Geração Z: Jovens estão caindo cada vez mais em golpes; Entenda o pôr que!

A geração Z, como é chamada os jovens de hoje em dia, que são conhecidos por estarem mais adeptos aos novos sistemas da internet e as redes sociais, também estão caindo com grande frequencia em golpes.
Geração z: jovens estão caindo cada vez mais em golpes; entenda o pôrque!

Golpes sempre foram grandes problemas na internet, pois diversas pessoas caíram e ainda caem em diversos, principalmente os financeiros.

Segundo um estudo da Serasa Experian, até mesmo os jovens têm caído em alguns golpes nas redes sociais. Se você se interessou pelo assunto, te convido a acompanhar o texto abaixo.

Jovens caem em golpes 

Geração C: Investindo na Geração Conectada - Universidade da Comunicação

A geração Z, como é chamada os jovens de hoje em dia, que são conhecidos por estarem mais adeptos aos novos sistemas da internet e as redes sociais também estão caindo em golpes.

Publicidade

Jovens de 10 a 25 anos de idade também estão sendo vítimas de golpistas, isso acontece por conta do aumento e aceleração da digitalização, e também por conta da pandemia.

Ocorreu um grande aumento nos esquemas fraudulentos no Brasil, cerca de 15% em relação ao ano passado. Segundo a Serasa Experian, ocorre uma movimentação fraudulenta a cada 8 segundos.

Com a pandemia do covid-19, as pessoas ficaram mais em casa e consequentemente começaram a realizar mais compras pela internet e isso foi um prato cheio para diversos golpistas acessarem os dados pessoais desses cidadãos.

Onde acontecem esses golpes?

Segundo estudos, a região brasileira que mais registrou tentativas de golpes foi o Sudeste, com mais de 1 milhão de tentativas, em segundo lugar vem o Nordeste com 347 mil.

Os principais mercados onde são realizados os golpes são:

  • Compra de celulares;
  • Cartões de crédito;
  • Compras realizadas no nome da vítima por pessoas fraudulentas;
  • Abertura de contas em bancos;
  • Compra de carro;

Essas são algumas áreas que são mais acessadas em relação a tentativa de golpes pelos fraudulentos.

Maneiras de se proteger 

Existem algumas maneiras que são possíveis adotar para se proteger e não cair em golpes. Confira-as a seguir:

1- Jamais revele sua senha para qualquer pessoa, nem mesmo a do telefone, pois hoje em dia temos acesso a todos os nossos dados bancários através do nosso dispositivo móvel.

2- Se você estiver navegando pela web e do nada aparecer uma promoção, primeiramente desconfie e depois abra o site da loja para confirmar se essa promoção é válida e se não é nenhum golpe.

A dica é que você abra o site da loja em outro navegador do Google e entre no site oficial para ver se realmente é verídico a promoção.


Encerra em 13:00

Cartão que pode te liberar R$ 250,00 de limite.

Mais de 75256 pessoas já solicitaram o seu

* Sujeito à análise de crédito.

3- Sempre observe o cadeado no link do site, ele significa que esse site é seguro e que ele é menos vulnerável a ataques fraudulentos.

4- Quando você for realizar uma transferência, um pagamento bancário, sempre revise os dados de quem você está enviando esse dinheiro e analise se está de acordo com as informações que você havia recebido.

5- Realize download de aplicativo somente nas lojas oficiais, praticamente todos os aplicativos disponíveis para serem baixados no seu sistema operacional, estão disponíveis no Play Store no caso do Android e na Apple Store no caso do IOS.

6- Caso alguém lhe envie uma mensagem pedindo dinheiro, cheque se é mesmo uma pessoa que do seu conhecimento e que ela realmente está solicitando essa ajuda, pois pode ser alguém no lugar dela tentando aplicar uma fraude.

7- Roubaram seu celular ou você perdeu? Informe imediatamente as suas instituições bancárias que você tem aplicativos no celular perdido, com isso é possível que elas realizem o bloqueio imediato das suas contas bancárias e assim você não correrá riscos de perder seu dinheiro aplicado na conta.

8- Criação de senhas fortes: sempre cries senhas bem fortes, fuja daquelas que são obras, que contém sua data de aniversário ou de alguém próximo, pois essas são as mais tentadas pelos golpistas.

Portanto, a dica que deixamos para você é que, não repita essa senha em diversos lugares e aplicativos, com isso o trabalho dos golpistas fica comprometido.

Essas foram algumas dicas que nós deixamos para você, para lhe ajudar a não cair em golpes, pois sabemos que hoje em dia a internet está cheia de pessoas fraudulentas tentando se aproveitar de cidadãos.

Leia também: Nubank: Instituição passa a permitir ter mais de um cartão virtual ao mesmo tempo

Procurando cartão…