Confira 7 dicas para manter o crédito saudável em 2022

Confira 7 dicas para manter o crédito saudável em 2022 lendo nosso abaixo!
Confira 7 dicas para manter o crédito saudável em 2022

Diversas pessoas acabaram enfrentando problemas financeiros durante a pandemia, nos anos de 2020 e de 2021, seja por demissões ou por outros motivos. Mas como não deixar a mesma situação se repetir no ano de 2022?

Por conta disso, separamos 7 dicas que são extremamente importantes para que você não tenha problemas em 2022 e consiga manter um crédito saudável e, principalmente, consciente. Vem conferir as nossas dicas!

Confira 7 dicas para manter o crédito saudável em 2022

1- Isso é realmente necessário?

Comece se perguntando se a compra que você deseja realizar naquele momento é realmente necessária e se fará uma diferença significativa na sua vida. Se ela for apenas para preencher um vazio emocional, gaste esse dinheiro com uma terapia, isso vai lhe poupar muito no futuro.

Publicidade

2- Entenda as modalidades de crédito oferecidas

Quando estamos falando de crédito, não falamos apenas de cartões, mas também dos empréstimos oferecidos pelas instituições. Você deve entender as modalidades, como por exemplo: o crédito consignado.

Uma opção que conta com taxas de juros mais baixas e é voltado para trabalhadores formais, enquanto o cheque especial deve ser a última opção por conta das suas taxas de juros abusivas.

3- Pesquise e compare

Essa situação não vale apenas para as suas compras, mas também para quando você está buscando créditos. Atualmente, existem até mesmo alguns sites que oferecem um comparativo completo entre dois tipos de crédito e podem ser a opção mais rápida para quem não quer ficar tanto tempo pesquisando.

4- Pense no seu futuro agora mesmo

Quando você estiver realizando uma compra com um valor mais alto, é importante levar em consideração o tempo de parcelamento e fazer o questionamento: futuramente eu terei o dinheiro necessário para arcar com estas parcelas? 

Ter o dinheiro no momento não garante que você o tenha futuramente, por isso ter uma reserva de emergência para estes casos pode ser uma boa opção.

5- Tome cuidado com os gatilhos

Ao falarmos de gatilhos no momento das compras, é importante, principalmente, tomar cuidado com gatilhos de escassez, como por exemplo: “esse valor está disponível apenas hoje” ou “restam apenas 10 unidades, por tempo limitado”. 

Esse tipo de frase acaba despertando um sentimento de urgência, fazendo com que as pessoas gastem mesmo sem a necessidade daquilo no momento.

6- Mantenha as suas metas sempre claras

Comprar muito e em pouco tempo pode trazer uma alegria momentânea, mas é importante levar em consideração as metas e sonhos que você traçou à longo prazo e que, por conta de situações impulsivas, podem acabar não se realizando e trazendo ainda mais frustração.

7- Saiba a diferença

Tem uma coisa muito importante que diversas pessoas esquecem: crédito é diferente de ter renda. O crédito é um empréstimo oferecido pelo banco, mais cedo ou mais tarde, ele precisará ser pago e, se não for pago em dia, ainda irá cobrar juros.

Esperamos que as dicas passadas neste texto tenham sido úteis para que você consiga manter um crédito saudável e sem problemas no ano de 2022. Aproveite o melhor que as instituições financeiras são capazes de oferecer.


Encerra em 13:00

Cartão que pode te liberar R$ 250,00 de limite.

Mais de 75256 pessoas já solicitaram o seu

* Sujeito à análise de crédito.

Procurando cartão…