Crédito ou débito: Funcionamento, diferenças e vantagens; Confira!

Qual função você mais utiliza: Crédito ou débito? Veja como funciona cada uma destas opções, conheça suas vantagens e entenda a diferença entre elas.
Crédito ou débito: funcionamento, diferenças e vantagens; confira!

No banco Inter, o cartão é o mesmo para métodos de crédito e débito, mas existem algumas diferenças entre os dois métodos de pagamento que nos ajudam a entender quando é melhor usar cada um.

Entenda essas diferenças abaixo!

Diferença entre crédito e débito

Diferenças do pagamento com cartão de crédito ou débito

A principal diferença entre os dois métodos é a forma de pagamento: na função de débito, o dinheiro é debitado da conta do pagador no momento da compra, enquanto na função de crédito, o pagamento é processado dentro do prazo, mas a cobrança só é efetuada posteriormente por fatura.

Publicidade

Cartão de crédito

  • O valor da compra consta da fatura;
  • Permite compras à vista ou parceladas;
  • Tem um limite predefinido para compras.

Cartão de débito

  • O valor da compra é debitado do saldo do cliente;
  • Permite apenas compras em dinheiro;
  • O limite varia de acordo com o saldo do cliente.

Funcionamento do cartão de crédito

O cartão de crédito funciona como um empréstimo em que o cliente recebe um valor limite para gastar em suas compras e pode pagar esse valor em até 40 dias, dependendo do valor utilizado.

Por se tratar de uma modalidade de crédito não garantida, possui uma das taxas de juros mais agressivas do mercado.

Os juros do cartão, também chamados de crédito rotativo, são aplicados a cada vencimento da fatura, na base composta e sobre o valor residual.

Em caso de atraso de pagamento aplica-se ainda a penalização e a percentagem de atraso proporcional ao número de dias de atraso.

Funcionamento do cartão de débito

Já o cartão de débito tem um funcionamento mais simples, pois o dinheiro é debitado diretamente na conta do cliente.

A comunicação entre o adquirente (máquina de cartões) e o estabelecimento do cliente é efetuada através do chip do cartão que associa a compra nesta conta ou pagamentos.

Com o cartão de débito o cliente utiliza fundos próprios, ou seja, pode ser utilizado em qualquer pagamento desde que haja saldo disponível na conta, também utilizado para fazer saques em terminais eletrônicos.

Quando utilizar as funções crédito e débito?

Como você pode ver, as funções de crédito e débito são muito diferentes, mas o uso indevido de uma ou da outra pode ter graves consequências em sua vida financeira.

Portanto, antes de responder a esta questão, deve-se levar em consideração os seguintes critérios:

Controle financeiro

Quem acompanha seu saldo e tem reserva de emergência garantida pode utilizar a função de débito com mais frequência, pois por último corre menos risco de necessidade.


Encerra em 13:00

Cartão que pode te liberar R$ 250,00 de limite.

Mais de 75256 pessoas já solicitaram o seu

* Sujeito à análise de crédito.

Minuto em dinheiro ou cheque especial, se o seu estabelecimento possuir este serviço. Programas de pontos

Um cliente que participa de programas de cartão de pontos ou programas de fidelidade, como cashback, receberá mais benefícios se pagar por suas compras a crédito.

Valor de compra

O valor da compra também pode ser útil na definição de quando usar débito ou crédito. Para pequenas compras como supermercado, farmácia, etc., é aconselhável utilizar o cartão de débito para não perder o controle de sua vida financeira.

Por outro lado, para compras maiores como despesas de viagem, eletrodomésticos, carro, entre outros, pode ser interessante usar a função de crédito para dividir o valor e dar uma folga no seu orçamento.

Os cartões de crédito também são muito úteis para pagar por serviços de assinatura, já que muitas plataformas ainda não oferecem suporte ao faturamento como forma de pagamento.

Leia também: Pix com cartão de crédito é possível? Descubra agora!

Procurando cartão…