Investimento para iniciantes: Confira dicas!

Deseja investir, mas não sabe em que e nem como? A gente te ajuda! Vem conferir nossas dicas!
Investimento para iniciantes: confira dicas!

Os bancos digitais têm oferecido cada vez mais recursos, agregando conceitos únicos ao seu portfólio de serviços. Dessa forma, os cartões de crédito não se tornaram os únicos serviços buscados em cada um desses bancos.

Publicidade

Um dos maiores destaques são os investimentos, uma forma única de aplicar o seu dinheiro e buscar novos investimentos aos seus valores. A partir disso, é possível estabelecer novas métricas e buscar novos modelos de investimentos.

Hoje falaremos sobre as principais dicas para quem deseja começar a investir o seu valor. Continue conosco e preste atenção a todos os aspectos mencionados e, que investir o seu dinheiro na opção mais rentável.

Principais dicas para começar a investir o seu dinheiro

Investimento para iniciantes: confira dicas!

Se você deseja fazer o seu dinheiro render, é preciso entender as principais técnicas de investimentos do atual mercado financeiro. Para lhe auxiliar nisso, vamos explicar as 10 principais dicas que você precisa ter para saber aplicar o seu dinheiro.

Saiba entender a diferença de renda fixa e renda variável

Começamos nosso post comentando sobre dois modelos de investimentos, os de renda fixa e de renda variável. Ambos são muito rentáveis, no entanto, possuem diferenças que acentuam ainda mais suas principais características.

Na renda fixa, você cliente já tem uma estimativa definida de quanto pode ganhar ao aplicar o seu dinheiro, já na renda variável, não é possível prever os ganhos. Ao começar uma operação, você poderá escolher entre uma das modalidades.

A renda fixa é a mais segura, porém apresenta poucos ganhos em relação a renda variável. Dessa forma, é importante conhecer as duas opções e investir na que melhor atende sua necessidade como investidor.

Identifique objetivos de curto, médio e longo prazo

Publicidade

Ao começar a investir no mercado financeiro, é preciso manter o foco no seu principal objetivo. Isso é importante para que você não desvirtue do seu objetivo e acabe se perdendo nos seus possíveis ganhos.

Uma dica nesse sentido é sempre estabelecer objetivos muito claros a curto, médio e longo prazo. Assim, você sempre saberá o que precisa alcançar e terá uma motivação ainda maior para investir em ativo.

Publicidade

Além disso, você poderá começar a desenhar um possível plano de aposentadoria, distribuindo os pagamentos de forma a conseguir acessar esse recurso de forma direta e simples, através do INSS.

Fique sempre atento a liquidez dos seus investimentos

Outro aspecto importante a se observar é a liquidez dos seus investimentos. A liquidez é a capacidade de transformar o seu dinheiro investido, em dinheiro líquido e também, quanto tempo essa operação irá levar.

Dessa forma, se você precisa logo obter os lucros do seu investimento, é importante que observe qual o prazo de recebimento dos valores e quando o título irá vencer. A partir disso, você consegue definir as melhores opções de vendas, buscando ganhar cada vez mais.

Saiba escolher boas empresas na hora de investir em ações

Ao escolher ações que deseja adquirir, é importante que você conheça a empresa que está vendendo elas. Isso ocorre porque muitas vezes as empresas simplesmente vendem suas ações para aquecer o mercado, mas dificilmente geram lucros ao comprador.

Sendo assim, busque sempre estudar a empresa a qual você deseja adquirir o capital, pensando primeiramente no tempo de atuação dela no mercado, e também nos possíveis lucros que ela pode gerar através do seu campo de atuação.

Com isso, busque criar uma carteira de investimentos diversificada, pegando empresas novas que tem potencial de crescimento e empresas mais tradicionais que possuem seus ganhos mais fixos e apresentam poucas oscilações.

Fundos imobiliários geralmente são opções melhores que ações

Fundos imobiliários apresentam poucas oscilações nos ganhos, e por isso, se tornam mais rentáveis que as simples ações. Sendo assim, busque agregar ao seu portfólio, ações de fundos para que possa potencializar os seus ganhos.

Com esse potencial menos volátil, é possível que você busque investir em fundos e garantir um sustento periódico, já que a maioria divide seus pagamentos mensalmente ou a cada semestre concluído de investimento.

Reinvista os valores retirados

Aqui vai uma das principais dicas que podemos oferecer: Não deixe o seu dinheiro parar. Isso quer dizer que tanto a renda fixa, quanto a variável, podem fazer o seu dinheiro rodar cada vez mais.

Busque adquirir geradores semestrais de renda e aplique esse valor em outras opções, dessa forma, seu dinheiro estará sempre em circulação e poderá movimentar ainda mais os seus futuros ganhos.

Busque ter disciplina e paciência

Embora algumas plataformas financeiras digitais prometem ganhos rápidos, a chave para se obter sucesso nesse modelo de aplicações é a calma e paciência. Isso porque muitas vezes o seu dinheiro não irá sair rendendo ao natural.

Com isso, será preciso algumas divulgações iniciais até o serviço oferecido se tornam mais popular na cidade e na região. Além disso, é importante destacar o conceito de sempre agregar mais valores ao seu modelo de negócio.

Acompanhe diariamente os seus investimentos

Após realizar a compra das ações ou dos fundos imobiliários, é preciso que você busque consultar a sua aplicação a fim de verificar como andam os seus ganhos. Desse modo, o acompanhamento diário deve ser um hábito que você precisa adquirir.

No entanto, esse acompanhamento se torna importante no momento em que possam surgir novas opções de investimentos, janelas de vendas e também, alterações na liquidez dos ativos imobiliários.

Com isso, busque ficar sempre por dentro de tudo que ocorre no mercado financeiro, principalmente as flutuações e valorizações dos títulos. Através disso, você poderá escolher comprar ou vender a ação no momento certo.

Compre ativos, porém não esqueça de desfrutar da sua vida

Viver da venda de ativos é algo muito importante, e com certeza gera uma série de possibilidades ao investidor. Contudo, é importante destacar que você saiba aproveitar sua vida com os seus ganhos.

Muitos investidores se perdem no meio do caminho por não saberem levar uma vida normal fora dos gráficos. Com isso, saiba aproveitar os seus ganhos e descansar um pouco. Com isso, você estará mais preparado para futuros investimentos e aplicações.

Não perca tempo e busque já trabalhar com os investimentos em ações ou fundos imobiliários e planeje os seus saques e vendas, de forma correta e organizada. 

Leia também: Conheça os melhores investimentos para quem não tem experiência

Procurando cartão…