é o produto de investimento adquirido por você com o objetivo de conseguir alguma rentabilidade.

Veja quais são os tipos de aplicações financeiras

Para começar a investir, saiba que há diversos tipos de aplicações financeiras, possuindo diferentes tipos de benefícios. Antes de fazer sua escolha, é importante levar em consideração alguns fatores.

A rentabilidade é o retorno financeiro obtido através do investimento, sendo o valor que você receberá pelo seu investimento no fim do período determinado.

Já a Liquidez é a rapidez com que você poderá resgatar o dinheiro aplicado. Caso você utilize aplicações de liquidez diária, você poderá pegar o dinheiro de volta em até um dia útil.

O Risco é a chance de que o seu retorno com investimento seja menor que o esperado, podendo ser até mesmo negativo.

Após conhecer e analisar esses três critérios, você poderá escolher as opções de aplicações financeiras com mais propriedade, havendo opções que vão desde produtos mais conservadores, com menor risco e menor rentabilidade, a produtos mais rentáveis e com maior risco.

Com isso, risco e rentabilidade são diretamente proporcionais em investimentos, ou seja, quanto maior o risco, mais rentável pode ser o investimento. Já por outro lado, quanto menor o risco, menos potencial de rendimento o investimento tem.

Quais são as melhores aplicações financeiras?

No mundo dos investimentos, não há uma resposta certa quando a pergunta é quais são as melhores aplicações financeiras. Para isso, é necessário levar em consideração os três critérios citados anteriormente: rentabilidade, liquidez e risco.


Encerra em 13:00

Cartão que pode te liberar R$ 250,00 de limite.

Mais de 75256 pessoas já solicitaram o seu

* Sujeito à análise de crédito.

Caso você esteja disposto a correr mais riscos para ter maior rentabilidade, a renda variável é uma opção ideal para você. Agora, se você desejar o contrário, é melhor investir na renda fixa.

Além disso, também é importante saber o seu perfil de investidor, sendo necessário realizar um teste na plataforma em que você pretende aplicar o seu dinheiro.

Neste teste serão realizadas perguntas que permitam à plataforma saber mais sobre você e sua relação com os investimentos.

Você também pode se interessar por…

Mantenha-se informado sobre o mercado financeiro através do nosso site. Para isso, leia outro texto que preparamos para você, acesse o clicando no botão abaixo:

Procurando cartão…