Golpe do pix: Saiba o que fazer quando você for vítima

Leia nosso artigo e veja dicas de como se prevenir dos golpes do novo sistema de transferências instantâneas: O Pix.
Golpe do pix: saiba o que fazer quando você for vítima

Desde que o Pix foi lançado em novembro de 2020, ele já ganhou muita fama e acabou se  tornando o segundo meio de pagamento mais usado pelas pessoas.

Todavia, concomitantemente com o crescimento dos números de utilização deste meio de pagamento, as tentativas de golpes e fraudes também dispararam.

Mas tenha calma, isso não quer dizer que a ferramenta não seja confiável. O meio de pagamento do Pix é muito seguro e os golpes que envolvem são frutos de engenharia social, o que significa que não tem nada a ver com vulnerabilidades no sistema.

Publicidade

Confira dicas do que fazer caso você caia em algum golpe envolvendo o pix.

O que fazer quando cair em um golpe do Pix?

Golpe via PIX: Nubank alerta sobre suposto “bug” que promete dinheiro em  dobro - Olhar Digital

A primeira coisa que você deve fazer é ir até uma delegacia e registrar um boletim de ocorrência. Mostre para a polícia todas as provas que você tem: mensagens trocadas com a pessoa, empresa que aplicou golpe, dados do Pix usados na transferência, etc.

É importante não ficar imediatamente focado no cancelamento ou devolução/restituição do valor. Como a transferência é realizada em segundos, a transação não pode ser cancelada e a recuperação dos valores acaba sendo mais difícil.

Por esse motivo, o mais eficaz a se fazer é procurar a polícia ou também os órgãos de proteção ao consumidor (como o Procon do seu estado ou poder judiciário).

Informe o ocorrido ao seu banco e peça o bloqueio dos recursos da conta do destinatário e o estorno da operação. Se a Instituição bancária se recusar, a vítima tem direito de registrar uma reclamação junto ao Banco Central.

Se possível, entre em contato com um advogado de sua confiança para que analise a possibilidade de uma ação judicial.

Ferramenta de devolução

A fim de diminuir a quantidade de erros e aumentar a segurança das transações ainda mais, o banco central anunciou que irá implementar o mecanismo para devolução dos valores do Pix, a partir de novembro. Até lá, é necessário redobrar a atenção em seus pagamentos e transferências.

Os 6 principais golpes do Pix que você deve ter atenção

  • Phishing e smishing;
  • WhatsApp clonado;
  • QR code falso;
  • Central telefônica falsa;
  • Alerta de problemas com o Pix;
  • Desconto em contas de consumo;
  • Cuidado ao fazer o cadastro das chaves do Pix.

Não confunda chave do Pix com senha bancária.

Como não cair no golpe do pix

São diversos os esquemas de engenharia social que estão sendo utilizados para enganar os usuários do pix. Por este motivo, preparamos este guia completo, que é espelhado em casos reais que foram retirados do sistema de registro de demandas do cidadão (RDR/SISCAP), do Banco Central, contudo o que você necessita saber para se proteger dos golpes.

É de extrema importância ter muito cuidado no que envolve o seu dinheiro, por isso, leia o nosso guia para que você mantenha o seu dinheiro em segurança, e não precise se envolver com tudo isso que nós citamos que você teria que recorrer.


Encerra em 13:00

Cartão que pode te liberar R$ 250,00 de limite.

Mais de 75256 pessoas já solicitaram o seu

* Sujeito à análise de crédito.

Leia também: Open Banking: Saiba quais mudanças ocorrerão no seu dia a dia com este novo sistema

Procurando cartão…