loader image
Pesquisar
Close this search box.

Conheça 7 investimentos sem Imposto de Renda e saiba quando eles valem a pena 

Conheça 7 investimentos sem Imposto de Renda e saiba quando eles valem a pena , lendo o texto a seguir!

Muitos investimentos que estão livres de imposto de renda podem ser atrativos, isto porque  muitas pessoas tentam a todo custo fugir da tributação e estes investimentos podem ser uma ótima maneira de fazer isso. 

No entanto, a ausência de impostos não necessariamente significa que estes investimentos serão mais vantajosos que aqueles que realizam cobrança de  IR, como os CDBs e o Tesouro Direto, mas ainda assim este pode ser um fator a ser considerado na hora de escolher os seus investimentos. 

Agora nós vamos te mostrar alguns dos principais investimentos livres do Impostos de Renda, veja: 

LCI (Letra de Crédito Imobiliário)

impostoderenda

A primeira alternativa é o LCI, Crédito Imobiliário, um título de investimento em renda fixa que é emitido pelos bancos.

De modo geral, você empresta dinheiro para o banco financiar projetos do setor imobiliário, este é um investimento livre da tributação.  Em relação a remuneração, neste investimento, ela é prefixada, ou seja, você já sabe o rendimento quando faz a aplicação, ou pós-fixada que está atrelada a um indicador do mercado como CDI e IPCA ou ainda pode ser  híbrida.

LCA (Letra de Crédito do Agronegócio)

Você pode ainda optar pelo LCA,  Letra de Crédito do Agronegócio, que representa um título de renda fixa, emitido pelos bancos. 

As regras são semelhantes a do exemplo anterior, e esta também é uma alternativa de investimento livre de imposto de renda. 

CRI (Certificado de Recebível Imobiliário)

O CRI é uma terceira opção para quem está procurando investimentos sem tributação. Esta alternativa é utilizada como instrumento de captação de recursos que vão financiar transações do mercado imobiliário. 

Este investimento é feito em renda fixa, livre do IR, o que significa que a rentabilidade será igual ao valor líquido de retorno do seu investimento. 

CRA (Certificado de Recebível do Agronegócio)

O CRA, Certificado de Recebível do Agronegócio, pode também ser uma boa opção para quem está procurando um investimento sem cobrança de IR. 

Este investimento tem um funcionamento parecido com o do CRI, mas está mais focado para o mercado do agronegócio.

Debêntures incentivadas

Para quem quer um investimento de renda fixa, as  debêntures incentivadas, usadas para captação de recursos para as empresas da área de obras de infraestrutura, podem ser uma boa opção. 

Esse investimento funciona da seguinte forma, é como se você estivesse emprestando dinheiro para empresas do setor privado e, passado determinado tempo, este valor é devolvido com correção, sendo este o lucro. 

Poupança

A boa e velha poupança ainda pode ser uma boa opção de investimento sem imposto de renda. No entanto, o investimento da poupança não é tão atrativo quanto o dos exemplos mostrados anteriormente. 

Mas em alguns casos manter o dinheiro guardado rendendo um pouco pode ser vantajoso, principalmente para quem está querendo evitar os impostos de renda, visto que este é um investimento não tratado. 

Dividendos de ações de FIIs (Fundos de Investimento Imobiliário)

Por último há a opção de investir nos FIIs, que  funcionam como outros fundos de investimentos onde há um grupo de pessoas interessadas em investir que compram cotas do fundo. 

A modalidade é de investimento coletivo, mas está livre do Imposto de Renda e pode conseguir um bom lucro neste caso. 

Investimentos sem Imposto de Renda: quando vale a pena escolher?

Mas, afinal, será que estes investimentos valem a pena? É importante lembrar que quando o imposto não é cobrado, mas os rendimentos são muito baixos, pode ser mais vantajoso investir em opções onde há tributação, mas há também rentabilidade. 

Em suma, para decidir é preciso fazer as contas e entender qual investimento te trará mais vantagens.