Já pensou em fazer portabilidade de crédito consignado, mas não sabe se vale a pena? Leia nosso artigo e confira se esta funcionalidade pode, ou não, ser vantajosa para você!

Publicidade
Crédito consignado: saiba quando é vantajoso fazer a portabilidade de crédito!

Você já ouviu falar sobre portabilidade de crédito consignado e empréstimo? Esta funcionalidade é permitida desde 2013 pelo Banco Central. 

Publicidade

Esta possibilidade foi aberta, justamente pelo fato dos clientes encontrarem, na maioria das vezes, opções com taxas muito altas e prazos difíceis de cumprir. 

Ou seja, com a portabilidade os clientes têm a possibilidade de transferir a sua dívida de uma instituição para outra, onde podem encontrar melhores condições de pagamento. Por conta disso, realizar uma pesquisa e encontrar uma boa opção no mercado pode ser uma saída bastante vantajosa. 

Portabilidade de crédito: O que é?

Crédito consignado: saiba quando é vantajoso fazer a portabilidade de crédito!

Antes de te dar algumas dicas sobre portabilidade, é importante entender melhor do que estamos falando. É importante ressaltar que a portabilidade de crédito é uma funcionalidade pensada para  quem quer trocar o valor da sua dívida, para assim conseguir reduzi-lo.

Muitas vezes, o valor da dívida estar alto é consequência de taxas muito altas e/ou prazos muito apertados, justamente por conta deste fato a portabilidade pode ser uma boa opção para os clientes, já que, através dela os clientes conseguem acessar condições de pagamento melhores.  

Além disso, é importante lembrar que a portabilidade de crédito pode ser feita de qualquer banco para qualquer outro banco, incluindo todos os digitais e todos os tradicionais atuantes no Brasil. 

Portabilidade de crédito na prática

A portabilidade de crédito, na prática, funciona de maneira mais simples do que você imagina. Na hora de fazer a portabilidade de um empréstimo ou financiamento, tudo o que você precisa fazer é calcular o valor da dívida para o banco que você assinou o contrato inicial.

Publicidade

Em seguida, você deve solicitar o crédito em um valor suficiente para a quitação da dívida, desta vez, em outra instituição.

Após a solicitação de crédito passar pela análise e ser aprovada, a instituição deve realizar o pagamento da dívida e assumir o recebimento das parcelas. 

Quando mudar de banco é uma vantagem?

Publicidade

Esta, possivelmente, é uma das maiores dúvidas dos clientes e é muito importante saber quando trocar de banco ou instituição financeira, é realmente uma vantagem para o cliente. 

Vale lembrar que qualquer pessoa que esteja pagando parcelas de um serviço de crédito, pode realizar a portabilidade de crédito. 

Falando, especificamente, do caso de crédito consignado, aqueles que são aposentados ou pensionistas do INSS, servidores municipais, estaduais ou federais e/ou militares podem se beneficiar deste serviço. 

No entanto, para que o benefício possua alguma garantia é requerido que a nova instituição financeira tenha algum convênio com a entidade da qual você recebe o seu salário.

Mas antes de solicitar este serviço, confira se você realmente terá vantagem com esta funcionalidade. 

Para isso você deve comparar o Custo Efetivo Total (CET) do atual plano de crédito e do plano desejado, além de fazer comparações entre os valores a serem pagos em ambas as instituições. 

Outro ponto, extremamente importante, é a análise e comparação das taxas de juros de cada uma das instituições. Além disso, o cliente deve avaliar todos os aspectos e calcular todas as taxas envolvidas no processo, para ter certeza se o processo de fato vale a pena. 

Quais as vantagens de fazer a portabilidade de crédito?

A principal vantagem da portabilidade de crédito, conforme dito ao longo do texto, é a redução do valor total a ser pago pelo cliente. 

Além disso, as condições de pagamento, que costumam ser um fator decisivo, podem se tornar mais vantajosas após a portabilidade. Entretanto, é de extrema importância que você análise os prós e contras antes de efetuar toda e qualquer mudança de instituição bancária.

Leia também: Saiba como ganhar dinheiro respondendo pesquisas

Share