Empréstimo Consignado e Empréstimo Pessoal: Saiba todas as diferenças!

Você sabe qual é a diferença entre empréstimo consignado e empréstimo pessoal? Não?! Então você precisa ler o nosso texto para ficar bem informado.
Empréstimo consignado e empréstimo pessoal: saiba todas as diferenças!

Dentro do mercado financeiro, diversas instituições buscam a cada dia agregar ainda mais serviços aos seus clientes. Seja em bancos digitais, quanto nos mais tradicionais, alguns serviços são marca registrada e estão sempre em constante evolução. 

Publicidade

 O mais popular de todos, é o serviço de empréstimos, porém, com a infinidade de opções que tem se apresentado todos os dias para os usuários, talvez fique um pouco difícil escolher a melhor delas. Sendo assim, traremos para vocês alguns aspectos importantes para se levar em conta no momento de escolha do seu empréstimo. 

Tudo sobre empréstimos consignado e pessoal 

Empréstimo consignado e empréstimo pessoal: saiba todas as diferenças!

Antes de começarmos a falar sobre empréstimos e os principais aspectos a se analisar, devemos explicar um pouco sobre os dois tipos de empréstimos mais comuns e mais solicitados pelas pessoas.

 Nenhum de nós está livre de passar por um aperto financeiro e possivelmente recorrer a alguma forma de empréstimo para conseguir quitar suas dívidas. Além disso, algumas pessoas têm necessidade ou desejo de comprar algo que possivelmente não se enquadra no seu orçamento mensal. 

É com essas duas questões que iniciamos nosso diálogo sobre empréstimos, uma vez que eles são uma das principais ferramentas de auxílio financeiro para milhares de pessoas todos os dias.

Começando pelo empréstimo consignado, ele é específico para um grupo de pessoas que inclui aposentados, pensionistas do INSS e servidores públicos. Já o empréstimo pessoal é voltado para qualquer pessoa que deseja ter acesso a esse serviço. 

Ambos possuem requisitos e demais outras características que os diferenciam entre si, porém vale destacar que ambas as modalidades estão presentes em diversas instituições financeiras. Conheça agora algumas características para se observar em cada um dos tipos de empréstimos.

 Empréstimo Consignado

Publicidade

O empréstimo consignado é uma modalidade de empréstimo destinada às pessoas físicas, uma das opções você descobre clicando aqui, na figura de aposentados, pensionistas e servidores públicos. Um dos principais aspectos que o difere dos demais modelos é que o cliente não paga seus empréstimos de forma ativa. O pagamento ocorre em forma de parcelas descontadas automaticamente da sua folha de pagamento. 

Além disso, esse tipo de empréstimo possui mais facilidades, uma vez que ele possui um grupo de clientes como foco, que possuem uma renda mais fixa e garantem menor probabilidade de inadimplência.

Publicidade

Confira abaixo alguns aspectos a se observar na hora de contratar esse tipo de empréstimo.

 Juros e taxas do empréstimo consignado

É muito importante nesse momento que você entenda que esse modelo de empréstimo, possui taxas menores que as demais modalidades do mercado. Isso se dá pelo fato de ser um empréstimo de baixo risco e por esse motivo, permite que o banco possua mais flexibilidade nesse aspecto.

É prudente, portanto, que mesmo que as taxas e juros ainda sejam mais baixas, que você busque comparar instituições financeiras e o valores e porcentagens que ela atribui nesse assunto. 

Começamos por essa parte, já que muitas vezes algumas pessoas entram no vermelho por conta dos endividamentos adquiridos no decorrer do contrato de empréstimo. 

Parcelas do empréstimo consignado

É muito importante que nesse momento você também tenha uma atenção especial ao número de parcelas disponibilizadas durante a contratação do empréstimo consignado, já que elas influenciam não só na taxa de juros, como também conseguem ajudar a dimensionar os valores mensais que você terá que pagar, facilitando assim o seu controle financeiro mensal.

Pagamento das parcelas

Um dos maiores diferenciais desse tipo de empréstimo é a sua forma de pagamento, que se dava através de descontos automáticos na sua folha de pagamento, holerite ou outro modo de pagamento imposto pelo banco.

 Devemos observar esse aspecto já que é importante se certificar como esse pagamento virá descrito na folha e também conferir as possibilidades de adiantamento de parcelas e demais outras situações envolvendo esse aspecto.

Entendendo um pouco sobre o empréstimo consignado, passaremos agora ao empréstimo pessoal, o mais abrangente e comum dos empréstimos citados aqui.

Empréstimo pessoal

Essa modalidade é um dos maiores exemplos do serviço de empréstimos. Isso se dá por ela ser disponibilizada para todo tipo de cliente, levando em conta, claro, as exigências do banco.

A maior parte dos bancos oferece esse tipo de empréstimo. Alguns trabalham com empréstimos simples baseados em limites pré-estabelecidos, outros atribuem a suas exigências o envolvimento de algum bem como garantia, os mais comuns são móveis e veículos.

 Confira alguns aspectos a se observar na hora de escolher o melhor empréstimo pessoal:

Juros e taxas

Nesse tipo de empréstimo, as taxas tendem a serem maiores que nos demais empréstimos, porém elas possuem uma flexibilidade maior entre diversos bancos, já que é um dos serviços mais comuns dos bancos.

Por esse motivo, deve-se observar que na hora de solicitar o empréstimo, você deve estar atento às simulações e verificar a melhor opção de taxas de acordo com a sua necessidade. Outra questão é que as taxas e juros são flexibilizadas de acordo com o número de parcelas adotadas e também, o próprio valor contratado.

Parcelas

Mantendo ainda a questão das parcelas, deve-se observar qual o número máximo de parcelas que o banco disponibiliza para você. Esse ponto é de extrema importância para que você possa monitorar da melhor forma o desenvolvimento do pagamento das suas dívidas e também, para que você mantenha o melhor controle do seu orçamento mensal.

Garantias

Outro aspecto importante nesse modelo de empréstimo é a existência de garantias dentre as principais exigências do banco. Quando um empréstimo exigir isso, você deve observar o CET (Custo Efetivo Total) do empréstimo e relacioná-lo com o bem colocado como garantia.

Vale lembrar que empréstimos que trabalham com esse tipo de garantias acabam por fornecer taxas um pouco menores que os demais, porém é necessário estar atento aos pagamentos para não perder o seu bem. Os principais tipos são os que envolvem veículos ou imóveis como garantia.

Bom, nossas informações ajudaram? Esperamos que sim!

É muito importante que no ato de realizar a contratação do empréstimo você fique atento a todos esses aspectos elencados aqui. Dependendo do banco existe a exigência de rendas mínimas ou outros aspectos e por isso, como falamos, a infinidade de serviços oferecidos é gigante e por esse motivo você não deve realizar essa contratação com pressa.

Avalie sua situação e não perca tempo, busque a melhor opção de empréstimo que se encaixa na sua realidade e atende sua demanda.

Você pode se interessar por: Conheça as melhores opções de cartão de crédito da bandeira MasterCard!

Procurando cartão…