Empresas de telemarketing terão que pagar por chamadas feitas por robôs

Leia o nosso texto abaixo para conferir Empresas de telemarketing que terão que pagar por chamadas feitas por robôs!

Se você, assim como todos nós, já está extremamente cansado daquelas chamadas que as pessoas te ligam e simplesmente não te falam nada, você pode ficar tranquilo, pois a partir de agora as empresas serão cobradas por essas chamadas. 

A notícia foi contada pela própria Anatel, a Agência Nacional de Telecomunicações e tem como principal objetivo reforçar o combate ao telemarketing abusivo, ou seja, aquelas ligações extremamente repetidas. Quer saber o que mais vai mudar a partir de agora? Siga lendo!

O que acontecia antes e o que muda a partir de agora?

telemarketing blog

Anteriormente, as chamadas das empresas de telemarketing não eram cobradas até 3 segundos de duração, o que acabou gerando as robocalls, como eram chamadas, um grandíssimo spam para os consumidores. 

Publicidade

A partir dessa nova mudança, as chamadas em que você atende mas ninguém fala nada são cobradas a partir de 1 segundo de duração, o que acabou reduzindo consideravelmente o número dessas ligações e, principalmente, uma maior tranquilidade para os consumidores. Segundo Carlos Baigorri, presidente da Anatel, a medida é mais um passo para reduzir a quantidade deste tipo de ligações no Brasil.

Acontece que os robôs, ou no caso, as empresas de telemarketing, vão ter que pagar exatamente o que nós consumidores pagamos desde sempre, que é exatamente pelo preço que sempre falamos ao telefone. 

Todas as medidas da Anatel

Segundo as informações disponibilizadas pela empresa, a Anatel vem tomando medidas diferenciadas desde 2019 para acabar com essa prática abusiva por parte das empresas de telemarketing.

Inicialmente, foi introduzido o Não me perturbe, onde você escolhe quais números quer ou não bloquear e, logo em seguida, a introdução do código 0303 no início de todas as chamadas, para identificar as ligações de call centers, mas aparentemente nem isso conseguiu fazer com que as ligações diminuíssem, por isso medidas mais drásticas foram criadas.

Existem diversas possibilidades para evitar esse tipo de situação, mas é preciso ressaltar que certas empresas telefônicas que efetuam pelo menos um milhão de chamadas diariamente, então imagine a quantidade de pessoas que eram incomodadas diariamente apenas por “pegadinhas”.

Como funciona o Não me perturbe?

Como comentamos anteriormente, a opção Não me perturbe foi introduzida para quem deseja bloquear números específicos e está cansado de fazer isso através do seu próprio telefone. Agora, você conta com um site específico, criado pela Anatel, para fazer o bloqueio dos números que mais incomodam.

A primeira coisa que você deve fazer é acessar o site do Não me perturbe, onde você deverá inicialmente realizar o cadastro com os seus dados pessoais e o seu número, para fazer um direcionamento de bloqueio para o seu telefone.

Depois disso, você deverá colocar todos os números que fazem parte da sua lista de chamadas e que estão te perturbando nos últimos tempos. Após realizar o cadastro dos números, você ficará pelo menos por um tempo sem receber esse tipo de ligações, mas de tempos em tempos será preciso realizar o cadastro de novos números, pois as empresas telefônicas estão cada vez com mais números para ligações. 

Procurando cartão…