Está negativado, já tentou realizar vários empréstimos e não conseguiu? Venha entender o motivo! Leia nosso artigo e reverta esta situação!

Publicidade
Entenda porque os bancos dificilmente concedem empréstimos a negativados

Os serviços financeiros evoluíram exponencialmente nos últimos anos, sobretudo com a nova expansão para o mercado digital. Desse modo, o público que os bancos atingiam se expandiu gradativamente, possibilitando que mais pessoas conhecessem os seus serviços.

Publicidade

Um dos mais buscados é o serviço de empréstimos, uma opção para quem deseja realizar uma compra que ainda não se encaixa no orçamento. Através dela, é possível que o cliente possa conseguir a quantia e pagá-la periodicamente ao banco.

No entanto, esse serviço exige uma análise de crédito e muitas vezes pessoas negativadas não conseguem acesso a esse recurso. No post de hoje mostraremos os principais motivos disso e como superar essa adversidade para ter acesso a um empréstimo de qualidade.

Empréstimos para negativados

Entenda porque os bancos dificilmente concedem empréstimos a negativados

Como já mencionamos, a expansão dos serviços bancários permitiu que através do mercado digital várias plataformas e bancos surgissem. Cada um deles com a sua forma de trabalhar e oferecendo os serviços que lhe cabem.

No entanto, se você buscar pesquisar mais a fundo em todas as financeiras, verá que a maioria dos empréstimos pessoais disponíveis não atendem as pessoas negativadas. Isso porque muitas vezes a análise de crédito não permite que elas tenham acesso a isso.

Sendo assim, as opções oferecidas na maioria dos bancos é o empréstimo consignado, uma opção destinada apenas para servidores públicos, aposentados ou pensionistas do INSS. Contudo, e se você for negativado e não for parte desse grupo?

As maiores reclamações giram em torno dessa situação, já que muitas vezes um serviço que deveria ser abrangente, acaba segregando parte dos consumidores. Afinal, o motivo da inadimplência poderia ser corrigido através de um empréstimo.

Publicidade

A partir de agora iremos abordar os principais pontos por trás dessas negativas e também, o que você pode fazer para conseguir superar essa situação. Continue conosco para saber mais sobre o assunto.

Por qual motivo os bancos não têm planos de empréstimos para negativados?

Antes de entendermos mais como superar essas situações, é importante entender o empréstimo, sobretudo para negativados, pela ótica do banco. Afinal, essa instituição será a principal fonte de recursos nessa transação.

Publicidade

Acontece que toda vez que você pega ou compra algo de alguém, no crédito, você fica em dívida com essa pessoa e espera-se que isso seja pago após algum tempo e de um acordo ou contrato pré-estabelecido.

Acontece que as pessoas que ficam negativadas não possuem crédito positivo no mercado, uma vez que realizaram esse tipo de transação, porém não honraram a sua parte do acordo de pagar a dívida depois de um tempo.

Órgão de proteção de crédito, como SPC e Serasa, são responsáveis por controlar essas informações e fornecê-las a qualquer estabelecimento conveniado antes de qualquer concessão de crédito.

A situação que ocorre é que o banco, ao realizar um empréstimo, analisa todas as informações relacionadas ao seu CPF. E com isso, compreende que, se você está em débito com alguém, provavelmente não honrará sua parte do acordo.

Cabe lembrar que sempre que o banco realiza um empréstimo, ele pega algo de garantia, nesse caso a garantia muitas vezes é um histórico positivo de crédito e um índice de score alto.

Através disso, é provável que o banco libere condições mais flexíveis de crédito. Agora, se você é negativado, é provável que o banco recuse sua simulação porque não possui garantia de que você vai honrar sua parte do acordo.

O que acontece com as pessoas que estão com o nome sujo?

Como já mencionamos anteriormente, as opções disponíveis no mercado não abrangem pessoas negativadas, e muitas vezes elas não conseguem acesso a um tipo de empréstimo pessoal.

No entanto, alguns bancos oferecem a opção de empréstimo consignado, porém essa opção só é disponibilizada para quem for de um dos grupos abrangidos pelo serviço, sendo eles pensionista do INSS, aposentado ou servidor públicos.

Se você não faz parte de nenhum desses grupos, provavelmente não conseguirá o seu empréstimo, já que o banco entende que em algum momento você poderá ser demitido e isso irá implicar no pagamento regular das parcelas de empréstimo.

Empréstimo para negativados com garantia

Você chegou até aqui porque provavelmente precisa de uma solução, não é mesmo? Pois bem, aqui vai uma ótima ideia de empréstimo para quem está negativado. Trata-se da modalidade de empréstimo por garantia.

Ou seja, algumas instituições oferecem esse modelo que consiste em pedir um empréstimo e apresentar um bem, automóvel, imóvel ou outro bem, como garantia do seu pagamento regular do empréstimo.

Com isso, se você não conseguir pagar todas as parcelas e atrasar alguns pagamentos, o banco irá leiloar o seu bem e colocar o valor ganho como cobertura das despesas atrasadas. No entanto, se você cumprir o disposto no contrato, isso não irá ocorrer.

Bancos tradicionais como a Caixa, também oferecem uma opção parecida, que é o Penhor. Nela, o cliente irá apresentar um bem para penhorar e após o pagamento total do empréstimo, o bem deixará de estar penhorado.

Cabe destacar que não são todas as agências que possuem essa possibilidade de empréstimo, e por isso, deve-se pesquisar bem antes de solicitar o serviço. Busque ligar para agência mais próxima e se informe sobre essa possibilidade.

Posso pedir um empréstimo sem garantia?

Sim, você pode pedir um empréstimo e não colocar nenhum bem como garantia, no entanto, isso implica em taxas mais altas e menos flexibilidade nas parcelas. Lembrem-se que quanto mais recursos você der ao banco, mais fácil e flexível será o seu empréstimo.

Como faço para aumentar meu score?

Outro fator que impacta diretamente na concessão do empréstimo ou não é o seu score, por isso, busque alternativas de deixá-lo mais elevado e isso irá acarretar em uma maior possibilidade de concessão do serviço.

Para ter um score maior é necessário ter um histórico positivo de crédito, por isso pague suas contas em dia e tenha seu CPF registrado em mais compras, com isso, você poderá ter um histórico positivo de consumidor.

Não perca mais tempo e busque já ter acesso a esses modelos de empréstimos e realize os seus sonhos através desse recurso. 

Leia também: Finanças são um dos principais motivos de estresse das famílias brasileiras: Entenda porquê!

Share