Como cancelar empréstimo consignado do INSS?

Descubra como cancelar empréstimo consignado do INSS, lendo o nosso texto a seguir!

Encontrar bons serviços, atualmente, pode ser uma tarefa um pouco complicada, afinal, é necessário analisar taxas de juros e diversas possibilidades entre as dezenas de instituições financeiras que temos disponíveis, ademais, nem todas são transparentes desde o princípio.

Um dos serviços mais procurados pelos brasileiros são os empréstimos, entre eles é possível realizar a contratação do empréstimo consignado do INSS e, em caso de arrependimento da contratação, ainda existe a possibilidade de cancelamento. Dessa forma, saiba como realizar o cancelamento do seu contrato, caso deseje!

Como cancelar o empréstimo consignado do INSS?

Como criar um cadastro no Meu INSS

Os empréstimos podem ser utilizados para as mais diversas finalidades e dependerá apenas do que você está precisando para direcionar o dinheiro. Contudo, você ainda tem direito de se arrepender da contratação e, em alguns casos, ainda dá tempo de cancelar o serviço, principalmente se for o empréstimo consignado.

Publicidade

Para quem deseja realizar o cancelamento do empréstimo consignado, é possível fazer isso em até 7 dias após o período de contratação, que é o tempo estipulado por lei para que o consumidor se arrependa de alguma contratação ou produto adquirido.

Para que você consiga realizar o cancelamento do empréstimo consignado do INSS, é preciso entrar em contato ou ir até uma das agências da instituição financeira em que você realizou a contratação do seu empréstimo e pedir o cancelamento, desde que esteja dentro do prazo estipulado.

É importante ressaltar que, desde que você esteja correto, a instituição financeira ou empresa não pode se negar a conceder o cancelamento do seu contrato; em caso de a empresa não concordar com o cancelamento, você pode entrar com medida judicial que implicará em medidas administrativas e financeiras para a instituição.

O pedido de cancelamento do serviço vale para qualquer tipo de contratação, seja ela presencial ou não, e o tempo começa a contar a partir do dia que o dinheiro caiu na sua conta. Após o cancelamento, o dinheiro deverá ser devolvido integralmente para a instituição de origem.

Passo a passo para solicitar o cancelamento do empréstimo consignado do INSS

  • A primeira coisa que você deverá fazer é analisar se ainda está dentro do prazo de 7 dias estabelecido pelas instituições financeiras. Em caso afirmativo, basta entrar em contato através dos canais de atendimento ou ir até à agência onde você fez a contratação;
  •  A instituição financeira, ao verificar a sua solicitação, encaminhará um formulário para o preenchimento de todos os seus dados pessoais, além das informações acerca de certos tributos que podem ser cobrados por conta do cancelamento de contrato;
  • Depois de recebidas todas as informações por parte da instituição financeira, basta realizar a devolução integral do valor do empréstimo em até um dia útil;
  • A instituição financeira fica responsável por realizar a desaverbação do contrato junto ao INSS entre 3 e 6 dias úteis;
  • Após a desaverbação, o contrato será retirado do extrato do consignado e o valor consignável de crédito será restabelecido, caso você tenha interesse em contratar empréstimos futuramente, com outras condições de juros ou para outros fins. 

Procurando cartão…