Conheça os projetos tecnológicos que podem mudar o futuro do Pix nos próximos anos

Conheça os projetos tecnológicos que podem mudar o futuro do Pix nos próximos anos, lendo o texto abaixo!
Conheça os projetos tecnológicos que podem mudar o futuro do pix nos próximos anos

Conheça os projetos tecnológicos que podem mudar o futuro do Pix nos próximos anos 

O Pix tem mudado o modo como as pessoas realizam transações financeiras e, esta operação que tem dado o que falar entre os seus usuários pode sofrer algumas mudanças importantes. 

No resultado dos dez projetos selecionados no Laboratório de Inovações Financeiras e Tecnológicas (LIFT Lab) de 2021, a  Federação Nacional das Associações de Servidores do Banco Central (Fenasbac) anunciou um resumo dos projetos de inovação na área financeira, utilizando a tecnologia para contribuir positivamente com o Sistema Financeiro Nacional do ano de 2021. 

Publicidade

Ao todo foram 43 projetos inscritos, entre eles 11 foram selecionados e 10 chegaram à final. Os projetos selecionados para a final devem ser  divulgados de forma detalhada em março no LIFT Day realizado pela Fenasbac.

Importância dos projetos

Conheça os projetos tecnológicos que podem mudar o futuro do pix nos próximos anos

Estes projetos possuem enorme importância e demonstram os rumos da área financeira nos próximos anos. Segundo Rodrigoh Henriques, líder de inovações financeiras da Fenasbac e coordenador do LIFT Lab, “Essa é a primeira entrega para a sociedade, em que fica claro o potencial real de cada um dos projetos, o que foi discutido e o que os inovadores estão pensando sobre o mercado”. 

Entre todos os projetos finalistas, chama a atenção o fato de que dois projetos inovadores estarem voltados para o universo do Pix, bastante falado ultimamente pelos usuários. 

Dos projetos envolvendo o universo Pix, um protótipo de um sistema que converte as transações financeiras por moeda eletrônica ou Pix em créditos de tokens, o  RBDC, está em destaque. Este projeto, posto em prática  permitiria  que estas transações fossem realizadas tanto nacional quanto internacionalmente.

Foco principal

Além deste, um segundo projeto, que tem como foco um sistema de prevenção à lavagem de dinheiro no Pix, ganhou destaque. Neste projeto, foi desenvolvida uma ferramenta que funciona através de machine learning e algoritmos que permitem obter uma lista dos Pix suspeitos.

Para Rodrigoh Henriques, realizar o pagamento de sua fatura de forma instantânea, com segurança evitando possíveis ilegalidades, é a maior oportunidade que os usuários podem acessar, através do que foi levantado  por estes projetos. 

Projetos que conseguiram grande destaque

Além dos projetos medicinais, destaca-se entre os 10 finalistas um projeto chamado Agro Open Bank, que tem como ponto central um marketplace onde produtores rurais podem acessar diversos financiadores, o que facilitaria o acesso dos produtores rurais aos benefícios de crédito.

Um projeto de uma plataforma com um sistema de Gerenciamento de Finanças Pessoais, também ganhou destaque entre os finalistas. Nesta plataforma, seriam disponibilizados serviços em nuvem para as instituições financeiras por meio de APIs, capazes de conectar suas interfaces de interação com os clientes a fim de oferecer a eles serviços personalizados. 

Segundo o coordenador do LIFT Lab, todos os projetos participantes foram importantes para os avanços tecnológicos e garantia benefícios aos clientes e empresas que fazem parte do Sistema Financeiro Nacional.

Ele declara que  “O LIFT Lab permite que pessoas físicas ou jurídicas implementem projetos e soluções inovadoras que irão mudar para sempre o futuro do sistema no Brasil. Para nós é importante fazer parte desse processo”. 


Encerra em 13:00

Cartão que pode te liberar R$ 250,00 de limite.

Mais de 75256 pessoas já solicitaram o seu

* Sujeito à análise de crédito.

Procurando cartão…