É seguro enviar dinheiro pelo WhatsApp?

Leia o nosso texto abaixo e descubra se é seguro enviar dinheiro pelo WhatsApp!

Já faz mais de um ano que o WhatsApp começou a permitir o envio de dinheiro, como se fosse um Pix, entre os usuários, seja de uma conversa privada ou dentro de um grupo, o que para algumas pessoas foi uma verdadeira facilidade.

Apesar de já estar disponível há algum tempo, existem algumas pessoas que ainda se questionam se essa modalidade de serviço é realmente segura e se não poderia, por exemplo, roubar os dados bancários. É exatamente isso que iremos esclarecer neste texto!

É seguro enviar dinheiro pelo WhatsApp?

whatsapp atualizacao

Essa realmente é uma pergunta que deve ser feita antes de qualquer coisa, afinal, precisamos saber, exatamente, se a plataforma permite um envio seguro e de proteção de dados, sem corrermos o risco de termos a conta bancária invadida. 

Publicidade

A realidade é que sim, enviar dinheiro pelo WhatsApp é uma modalidade segura, isso porque o aplicativo conta com criptografia, uma modalidade de segurança que é muito utilizada e que difere para cada celular, não permitindo que quem está recebendo o dinheiro consiga ver os seus dados bancários. Além disso, o cadastro é feito juntamente com o aplicativo da sua instituição financeira,

Como fazer o envio do dinheiro e quais instituições permitem o envio pelo WhatsApp

Fazer o envio de valores pelo WhatsApp é muito mais simples do que fazer um PIX, isso porque depois que você realiza o cadastro do seu cartão na carteira digital do Facebook Pay, basta você clicar na aba de Pagamento, disponível entre as opções da conversa (seja privada ou em grupo) e digitar o valor desejado. 

Você pode ter mais de um cartão cadastrado, ou seja, na modalidade de crédito ou débito e, para que a pessoa receba o valor que você enviou, ela também precisa ter o cadastro no Facebook Pay, pois dessa forma existe um contato direto entre ambos.

Existem algumas instituições que já estão aceitando o envio e recebimento desses pagamentos pelo WhatsApp, mas sentimos em informar que ainda não são todas. Confira as principais:

  • Banco do Brasil (Visa);
  • Banco Inter (Mastercard);
  • Banco Next (Visa);
  • Bradesco (Visa);
  • Itaú Unibanco (Mastercard);
  • Mercado Pago (Visa);
  • Nubank (Mastercard);
  • Sicredi (Mastercard e Visa) e sua conta digital Woop (Visa).

Como você pôde perceber, as instituições financeiras que buscam a proximidade com o digital são as que estão aceitando a realização de pagamentos pelo WhatsApp, todavia, esperamos que as demais sigam o mesmo caminho.

Vantagens e desvantagens

A principal vantagem referente ao envio e recebimento de valores através do WhatsApp é o sistema ser de fácil acesso e muito mais rápido do que os aplicativos das instituições financeiras.

Dessa forma, você consegue proteger os seus dados com um PIN ou até mesmo com biometria, permitindo muito mais segurança, ademais, não há cobrança de taxas de serviço.

Já as suas principais desvantagens são: poder enviar apenas R$ 1 mil por vez, realizar apenas 20 transações e não permitir realizar as transferências para o exterior, apenas dentro do país de origem.

Procurando cartão…