Existe prazo para fazer a emissão do novo RG? Qual é?

Descubra se existe prazo para fazer a emissão do novo RG, lendo o nosso texto abaixo!

Recentemente, o Governo Federal publicou uma notícia referente a criação de um novo documento, que nada mais é do que a atualização do antigo RG (Registro Geral), ou seja, a carteira de identidade.

O principal objetivo da criação deste documento é evitar fraudes referentes a falsificação e, principalmente, para que ocorra uma padronização entre as informações oferecidas para o estado. Confira mais informações a seguir!

Como a nova carteira de identidade (RG) funciona?

Emissao do novo RG e antecipada em alguns estados veja novos prazos

Infelizmente, diversas pessoas já tiveram os seus documentos fraudados e utilizados para a criação de contas em bancos, solicitação de benefícios e diversas outras formas de falsificação dos dados apresentados e, por conta disso, a nova carteira de identidade foi criada. 

Publicidade

As principais alterações que serão encontradas neste novo documento são as seguintes:

  • Padronização da Carteira de Identidade para o Brasil;
  • Implementação do código internacional MRZ (Machine Readable Zone ou Zona Legível por Máquina, em português);
  • Inclusão da naturalidade do cidadão;
  • Informará o grupo sanguíneo e o fator RH;
  • Mostrará se a pessoa é doador de órgãos ou não;
  • Biometria obrigatória;
  • Verificação do documento por QR Code.

A padronização tem como principal objetivo retirar o número de RG da carteira de identidade e deixar apenas o CPF (Cadastro de Pessoa Física) como único número de identificação, o que acaba evitando certas falsificações.

Existe prazo para a solicitação do novo RG?

Muitas pessoas não sabem, mas a carteira de identidade não possui data de validade, e, desde que o documento esteja íntegro, ou seja, sem rasgos ou violações e a foto ainda esteja identificando o cidadão, não é preciso fazer a troca do documento por um novo.

Já sobre o novo RG, a mudança começou a ser feita em março deste ano, mas nem todos os órgãos estão aptos a realizar essa mudança, principalmente nas cidades mais interioranas, que ainda não contam com a biometria, por exemplo. Segundo informações, até 2023 todas as unidades deverão estar aptas a emitir o novo RG.

Até o momento, não existe a obrigatoriedade dos cidadãos de realizar a solicitação, mas o prazo máximo para a emissão de todos é até 2032, para que seja feita, de fato, a padronização dos cidadãos brasileiros.

Aplicativo RG Digital

A nova atualização também é referente ao RG Digital, que vai funcionar basicamente da mesma forma que a CNH Digital, um aplicativo que já está em funcionamento há mais tempo e é bastante utilizado pela população por conter todos os dados necessários quando eles são solicitados para análise.

Até o momento, o aplicativo do RG Digital ainda não está disponível para todos, pois dependerá da atualização feita por cada governo. Alagoas, Distrito Federal, Goiás, Pará, Paraíba, Rio de Janeiro e São Paulo são os estados que já possuem o serviço. 

O nome da plataforma pode variar conforme o estado, por exemplo, se você mora no Rio de Janeiro, deverá procurar por “Identidade Digital RJ” nas lojas digitais Android e IOS.

Procurando cartão…