Guia completo do backup: entenda como proteger seus preciosos dados

leia o nosso texto abaixo e confira Guia completo do backup: entenda como proteger seus preciosos dados!
Guia completo do backup: entenda como proteger seus preciosos dados

Você já deve ter percebido que alguns aplicativos ficam solicitando o backup dos seus dados e apesar de ser um pouco chato, em alguns momentos, essa parte da conservação dos dados é extremamente importante.

Por conta disso, montamos um guia completo sobre o backup para que você entenda exatamente como e o porquê proteger os seus dados é tão importante para o seu futuro dentro da tecnologia.

O que é um backup?

Guia completo do backup: entenda como proteger seus preciosos dados

O backup nada mais é do que uma forma rápida, fácil e segura de realizar o armazenamento dos seus dados e ele pode incluir fotos, arquivos, aplicativos e até mesmo configurações quando você passa de um smartphone para o outro.

Publicidade

Quais arquivos são protegidos ao realizar um backup?

Ao escolher pelo backup próprio do seu celular, você contará com o armazenamento de algumas configurações mais básicas do seu smartphone e, também, alguns aplicativos que serão instalados automaticamente em um novo aparelho.

Se você escolher aplicativos próprios para realizar o backup dos seus dados, como o Titanium ou Super Backup, eles irão oferecer configurações mais avançadas do seu aparelho, que incluem até mesmo senhas de WiFi de todos os locais que você já teve acesso e ainda possui a senha salva.

Como usar o backup e em que momentos ele será útil?

O backup será útil em diversos momentos diferentes da sua vida, seja na troca de um celular para o outro, ou em caso de roubo ou perda do seu celular ou até mesmo se ele acabou estragando de uma hora para outra, pois, como todos sabemos, o tempo de vida dos celulares está cada vez menor.

Para conseguir usar o backup manualmente, você deve acessar as suas configurações e procurar por esta opção. Enquanto os celulares Android usam o Google Drive como opção de armazenamento, a Samsung conta com o Samsung Cloud e o iPhone conta com o iCloud para armazenamento de dados.

O backup offline deve ser uma opção?

Sim, você pode e deve recorrer ao backup online em alguns casos mais específicos, principalmente se tratando de arquivos que você precisa muito e não pode perder de forma alguma, pois os backups que são feitos pelo Google ou Apple, por exemplo, necessitam de internet para a sua sincronização.

Além disso, o espaço no Google Drive, Samsung Cloud ou iCloud é limitado e, dependendo da quantidade de dados, os usuários acabam precisando comprar ainda mais espaço para manter tudo em um único aparelho.

O que pode comprometer um backup?

Existem algumas coisas que devem ser analisadas na hora de realizar um backup e a principal delas se trata de arquivos suspeitos que estejam dentro do seu aplicativo, pois elas podem comprometer a passagem dos seus dados para a nuvem do seu celular. 

Também é importante tomar cuidado com os arquivos em pendrive ou computadores para que eles não sejam corrompidos.

Caso você use apenas a forma de armazenamento oferecida pelo seu smartphone, seja ela qual for, você não tem muito com o que se preocupar, pois são formas seguras e a possibilidade de apresentar problemas é baixíssima. 

Procurando cartão…