Descubra a diferença entre as bandeiras MasterCard, Visa e Elo!

A Bandeira do cartão de crédito influencia muito em sua funcionalidade, por isso trouxemos nesse texto as principais informações sobre cada uma delas!
Descubra a diferença entre as bandeiras mastercard, visa e elo!

Quando estamos pesquisando por um cartão, seja ele de débito, crédito ou pré-pago, a bandeira sempre é algo que sempre aparece, seja como vantagem ou desvantagem. 

Publicidade

Mas afinal de contas você sabe quais são as principais diferenças entre os cartões Mastercard, Visa e Elo? 

Nós preparamos este texto para elucidar algumas das principais dúvidas dos clientes em relação a isso. Vamos entender melhor o que são as bandeiras e quais são as suas diferenças. 

O que é a bandeira do cartão?

Descubra a diferença entre as bandeiras mastercard, visa e elo!

Além das bandeiras citadas existem muitas outras e uma enorme variação entre os serviços de cada uma delas. 

Mas vamos começar pelo começo, entendendo melhor o que de fato são as bandeiras dos cartões. 

A bandeira é um símbolo que vem impresso no cartão físico na parte inferior, ele anuncia a empresa que tem como objetivo principal mediar as transações entre o consumidor e a instituição financeira. 

Para isso estas empresas prestam um serviço que envolve muito mais do que o seu cartão, elas também são responsáveis, por exemplo pelo gerenciamento das tecnologias – maquininhas disponibilizadas em estabelecimentos comerciais, cobrar uma porcentagem do estabelecimento a cada venda realizada e muito mais. 

Saiba todas as diferenças entre as Bandeiras MasterCard, Visa e Elo!

Elo 

Publicidade

A primeira bandeira que vamos te mostrar é a Elo, uma bandeira 100% nacional, criada no ano de 1970 pelo banco Bradesco. No entanto, a bandeira só entrou de fato no mercado em 2011. 

Ela ainda não é uma das mais populares do Brasil nem do mundo, mas ainda assim pode reservar boas vantagens para os clientes brasileiros que optam por ela. 

Publicidade

A Elo nasceu de uma integração entre três das maiores instituições financeiras do Brasil, o Bradesco, Banco do Brasil e a Caixa. 

A marca tem crescido muito no âmbito nacional e conquistado cada vez mais clientes que confiam em seus serviços. Apesar de ser relativamente nova, pode ser encontrada em todo o Brasil estabelecimentos comerciais que aceitam cartões bandeirados pela Elo

Além disso, a bandeira Elo oferece bastante segurança aos seus clientes, estando consolidada no mercado e crescendo cada vez mais. Ela ainda possui um programa de fidelidade que reserva diversos benefícios aos seus clientes. 

Mas se engana quem pensa que, por ser uma bandeira nacional, ela só pode ser usada dentro do território nacional. A bandeira Elo também pode ser usada fora do Brasil, sendo aceita em mais de 190 países ao todo. 

Ainda garante diversas vantagens exclusivas aos seus clientes que variam de acordo com cada cartão contratado, mas podem envolver inclusive seguro viagem com cobertura para despesas médicas. 

Visa 

A bandeira Visa, diferente da Elo, é uma velha conhecida não apenas dos brasileiros, sendo extremamente popular em todo o mundo. 

A bandeira nasceu nos Estados Unidos em 1958, algum tempo depois recebeu o nome pelo qual atende hoje e não muito depois, em 1971 chegou ao Brasil, onde presta os seus serviços até hoje. 

Mas a preferência pelos cartões e serviços oferecidos pela Visa não é de hoje, desde que chegou ao Brasil ela tem sido uma das preferidas dos brasileiros estando sempre no topo. 

Certamente uma de suas maiores vantagens é ser aceita em milhares de estabelecimentos comerciais ao redor de todo o mundo, no Brasil, você encontra estabelecimentos que aceitam cartões bandeirados pela Visa em todos os cantos. 

Mas as vantagens não param por aí, é possível também obter muitos benefícios, promoções e descontos exclusivos participando do programa Vai de Visa. 

Neste programa os clientes acumulam pontos, que devem variar de acordo com o cartão contratado, e podem trocar os seus pontos pelo que desejam dentro da plataforma Visa, podendo optar entre serviços, produtos e vantagens. 

Os clientes conseguem descontos em restaurantes, viagens, compras e promoções especiais. É possível inclusive conseguir um desconto no aluguel de um carro com bandeira Visa. 

Quer conhecer alguns cartões com a bandeira Visa? Então, clique aqui!

Mastercard

A bandeira Mastercard foi fundada nos Estados Unidos no ano de 1966, e ao lado da Visa, é uma das mais populares do mundo e é claro que no Brasil não seria diferente!

Mas a empresa responsável pela bandeira Mastercard não parou os seus serviços nos cartões de crédito, ela é uma das maiores empresas de tecnologia de pagamentos do mundo. 

Além da Mastercard a empresa também possui a Cirrus, uma habilitadora de saques em redes de caixas internacionais, e a Maestro, que atua na função de débito dos cartões, assim como faz a Mastercard nos cartões de crédito. 

A Mastercard chegou ao Brasil em 1996 e de lá para cá só expandiu seus negócios, e hoje é  possível encontrar estabelecimentos que aceitam cartões bandeirados pela Mastercard de norte a sul no Brasil. 

Atualmente esta é a bandeira líder no Brasil, sendo a que mais conta com clientes entre cartões ativos e também parcerias com bancos. 

Esta bandeira também oferece um programa de pontos exclusivo aos seus clientes chamado Surpreenda. Com ele é possível multiplicar seus produtos por dois, já imaginou?

Você realiza compras com seu cartão e acumula pontos por isso, o número de pontos deve variar de acordo com a instituição e o cartão contratado, e em seguida você pode trocar estes pontos por um segundo produto no Surpreenda. 

Quer conhecer alguns cartões com a Bandeira MasterCard? Então, clique aqui!

Diferenças entre as bandeiras 

Conforme você pode acompanhar ao longo do texto as diferenças estão principalmente nos seus programas de fidelidade ou vantagens. 

Por conta disso, na hora de escolher a bandeira do seu cartão é preciso ter em mente o seu perfil de cliente e saber o que você deseja que sua bandeira faça por você, quais os serviços quer que ela te ofereça. 

A Elo é a primeira bandeira 100% brasileira e mesmo que ainda seja considerada nova quando comparada com as demais, possui muitas vantagens e uma alta popularidade no Brasil. 

Já as bandeiras Visa e Mastercard possuem uma popularidade mundial, ou seja, em cartões de cobertura internacional elas podem ser alternativas muito mais vantajosas. 

Outro fator importante são os programas de pontos oferecidos por cada uma das bandeiras, é preciso analisar o perfil de consumo para saber qual dos programas oferece mais vantagens. 

Mas seja como for, as três bandeiras possuem as suas vantagens e desvantagens, é preciso saber qual dos serviços se adapta melhor às suas necessidades enquanto cliente. 

Procurando cartão…