loader image
Pesquisar
Close this search box.

Declaração do Imposto de Renda: Veja como declarar criptomoedas

Declaração do Imposto de Renda: Veja como declarar criptomoedas, lendo o nosso texto abaixo!

O período de declaração do Imposto de Renda já começou e no ano de 2022 a Receita Federal anunciou que houveram algumas mudanças na declaração do IR. 

Entre estas mudanças está a inclusão das moedas digitais na declaração, que tem gerado muitas dúvidas na cabeça dos contribuintes que possuem investimentos em criptomoedas. 

Esta novidade pegou algumas pessoas de surpresa e para te ajudar e evitar possíveis erros na hora de fazer a declaração do IR, nós preparamos este texto. 

Você sabia que precisa declarar as suas criptomoedas no IR de 2022? É isso mesmo, e se você tiver dúvidas sobre o processo continue lendo este texto para saber como fazer a declaração. 

Criptomoedas: o que são? 

i486640

Antes de falar sobre o processo de declaração das criptomoedas de forma propriamente dita, é preciso recapitular o que são exatamente as criptomoedas, um modo de investimento que tem ganhado muito espaço no mercado, mas ainda assim muitas pessoas não sabem exatamente do que se trata. 

De modo geral, as criptomoedas podem ser definidas como  moedas digitais, ou seja, elas só existem na internet, diferente das moedas usadas no cotidiano que possuem uma versão física, como, por exemplo, o real, euro, dólar, entre outros. 

Outro ponto importante sobre as criptomoedas é o fato delas serem um dinheiro virtual descentralizado, que não possui nenhum órgão ou governo como responsável pela intermediação, autorização, transação ou emissão destas moedas.

Criptomoedas: Como fazer a declaração no Imposto de Renda? 

No Imposto de Renda de 2022, será necessário realizar a declaração das criptomoedas na ficha “Bens e Direitos”.

Para fazer a declaração, os contribuintes devem procurar por  grupo “08 – Cripto Ativos” e usar os códigos conforme a moeda digital que você possui, sendo eles:

01 – para Bitcoin (BTC);

02 – para outras criptomoedas, conhecidas como altcoins;

03 –  para criptoativos c stable coins;

10 –  para cripto ativos NTFS (No Fungible Tokens);

99 – para outros cripto ativos.

Assim como acontece na declaração de outros investimentos, o valor a ser informado é o da aquisição somado aos custos, como taxas. 

Você deve informar na aba  “Discriminação” qual é a criptomoeda que deseja declarar, assim como a quantidade, o nome e o CNPJ  da empresa que está guardando (custodiando) suas criptos. 

Caso você possua mais de um tipo de cripto ativos deve informá-lo de forma separada e, se a custódia for própria, deve apenas informar o modelo da carteira digital em que as moedas digitais estão. 

As pessoas que tiverem lucros mensais menores do que R$ 35 mil devem realizar a declaração da movimentação na ficha “Rendimentos isentos e não tributáveis”

Imposto sobre lucro das moedas digitais: como pagar?

Devem ser declarados os lucros advindos das criptomoedas mensalmente, sendo que quem opera as moedas digitais é o responsável pela realização do cálculo dos resultados do mês e pela recolha do Imposto de Renda. 

Após isso, é necessário ainda a emissão do Darf e realização do pagamento do tributo até o último dia útil do mês seguinte à operação.