Imposto de renda: Saiba quando será pago o 3º lote da restituição!

Imposto de renda: Saiba quando será pago o 3º lote da restituição, lendo o texto a seguir!

Se você está lendo este texto, com certeza, não perdeu o prazo para a declaração do imposto de renda, encerrada no dia 31 de maio de 2022. Para os que realizaram a declaração, a restituição já está no seu terceiro lote de pagamento.

Ao todo, são cinco lotes de pagamento que começaram em maio e vão até setembro, seguindo a ordem de prioridade já estabelecida anteriormente. Confira mais sobre os pagamentos da restituição do imposto de renda.

Lotes da restituição do imposto de renda

imposto de renda 2022 widelg

Como comentamos anteriormente, a restituição do imposto de renda é paga conforme a determinação dos seus lotes, sendo que o segundo foi disponibilizado para os usuários no dia 30 de junho e a sua consulta começou no dia 23.

Publicidade

Apenas o primeiro lote de pagamento é diferente dos demais, que tem como prioridade idosos e profissionais que possuem como fonte de renda principal a docência. A partir do segundo lote, o pagamento é feito de acordo com a data de envio da declaração do imposto de renda.

Atualmente, o cronograma de pagamento dos lotes é a seguinte:

  • 1º lote: 31 de maio (já pago);
  • 2º lote: 30 de junho (já pago);
  • 3º lote: 29 de julho;
  • 4º lote: 31 de agosto;
  • 5º lote: 30 de setembro.

Desde o dia 22 de julho já está disponível para consulta o pagamento do terceiro lote do imposto de renda e você consegue verificar se já recebeu nessa remessa ou se tem que esperar até a próxima, lembrando que uma parte dos contribuintes ainda está esperando para receber a sua restituição.

Como realizar a consulta da restituição?

Infelizmente, não existe uma previsão sobre qual será o lote em que a sua restituição será paga, por isso é sempre importante realizar a sua declaração o quanto antes, para receber já nas primeiras liberações. Para saber se você vai receber, é possível realizar uma consulta, liberada sempre uma semana antes do pagamento do lote.

A consulta é feita através do site da Receita Federal. Para isso, o contribuinte deve clicar na opção Meu Imposto de Renda e, em sequência, Consultar a Restituição. Lembrando que, para que seja possível pegar os seus dados, é preciso fazer o login no site da Receita Federal antes de realizar a parte da consulta.

Enviei a declaração cedo e ainda não recebi, o que aconteceu?

Caso você tenha enviado a declaração do seu imposto de renda com antecedência e acha que deveria ter recebido nos primeiros lotes, mas o valor ainda não caiu para você, existe a possibilidade de você ter caído na famosa malha fina.

Isso acontece quando a Receita Federal encontra inconstâncias na sua declaração do imposto de renda, como algum documento faltando ou sonegação de impostos. 

Caso isso tenha acontecido com você, é possível fazer uma verificação de documentação pendente e realizar a atualização do que está faltando o mais rápido possível, visto que a Receita Federal pode acabar lhe arrumando um grande problema por conta disso. 

Procurando cartão…