Gastos fantasma: saiba como evitar o que está acabando com o seu dinheiro

Gastos fantasma: saiba como evitar o que está acabando com o seu dinheiro, lendo nosso texto a seguir!
Gastos fantasma: saiba como evitar o que está acabando com o seu dinheiro

Muitas pessoas se surpreendem na hora de consultar a fatura do cartão, sem entender onde foram efetuados todos aqueles gastos. Mas, chegar ao final do mês com a carteira vazia não é tão incomum assim. E nós vamos te ajudar a entender melhor a razão disso acontecer. Confira: 

Gastos fantasma: O que são? 

Gastos fantasma: saiba como evitar o que está acabando com o seu dinheiro

Você já ouviu falar de gastos fantasma? Estes gastos podem estar te deixando no vermelho. Mas, afinal, o que são gastos fantasma?

De modo geral, os gastos fantasma podem ser definidos como despesas do dia-a-dia que não estavam no seu planejamento financeiro. 

Publicidade

Normalmente, as pessoas costumam ter um planejamento dos seus gastos mensais, com uma projeção de quanto irão gastar com contas, investimentos, entre outras. Mas, em alguns casos, a conta nunca fecha. 

Muitas vezes as contas podem não estar fechando por conta dos gastos fantasmas que aparecem diariamente e comprometem boa parte da sua renda. 

Planejamento financeiro

No entanto, para as pessoas que não fazem um planejamento financeiro, encontrar os gastos fantasmas pode ser ainda mais difícil, portanto, o primeiro passo para você descobrir quais são os seus gastos fantasma é fazer um planejamento com o seu orçamento e gastos do mês.

Para fazer isso, você pode usar um caderno, uma planilha, um aplicativo ou até mesmo um sistema mais completo de gerenciamento financeiro. 

Mas, é importante lembrar que, o seu orçamento deve ser feito de uma forma simples e compreensível, colocando a sua renda, uma projeção de todas as suas receitas e dos seus gastos fixos e variáveis. Como por exemplo seus gastos com moradia, educação, transporte, alimentação, lazer e outras despesas variáveis. 

Coloque tudo no seu planejamento e depois você deve confirmar quais das despesas planejadas foram efetivadas, assim você pode fazer alguns ajustes a cada mês. 

Além disso, você pode adicionar os gastos que foram feitos sem planejamento para ter acesso a eles nos próximos meses e se planejar melhor. 

Geralmente, os gastos fantasma não aparecem no planejamento, mas é possível identificar o quanto do seu dinheiro está sendo direcionado para estes gastos a partir dos dados da planilha. Sendo que muitas vezes estes gastos do dia-a-dia podem causar um verdadeiro rombo nas suas finanças. 

Em alguns casos a renda comprometida fica entre 20% e 30% da renda mensal total, algo que pode fazer toda a diferença na hroa de fechar as contas no fim do mês. 

Ter noção destes pequenos gestos que parecem inocentes como lanches, presentes, roupas, passeios e outros é muito importante na hora de garantir um planejamento mais eficaz. 


Encerra em 13:00

Cartão que pode te liberar R$ 250,00 de limite.

Mais de 75256 pessoas já solicitaram o seu

* Sujeito à análise de crédito.

Como identificar os gastos fantasmas?

Muitas pessoas têm dificuldade na hora de identificar estes gastos, principalmente porque eles costumam ser pequenos, mas quando acumulados eles causam uma diferença significativa no seu orçamento. 

Para identificar estes gastos você pode adotar o hábito de anotar os seus gastos diários, assim você conseguirá ver onde o seu dinheiro foi investido. 

É importante ressaltar ainda que você precisa anotar todos os seus gastos, desde os mais pequenos como os gastos com um lanche ou uma água, até gastos maiores, somente assim você conseguirá ver para onde o seu dinheiro está indo.

Os gastos fantasma podem ser pequenos, mas quando acumulados podem comprometer boa parte do seu dinheiro que poderia estar sendo direcionado para melhores investimentos. 

Procurando cartão…