Erro no Pix: Conheça os principais problemas, os principais motivos e como resolvê-los

O Pix revolucionou a forma de fazer transferências, entretanto, vez ou outra ele pode apresentar erros. Leia nosso artigo e veja como resolver situações como essa.
Erro no pix: conheça os principais problemas, os principais motivos e como resolvê-los

Chave Pix no formato inválido ou não encontrado, falha de comunicação ou erro na liquidação, esses são os principais erros que ocorrem com o mais novo método de transferências dos brasileiros.

O Pix foi lançado em novembro de 2020, e de lá pra cá ganhou muito espaço se tornando um dos meios de pagamentos mais amados pela população.

Um dos motivos é que o serviço sempre costuma ser muito fácil de utilizar, além de ser muito difícil ocorrerem erros. O que não quer dizer que eles não ocorram, mas quando ocorrem, o que significam? E como resolver?

Publicidade

4 erros comuns no pix, como resolvê-los

Banco central anuncia mudanças no pix; confira novidades!

Das diversas formas que se tem de fazer um Pix, um dos jeitos mais fáceis de efetuar é usando uma chave.

Entretanto, o erro pode ocorrer a partir daí, caso a pessoa digite o dado em formato incompatível com aqueles aceitos pelo pix (email, número do telefone celular, CPF, CNPJ, e a chave aleatória), a transação não será concluída.

Caso isso aconteça, a instituição deve informar que a transação não foi efetuada por quê ocorreu um problema no formato da chave Pix. A seguir, alguns exemplos de mensagens que podem aparecer no app:

  • Ocorreu um problema no formato da chave. Tente novamente;
  • Ocorreu um erro. Confira o formato dessa chave;
  • Transação não concluída. Formato de chave inválido;
  • Seu pix não foi concluído. Verifique o formato da chave informada.

Como resolver sem estresse?

Se aparecer esse erro em uma transação do Pix, é extremamente necessário que você revise a chave informada para garantir que ela está em formato válido ( emai-l, número do telefone celular, CPF, CNPJ e a chave aleatória) escrita de forma correta.

Se for necessário peça para quem vai receber o Pix conferir a sua chave novamente.

Chave pix não encontrada

Outro erro muito comum que pode vir a acontecer ao usar uma chave Pix é que ela não seja encontrada no sistema de pagamentos instantâneos, talvez porque houve um erro na digitação, ou talvez porque a chave ainda não é cadastrada.

Soluções

Primeiramente, você deve revisar a chave informada para ter a certeza que você a digitou corretamente. Se o erro continuar, avise a pessoa que vai receber a transação e peça para ela mandar a chave de novo.

Falha de comunicação com o sistema do pix

Se você tentar efetuar um Pix e o erro for por falha de comunicação, isso quer dizer que o sistema da sua instituição financeira não teve a possibilidade de trocar informações com o diretório de identificadores de contas tradicionais (DICT).

Como resolver?

Quando o Pix não é autorizado por falha de comunicação, na maioria das vezes é porque o sistema está apresentando alguma erro – pode ser da instituição financeira, ou pode ser do próprio Pix.

Se esse for o caso, é só você esperar um pouco e tentar novamente depois de um tempo.


Encerra em 13:00

Cartão que pode te liberar R$ 250,00 de limite.

Mais de 75256 pessoas já solicitaram o seu

* Sujeito à análise de crédito.

Problema com QR code do pix

Também pode ocorrer alguns tipos de erros se você tentar pagar com QR code. Duas das situações mais comuns são: o código se refere a uma chave inexistente ou já perdeu o prazo de validade.

Como resolver

Independente de qualquer que seja a causa, é preciso avisar a pessoa ou estabelecimento que emitiu o QR code sobre este erro, e a seguir pedir um novo código.

Leia também: Pix Saque e Pix Troco: Saiba como sacar dinheiro com novos métodos

Procurando cartão…