Conheça as principais diferenças entre o cartão consignado e o cartão de crédito!

Muitas pessoas não sabem qual é a diferença de um cartão consignado para um cartão convencional, por isso preparamos esse texto para você!
Conheça as principais diferenças entre o cartão consignado e o cartão de crédito!

Com certeza você está familiarizado com os funcionamentos de um cartão de crédito, não é mesmo? Os cartões de crédito fazem parte da vida de grande parte dos brasileiros, por oferecerem possibilidades diferenciadas de pagamentos, possibilitando que as pessoas não precisem pagar o valor da compra no ato. 

Publicidade

Mas você sabia que existe um outro tipo de cartão, muito parecido com o cartão de crédito, mas que possui taxas de juros muito mais baixas do que as de cartões de crédito tradicionais? Esses cartões são chamados de cartões consignados. 

Você sabe o que é um cartão consignado, e quais os fatores que o diferenciam de um cartão de crédito tradicional? Continue lendo que iremos explicar para você tudo o que você precisa saber sobre esse tipo de cartão e sobre as diferenças presentes entre ele e um cartão de crédito. 

O que é um cartão consignado?

Conheça as principais diferenças entre o cartão consignado e o cartão de crédito!

O cartão consignado possui um funcionamento muito parecido com o de um cartão de crédito, por possibilitar que seus clientes realizem compras pagando à vista, isto é, pagando em 1 vez no cartão, ou dividindo o valor total em parcelas de mesmo valor. 

Quando você realiza um pagamento com o cartão consignado, assim como com o cartão de crédito, o valor pago é debitado do seu limite total, concedido à você pelo banco ou instituição emissora do seu cartão, e conforme você realiza o pagamento da sua fatura, o valor do seu limite é restabelecido. 

No entanto, o cartão consignado possui um diferencial, referente ao pagamento da sua fatura, que tem o valor mínimo a ser pago descontado diretamente da folha de pagamento ou de benefício do cliente. 

Deste modo, torna-se impossível que o cliente não realize o pagamento mínimo da sua fatura mensal, o que facilita para o cliente e também para o banco emissor do cartão. 

Publicidade

No entanto, não é permitido que o banco desconte mais do que 5% do valor do salário ou benefício do cliente. Portanto, caso o valor mínimo da fatura ultrapassar esse percentual, o valor máximo permitido é descontado automaticamente, mas o cliente deve realizar o pagamento do restante do valor, via boleto bancário. 

Além disso, só é descontado automaticamente o valor mínimo da sua fatura, então se o cliente quiser pagar o valor total, é necessário gerar um boleto de pagamento. 

Quem pode solicitar um cartão consignado?

Publicidade

O cartão consignado é uma excelente alternativa, para pessoas que são adeptas ao uso de cartão de crédito, no entanto, nem todo mundo pode solicitar esse tipo de cartão.

Cada cartão consignado possui suas próprias regras, mas no geral, ele só é disponibilizado para servidores públicos, aposentados e pensionistas do INSS, por ter o pagamento mínimo descontado diretamente da folha de pagamento ou da folha de benefício do cliente. 

No entanto, alguns cartões consignados também estão disponíveis para pessoas que trabalham com carteira assinada, tendo o valor mínimo descontado automaticamente do contracheque. 

Vale consultar o emissor de cada cartão consignado para ter acesso a maiores informações sobre ele, compreender para que públicos ele é destinado e para quem ele se encontra disponível. 

Quais as diferenças entre um cartão consignado e um cartão de crédito?

Agora que já explicamos o que é um cartão consignado, quais suas principais características e como ele funciona, chegou o momento de analisarmos as diferenças entre ele e um cartão de crédito. 

Forma de cobrança da fatura

Uma grande diferença entre um cartão de crédito e um cartão consignado é a maneira como a cobrança da fatura mensal é realizada. 

No caso do cartão consignado, a cobrança mínima da fatura mensal é realizada automaticamente, sendo descontada diretamente da folha de pagamento ou de benefício, enquanto o restante pode ser pago através de boleto bancário

Enquanto grande parte dos cartões de crédito tradicionais possuem uma forma de cobrança que é realizada através do envio da fatura mensal impressa ou da disponibilização da mesma em formato online para o cliente realizar o pagamento.

Taxa de juros

Como já dissemos acima, um cartão consignado trabalha com taxas de juros de valor muito inferior aos cobrados por cartões de crédito tradicionais. 

Os juros mensais cobrados por cartões de crédito tradicionais costumam variar entre 12% e 15%, enquanto os juros de cartões consignados recentemente caíram de 3% para 2,70%, durante o período de pandemia. 

Além disso, quando o valor mínimo da fatura fica acima dos 5%, que é permitido ser descontado automaticamente da folha de pagamento, benefício ou contracheque, o valor excedente é adicionado automaticamente na fatura do mês posterior com incidência de uma pequena taxa de juros. 

Enquanto isso, quando um cliente de cartão de crédito não consegue realizar o pagamento total da fatura, e paga somente o valor mínimo, ele passa a pagar juros de crédito rotativo, que podem chegar a mais de 300% ao ano. 

Quem pode solicitar

Como já falamos anteriormente, os cartões consignados não estão disponíveis para todos os públicos, no geral eles são destinados exclusivamente a aposentados e pensionistas do INSS. Alguns também estão disponíveis para servidores públicos e em alguns casos, para trabalhadores de carteira assinada. 

No caso de cartões de crédito, eles costumam ser disponibilizados para qualquer pessoa, física ou jurídica, desde que seja maior de idade, possua fonte de renda para comprovar e preencha os requisitos básicos solicitados por cada cartão, como por exemplo, alguns cartões exigem um valor mínimo de renda mensal para ser possível solicitá-lo. 

Disponibilidade para negativados

Pelo fato de ter a cobrança mínima realizada diretamente na folha de pagamento, os cartões consignados costumam estar disponíveis também para pessoas negativadas ou de score baixo. 

Enquanto os cartões de crédito realizam análises detalhadas de crédito, e não costumam aceitar as solicitações de pessoas com nome no SPC ou Serasa, por apresentarem risco de prejuízo ao banco ou instituição emissora do cartão. 

Prazo de pagamento

Outra grande diferença entre um cartão consignado e um cartão de crédito é sobre a disponibilidade de parcelamento de fatura. Enquanto um cartão de crédito costuma oferecer até 48 meses para pagar, o cartão consignado costuma oferecer a possibilidade de parcelar em até 84 vezes. 

Existem várias possibilidades de cartão consignado no mercado financeiro, uma delas é o cartão BMG, para saber mais sobre ele, clique no botão abaixo.

Procurando cartão…