Confira 3 motivos para fazer uma reserva de emergência 

Confira 3 motivos para fazer uma reserva de emergência, lendo o texto abaixo!

Sabemos que todos estamos vulneráveis aos imprevistos financeiros e nem sempre é possível evitá-los, portanto é importante criar estratégias de enfrentamento a estas situações. 

Para te ajudar em momentos de emergência, uma reserva financeira pode ser a melhor saída. A seguir te daremos três motivos para fazer uma reserva de emergência, confira: 

O que é uma reserva de emergência?

ReservaEmergencial ilustra

Antes de falarmos sobre os motivos para fazer uma reserva de emergência, é importante entender melhor do que estamos falando. 

Publicidade

De modo geral, podemos definir a reserva de emergência como um dinheiro guardado por segurança, que será usado para momentos de dificuldade e emergência, de fato. 

O dinheiro da sua reserva de emergência não possui um estilo definido, nem uma determinação de quando ele será usado, dessa forma, ele precisa estar disponível para ser usado a qualquer momento. 

A seguir te daremos algumas razões para fazer a sua reserva de emergência, veja:  

1 – Você terá uma salvação financeira 

A principal razão para se ter uma reserva de emergência está no fato de que este dinheiro poderá ser uma salvação financeira para quem enfrenta um imprevisto. 

Sabemos que imprevistos podem acontecer e que também é bastante difícil evitá-los, nesses momentos ter uma forma de resolver o problema sem recorrer a linhas de crédito pode ser muito importante. 

Para saber se você deve fazer uma reserva financeira, responda ao seguinte questionamento: Se você tivesse um imprevisto hoje, teria como resolver ou precisaria recorrer a serviços de crédito? 

Caso a resposta seja que você precisaria solicitar um empréstimo ou usar seu cartão de crédito, talvez fazer uma reserva de emergência seja uma boa alternativa. 

2 –  Você pode evitar dívidas 

Caso você não tenha uma reserva financeira e tenha um imprevisto, como o conserto do seu carro ou um problema médico, por exemplo, provavelmente, terá que recorrer a um empréstimo ou ao cartão de crédito. 

Esta pode ser uma saída para o problema no momento, mas lembre-se que estes serviços possuem taxas e podem gerar enormes dívidas no futuro. 

Caso você tenha uma reserva de emergência não precisará recorrer a estes serviços, podendo resolver tudo com o dinheiro que já possui. 


Encerra em 13:00

Cartão que pode te liberar R$ 250,00 de limite.

Mais de 75256 pessoas já solicitaram o seu

* Sujeito à análise de crédito.

3 –  Você poderá fazer as suas escolhas 

Quando você possui uma determinada quantia reservada para emergências, pode fazer escolhas de forma mais tranquila e também conseguir usufruir das melhores opções. 

Isso porque você não estará vulnerável em momentos de dificuldade e não precisará agir por desespero. 

Quem possui uma reserva financeira pode ter mais tranquilidade na hora de analisar proposta de emprego, por exemplo, e consegue tomar uma decisão final com mais segurança. 

Isso significa que ter uma reserva financeira pode oferecer muitas vantagens, para além da cobertura de imprevistos. 

Quanto devo guardar para a reserva de emergência?

O valor da sua reserva de emergência pode variar muito de acordo com a sua situação financeira. No início, o mais importante é reservar alguma quantia para esta finalidade. 

Mas, para conseguir um valor consistente, os especialistas orientam que seja feito um cálculo de todos os seus gastos, e que a mesma consiga cobrir todas as suas necessidades de 4 a 6 meses. 

Procurando cartão…