Crédito ou Débito? Descubra qual é a melhor opção!

Você com certeza já ouviu a pergunta “é no crédito ou débito?”. Se você ficou na dúvida sobre qual opção escolher, leia o nosso texto e descubra qual é a melhor!
Crédito ou débito? descubra qual é a melhor opção!

Dia após dia temos nos deparado com diversas situações em que somos obrigados a decidir entre uma coisa e outra. Essas ocasiões acabam por se refletir em muitos momentos da nossa vida, e claro, durante o processo de compra de algum produto ou serviço.

Publicidade

A dúvida, porém, é saber se devemos optar pelo uso dos cartões de crédito ou débito. Ambos apresentam muitos atrativos e também, algumas desvantagens. Durante o artigo de hoje iremos explicar essas diferenças e os aspectos que você deve levar em conta durante o seu processo de compra, e também, qual deles acaba sendo a melhor opção para sua demanda. 

Crédito ou débito: Qual a melhor opção?

Crédito ou débito? descubra qual é a melhor opção!

Segundo algumas pesquisas, cerca de 60% dos consumidores estão endividados e desse modo, a forma como nos comportamos durante as compras, deve ser avaliada. Um dos principais fatores que corroboram esse dado é a quantidade de pessoas que utilizam seus cartões de forma indevida.

Aliado a isso, o mesmo instituto da pesquisa anterior, a Peic, Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, constatou que 79,4% das famílias acabam por entrar na zona vermelha do endividamento graças ao mau uso dos cartões de crédito. Sendo assim, já podemos entender que muitas vezes a melhor opção é aquela que se enquadra na sua atual situação.

Para auxiliar nesse planejamento financeiro, iremos explicar algumas diferenças essenciais de ambas as formas de pagamento, e assim, iremos auxiliar com mais algumas dicas e aspectos. Reiteramos que quando se envolve assuntos financeiros, é necessário organização e autocontrole. Confira agora as diferenças entre ambos os cartões.

Quais as principais diferenças entre o crédito e o débito?

O cartão de débito é conhecido como sendo uma espécie de dinheiro plástico, visto que conforme você usa, o valor é descontado imediatamente da sua conta poupança ou corrente. Em alguns casos, caso não haja dinheiro na conta no ato da compra, o cliente entra no cheque especial, mas só se tiver contatado esse serviço de forma prévia.

O cartão de crédito, por sua vez, funciona como um pequeno empréstimo, o qual o cliente usa e em determinado dia do mês seguinte, ele paga esse valor. Em alguns casos, o cliente pode pagar esse pequeno empréstimo, através da fatura, em mais meses, podendo parcelar ou não esse valor. Abaixo nós te explicaremos outras diferenças relevantes.

Pagamento

Publicidade

O pagamento de ambos os casos é feito de forma totalmente diferente. Em relação ao cartão de débito, no mesmo instante que você o utiliza, o valor é descontado da sua conta corrente ou poupança, ou seja, o pagamento é feito no ato da compra.

Em relação ao cartão de crédito, o valor gasto é pago 30 dias depois através da sua fatura, sendo assim, você paga o valor da sua compra, dias após a conclusão da mesma. Outro aspecto importante é que através do cartão de crédito você pode realizar pagamentos parcelados e também pode parcelar o valor final da sua fatura, caso seja necessário.

Publicidade

Nesse aspecto, o cartão de crédito agrega ainda mais opções de pagamento, já que você pode adiantar o pagamento da sua fatura, bem como realizar o pagamento de um valor mínimo da fatura no final do mês e proceder com o parcelamento do restante do valor, que nem mencionamos a pouco.

Tarifas

O cartão débito em geral não possui taxas, porém o crédito acaba por exigir do usuário alguns pagamentos mensais. Isso se dá porque ao realizar uma compra, você utiliza recursos do próprio banco, e que serão retornados apenas no final do período daquela fatura. Essas taxas bancárias são chamadas de anuidades e podem ser compradas de forma mensal ou em único ato durante o ano.

Em relação a essas anuidades, não é todo o banco que possui, por isso é importante conhecer a instituição em que deseja abrir uma conta e solicitar o cartão de crédito, para entender as suas vantagens e principais características.

Juros

Nesse quesito em si, é importante levar em conta que o cartão de débito realiza o desconto do valor pago automaticamente da sua conta e por isso, não necessita nenhuma aplicação de juros. 

Já em relação ao cartão de crédito, esses juros variam de banco para banco e por isso em média, estima-se que os juros só incidam em compras parceladas em mais de 6 vezes. Porém, vale destacar que isso depende do banco e da loja em que você irá realizar uma cobrança.

Como escolher a melhor opção Crédito ou Débito?

Agora que você conheceu as principais diferenças de cada um dos cartões, busque entender alguns aspectos que podem o auxiliar na escolha. Para facilitar, elencamos algumas características que julgamos ser fundamentais na escolha, confira:

Salário

Esse aspecto é importante de se analisar, pois se o seu salário cai no dia 5 de cada mês, o ideal é optar pelo cartão de crédito, uma vez que dessa forma, é menos improvável que você caia no cheque especial. Já se você é um trabalhador autônomo e recebe diariamente, é mais indicado que você opte pelo débito, já que pode ser que no dia do vencimento da fatura, você não tenha o valor necessário na sua conta.

Descontos

Dependendo do lugar em que você realiza a compra, é possível que se obtenha descontos pagando o valor à vista através do cartão de débito. Recomendamos, portanto, que sempre pesquise os melhores locais para comprar e compare essas condições.

Orçamento mensal

Como mencionamos no início deste artigo, o cartão de crédito é um dos maiores inimigos das famílias em endividamento e por isso, sempre é importante realizar o seu orçamento mensal. Se você já possui dívidas e está no vermelho, não opte pelo cartão de crédito, já que isso é mais um inimigo das famílias em inadimplência.

Afinal, qual das duas é a melhor opção? O crédito ou débito?

Você deve estar se perguntando isso, já que, ambas são atrativas do seu modo, porém possuem características próprias. Nesse caso, como mencionamos anteriormente, a melhor opção é aquela que entra em comum acordo com sua atual realidade.

Para isso é necessário que se faça um estudo das opções e avaliem a sua atual situação financeira. Se você se enquadra em algum dos aspectos mencionados, basta buscar abrir uma conta e utilizá-la com controle e responsabilidade. 

Quer conhecer algumas opções de cartão de crédito? Então, clique no botão abaixo e conheça!

Procurando cartão…