loader image
Pesquisar
Close this search box.

Confira 7 dicas para evitar dívidas do cartão de crédito e escapar do SPC

Leia o nosso texto abaixo e confira 7 dicas para evitar dívidas do cartão de crédito e escapar do SPC!

Muitos brasileiros enfrentam dívidas e, para evitá-las, saber como administrar seus gastos, especialmente do cartão de crédito, pode ser a solução.

Mas, nem sempre é fácil manter as contas em dia e administrar os gastos de uma forma saudável. Para te ajudar nesta tarefa separamos 7 dicas, confira: 

7 dicas para evitar as dívidas do cartão de crédito

7 dicas para nao estourar o limite do cartao e escapar do SPC

Siga as seguintes dicas para evitar dívidas no cartão de crédito: 

1. Planeje-se 

Planejar-se pode ser uma das dicas mais importantes para quem quer evitar dívidas no cartão de crédito. 

Para evitar gastar mais do que você possui, é importante que você saiba exatamente quanto você pode gastar, faça projeções e planejamentos sobre os valores gastos.

Além disso, evite adquirir empréstimos ou cartões de crédito apenas por estarem disponíveis, já que isso pode dificultar o seu planejamento. 

2. Anote todos os seus gastos

Para planejar-se financeiramente você precisa saber no que está gastando o seu dinheiro. Para isso, você deve adquirir o hábito de anotar todos os seus gastos, por mais baixos que sejam. 

Agindo dessa forma, você terá uma noção do valor da sua fatura e pode evitar as surpresas desagradáveis ao final do mês. Além disso, anotar os seus gastos pode te ajudar a ter maior consciência dos mesmos.

3. Centralize seus gastos

Existem muitas opções de cartão de crédito no mercado, mas o ideal é que você escolha um único cartão e centralize os seus gastos nele. 

Isso porque, ter muitos cartões de crédito pode tornar a administração dos seus gastos mensais mais difícil, já que uma quantidade alta de cartões de crédito pode te dar um limite mais alto do que o necessário, o que pode ser perigoso. 

4. Fique atento aos limites 

Muitas pessoas acabam recebendo limites altos nos cartões de crédito, mas isso nem sempre é algo bom, já que o limite mais alto pode deixar mais fácil a perda de controle dos gastos por parte dos clientes. 

Portanto, atente-se não apenas ao limite dado pela instituição financeira, mas também a sua renda mensal e procure não realizar compras que extrapolam essa renda, impondo um limite mensal de gastos. 

5. Atente-se a taxa de anuidade 

Podem ser encontradas muitas opções de cartões de crédito livres de anuidade no mercado. Mas, caso você utilize um cartão de crédito que cobra esta taxa, pode procurar a empresa e negociar o valor da tarifa, algo importante para quem quer economizar. 

6. Pague a fatura no valor máximo 

Muitas pessoas acabam realizando o pagamento mínimo do valor da fatura, seja por falta de planejamento ou outra situação. 

Todavia, é importante que você evite pagar o valor mínimo e busque sempre pagar o valor integral, já que a dívida pode acabar se acumulando e se tornando cada vez mais extensa.

7. Evite acumular parcelas

Se você costuma usar seu cartão de crédito para compras parceladas, é importante que você se atente para as parcelas e evite acumular muitas, pois isso pode deixar a sua fatura mais alta.